Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
ARQUITETURA & DESIGN

Confira as 5 principais características da Arquitetura Contemporânea

19 maio 2020 - 06h00Por Arquiteto Leandro Amaral

1. Minimalismo

Já dizia Mies van der Rohe, “menos é mais”, e é exatamente disso que se trata este ponto. Além de prezar a funcionalidade, a arquitetura contemporânea também privilegia o minimalismo.

Os projetos são concebidos com a ideia livre de excessos, utilizando a iluminação natural, com destaque para as grandes janelas e clarabóias. Com espaços simples e uso de formas geométricas.

O estilo minimalista prestigia a conexão entre os espaços, dando destaque e sofisticação aos ambientes, as 7 características que se destacam são:

Iluminação natural;
Simplicidade dos espaços;
Estruturas limpas;
Pouca ornamentação;
Formas geométricas simples;
Uso de materiais para dar personalidade e gerar interesse visual;
O conceito de “less is more”.

2. Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade surgiu para promover a harmonia entre a construção e a natureza. Esta é uma das características mais valorizadas na arquitetura contemporânea.

Fazendo de uso de materiais naturais e sustentáveis, como  pisos de bambu, bancas de granito e telhados vivos, da utilização de materiais recicláveis e não tóxicos como pisos feitos com materiais cuja fabricação não é agressiva ao meio-ambiente e tintas menos tóxicas.

Este estilo conta com o uso de elementos como o vidro, que faz essa interação dos ambientes externos com os internos. A exuberância no paisagismo também é uma característica forte aqui.

3. Tecnologia

A tecnologia evoluiu em todas as áreas e foi sendo inserida no nosso dia a dia ao ponto de se tornar indispensável. Na arquitetura não seria diferente. Hoje, os arquitetos utilizam da tecnologia em todo o processo construtivo, seja para o desenvolvimento, seja incorporando tecnologias ao projeto.

Existem programas específicos para a elaboração de projetos, que são usados por todos os profissionais pois ajudam na economia e flexibilidade do trabalho. Os principais programas são:

SketchUp
O SketchUp funciona de forma bem mais intuitiva do que os outros softwares presentes no mercado hoje. É um software bem claro e simplificado, com ferramentas bem definidas e desenvolvidas. Possibilita a fácil elaboração de diferentes formas e volumes.

Além do projeto arquitetônico, o programa também permite a modelagem de topografias mais complexas. A implantação por sua vez pode ser repensada e alterada de forma prática.

AutoCad
O Autocad te permite fazer tanto desenhos 2D quanto 3D. Comumente usado para desenhos técnicos, é possível fazer modelagem 3D e ainda facilita a comunicação entre profissionais trabalhando no mesmo projeto.

Revit
Veja também:  Como é a Vida do Estudante de Arquitetura: 9 Tópicos
O Revit faz parte de uma tecnologia que está em ascendência, o BIM (Building Information Modeling), em português Modelagem de Informações de Construção. Este é um programa que teve suas funções desenvolvidas pensando nos profissionais de arquitetura. Nele também é possível compartilhar o acesso, assim qualquer colaborador pode entrar e editar o modelo.

V-Ray
O V-Ray é um plugin, ou seja ele é usado como uma extensão em programas de modelagem 3D como o SketchUp, 3DSMax e outros. Uma vez instalado ele possibilita a criação de imagens com acabamento foto-realístico. Em possibilidade de variações o V-Ray tem uma amplitude maior.

Lumion
O Lumion é um software desenvolvido para renderização, ou seja, ele transforma a modelagem em uma imagem foto-realista.Sendo uma ferramenta de renderização multifuncional o Lumion da vida instantânea ao seu projeto com paisagens realistas e contexto urbano, efeitos incríveis e milhares de objetos e materiais da biblioteca de conteúdo.

Entretanto, é importante destacar que a tecnologia não substitui o talento e o conhecimento do arquiteto. Ela deve ser apenas uma ferramenta auxiliar para desenvolvermos nossas idéias.

4. Elementos de alto padrão

Quem vê simplicidade como um característica pode pensar que a arquitetura contemporânea não tem preocupação com nada e pode ser feita de qualquer forma, mas não é bem assim.

Apesar de fomentar a simplicidade e o minimalismo, os elementos utilizados devem ser de alta qualidade. Utilizar elementos de qualidade para compor seus espaços é o que valoriza a beleza e promove um maior conforto.

Todos os elementos que decoram o ambiente, desde móveis à louças, devem seguir o ideal minimalista.

5. Contraste

A arquitetura contemporânea é muitas vezes descrita como um “caos controlado”. Saindo do pós-modernismo, marcado por desenhos mais lineares, a arquitetura contemporânea decidiu valorizar as formas distorcidas e fragmentadas, sendo caracterizada por muitos como agressiva, futurista e impactante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AJUDA DE 600 REAIS
2,7 milhões podem sacar hoje mais uma parcela do auxílio emergencial
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Prático, o wrap, sanduíche enrolado do Mr. Fit oferece diversas opções como integrais sem glúten e até mesmo veganas!
INFORME PUBLICITÁRIO
Parceria entre as borrachas Vipal e Ruzi garante a qualidade dos serviços na União Pneus
SORTE
Aposta feita pela internet leva prêmio de R$ 45 milhões da Mega-Sena
ARQUITETURA & DESING
Projetos Corporativos, a importância das Fachadas
INFORME PUBLICITÁRIO
Vestibular Online Faculdade Anhanguera de Dourados
SOLIDARIEDADE
TJ/MS inicia a Campanha do Agasalho 2020 em 27 municípios do Estado
BRASIL
Petrobras reajusta em 5% o preço do gás de cozinha
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus e bate novo recorde
PEDRO JUAN
Polícia encontra caminhonete de idoso desaparecido na fronteira

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados