Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA E DESIGN

Decoração de casa: dicas para ajudar a aliviar o estresse e ansiedade

11 junho 2021 - 09h25Por Lugar Certo

A correria do dia a dia, o trabalho, os afazeres domésticos e os estudos, podem ser elementos que causam estresse e ansiedade deixando muita gente de baixo astral. Desde o último ano, com a chegada da pandemia do novo coronavírus e as mudanças geradas por isso, a rotina de milhões de pessoas mudou. Trabalhar, estudar e até se exercitar de casa já faz parte da nossa rotina e isso pode trazer a sensação de que estamos presos. 
 
Mas você já parou para pensar que mudar ou acrescentar elementos à decoração da sua casa pode te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade da rotina?
 
Se você quiser algumas dicas para repaginar a sua casa e desestressar, continue lendo este artigo.
 
Invista em uma decoração mais aconchegante e alegre
 
Agora, mais do que nunca, deixar nossa casa aconchegante e com a nossa cara faz toda a diferença. Já reparou em como uma mudança no ambiente traz um novo ânimo e alegria? Então, que tal aproveitar o tempo em casa para investir numa decoração mais aconchegante e alegre? 
 
1. Invista em plantas

É comprovado o benefício do cultivo de plantas quando se trata de aliviar o estresse e a ansiedade. Cultivar plantas ou uma pequena horta em casa pode ser terapêutico. Escolha plantas, temperos e flores que alegram e colorem o ambiente, pois além de ajudar a relaxar, decoram a casa.

2. Utilize aromatizadores para decorar 

Os cheiros têm poder de remeter a bons momentos, mas também podem aliviar o estresse e a ansiedade. Escolha aromatizadores bonitos e que componham o ambiente e aromas refrescantes, aconchegantes ou tranquilizantes. Uma boa dica é variar os cheiros de acordo com o ambiente, por exemplo: lavanda ou rosas na sala, para relaxar, e canela no escritório para ativar a concentração.
 
3. Aposte em objetos curvilíneos 

Os objetos curvilíneos e arredondados trazem sensação de “lar”, bem-estar e amabilidade para a decoração da casa. Objetos lineares e retos dão sensação de frieza, por isso fuja deles ou pelo menos use em menor quantidade.
 
4. Não encha estantes e prateleiras 

Mesmo quando estão arrumados, os livros em grande quantidade ou muitos objetos, acumulam poeira e trazem a sensação de bagunça. Isso aumenta a produção do hormônio do estresse, o cortisol, o que não é bom para quem deseja aliviar o estresse e a ansiedade. 
 
Portanto, deixe alguns espaços vazios na sua estante ou nas prateleiras, já que enquanto alivia seu estresse, colabora para uma decoração com menos poluição visual.
 
5. Não acumule objetos

Essa dica é parecida com a anterior. Muitos objetos, por mais bonitos que sejam, acumulam poeira e causam estresse. Em dias agitados e estressantes, o ideal é ter um ambiente mais clean para relaxar.
 
6. Tenha muitas almofadas

As almofadas têm o poder de trazer a sensação de relaxamento e aconchego à decoração. Além de proporcionar um bom lugar para descansar, a ideia é espalhar almofadas dos mais diferentes tamanhos por vários cômodos. Abuse dos travesseiros na sua cama, use almofadas de texturas e cores diferentes na sala e não se esqueça do cantinho da leitura e da varanda. Todos os ambientes podem receber almofadas. 

7. Cuidado com as estampas

Cores e estampas são essenciais para trazer alegria e descontração à decoração do ambiente. Porém, muitas cores e estampas podem gerar cansaço visual e aumentar o estresse e a ansiedade. Por isso, nossa dica é: escolha uma ou duas cores e faça o mesmo com as estampas, assim você aproveita a alegria das cores na medida certa.

8. Preste atenção às cores 

Estudos apontam que as cores afetam diretamente nosso humor, por isso, preste atenção às suas escolhas. As cores frias, como o azul e o cinza, transmitem sensação de calma e relaxamento, já as cores quentes, como o vermelho e o laranja, estimulam o sistema nervoso e não ajudam a aliviar o estresse. Pinte as paredes, mas também aposte nas cores nos objetos da decoração, coloque cores nos tapetes e mantas, ou então, no sofá ou poltrona. 
 
Como podemos perceber, nossa casa tem muita influência no nosso humor e saúde mental. Aproveite o tempo extra para reorganizar e decorar sua casa de forma que seja prazeroso passar mais tempo nela. 
 
Gostou das dicas?

No Lugar Certo, você encontra diversas dicas sobre casa, decoração, organização e muito mais. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Justiça argentina começa interrogatórios sobre morte de Maradona
Entidades acusam governo federal de perseguir pesquisadores
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Entidades acusam governo federal de perseguir pesquisadores
CAPITAL
Mulher é acusada de agredir e xingar policiais em bairro de Campo Grande
FUTEBOL
Copa América: seleção chega ao Rio de Janeiro para jogo contra Peru
Especialistas criticam ausência de programação de combate ao racismo na EBC
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Especialistas criticam ausência de programação de combate ao racismo na EBC
INTERNET
Pesquisa aponta inacessibilidade de sites culturais
LEGISLATIVO
Câmara aprova isenção de impostos para beneficiários do "Casa Verde Amarela"
IMUNIZAÇÃO
Covid-19: 82% dos indígenas receberam 1ª dose, diz Ministério da Saúde
COVID-19
Estado acolhe flexibilização de medidas em Dourados, mas mantém bandeira "cinza"
ESPORTES
Ministério da Saúde confirma 41 casos de covid-19 na Copa América

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463