Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA & DESING

Como plantar rosa-do-deserto e ter um jardim lindo

21 setembro 2021 - 13h00Por Portal MSN

Você já ouviu falar em rosa-do-deserto? A planta – uma espécie de suculenta – está virando a queridinha dos lares e substituindo até a famosa orquídea.

A rosa-do-deserto é natural da África e de vários países da Península Arábica. Algumas possuem cores incomuns para uma planta – como o preto –, caules esculturais, e podem chegar a até 4 metros de altura!

Porém, por ter um crescimento lento e cores vibrantes, pode não agradar a todos os gostos e bolsos. Uma unidade pode chegar a custar mais de mil reais! Mas que tal aprender como plantar rosa-do-deserto no seu jardim e economizar um bom dinheiro? Gostou da ideia? Então siga lendo a matéria para saber mais.

Qual a melhor época do ano para plantar a rosa-do-deserto?
Como diz o nome, esse tipo de planta é favorável a se desenvolver no clima desértico ­– típico das suculentas. Portanto, elas apreciam climas quentes e ensolarados, com menos chuva e bastante vento.

O ideal é deixá-la ao menos 6h por dia no sol. Dessa forma, se garante uma floração mais intensa; mas é possível variar de 4h a 6h. Caso o clima da região tenha menos sol, é recomendável deixar a planta o máximo de tempo possível exposta e regar menos água, para evitar o apodrecimento do caule.

Caso o clima seja frio, também existem técnicas específicas para a rosa-do-deserto se desenvolver saudável, como a poda drástica e um adubo rico em potássio, cálcio  e fósforo.

Qual o melhor tipo de terra para rosa-do-deserto?

Por ser um tipo de suculenta que vive no deserto, ela concentra muita água em seu bulbo. Assim, o adubo precisa ter uma ótima drenagem, para não acumular água. Esse tipo de planta não se adapta em solos úmidos. O solo perfeito para a planta rosa-do-deserto é uma mistura de areia com húmus de minhoca.

Como preparar a terra para receber a muda?

(Imagem: undefined undefined/iStock)

Muitas pessoas querem saber como plantar a semente da rosa-do-deserto. O processo demanda cuidados, mas é mais simples do que a maioria pensa. Já existem algumas floriculturas com misturas de adubo específicas para a suculenta, mas caso queira fazer em casa, o ideal é utilizar materiais que oferecem boa drenagem, como areia, casca e turfas. Uma dica é adicionar carvão vegetal, pois é barato e oferece uma ótima durabilidade.

Disponha as sementes deitadas e com uma distância de 10cm entre elas. Coloque uma camada de substrato orgânico peneirado por cima e borrife água. Deixe escorrer o excesso. Cubra o vaso com plástico filme e mantenha o vaso em um local arejado com bastante sol.

Após 10 dias, as flores começam a aparecer e é possível migrar para vasos menores e individuais. Não esqueça de deixar a rosa-do-deserto continuar pegando bastante sol.

Como escolher o vaso ideal?

Escolha um vaso de plástico que possua uma boa drenagem de água. O ideal é forrar o fundo com pedras e um tecido tipo TNT para as raízes não saírem do vaso.

Como estimular o crescimento da planta?

É muito importante, na hora de fazer podas ou replantio de rosa-do-deserto, utilizar luvas, pois a planta possui uma seiva extremamente tóxica. Não tenha medo de fazer podas para estimular o crescimento, pois são essenciais para dar forma à planta, mas não utilize como recurso para induzir o florescimento. Use como último recurso.

É possível usar a mesma técnica do bonsai periodicamente. Ou seja, replantar, cortar as raízes e brotações superiores para evitar fungos.

Para quem não quer ter muito trabalho, o ideal é adquirir pequenas mudas de caules bem formados e deixá-las crescerem naturalmente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após perseguição, homem é preso por contrabando de cigarros
MS-164
Após perseguição, homem é preso por contrabando de cigarros
PROJETO
Pecuaristas conhecem programa de carne sustentável e orgânica do Pantanal
As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
ARQUITETURA E DESIGN
As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
VICENTINA
Após denúncias, dois são presos por perturbação do sossego
Viatura atinge motociclista e homem vai parar no hospital
DOURADOS
Viatura atinge motociclista e homem vai parar no hospital
MARACAJU
Veículo danificado em rodovia é apreendido com mais de meia tonelada de drogas
VEÍCULOS MS
"Veículos MS" é caderno exclusivo do Dourados News para empresários conquistarem o público
ECONOMIA
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
PANDEMIA
Média móvel de casos Covid apresenta nova queda em Dourados
COMER BEM
Aprenda esse delicioso bolo de chocolate sem farinha

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde