Menu
Busca quinta, 29 de julho de 2021
(67) 99257-3397
ARQUITETURA & DESING

Como instalar ventilador de teto: dicas importantes e um passo a passo simples

17 junho 2021 - 06h00Por Decorfacil

Os ventiladores de teto são opções excelentes para lidar com os dias mais quentes do ano. Mais econômicos do que os aparelhos de ar-condicionado e mais eficientes e silenciosos do que os outros modelos de ventiladores, ter um ventilador de teto no ambiente o torna mais fresco e agradável. Neste post, trouxemos dicas e um passo a passo de como instalar ventilador de teto. Não perca! 

Perfeitos para dias quentes, os ventiladores de teto contam, também, com a função de exaustor e funcionam como uma excelente forma de refrescar e circular mais o ar dos ambientes. 

Com o aumento da popularidade dos ventiladores de teto, muitas pessoas se aventuram a fazer a instalação sem contar com a ajuda de um profissional. O processo não tem muitos segredos, mas é necessário que você saiba como instalar ventilador de teto do jeito certo para garantir a segurança de todos e o bom funcionamento do equipamento.

Siga a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre como instalar ventilador de teto!

Como instalar ventilador de teto: cuidados iniciais 

Para fazer a instalação de qualquer equipamento em sua casa; escritório; comércio ou em algum outro local, é preciso que você siga as instruções do fabricante. Existe uma série de modelos e tipos de ventiladores de teto no mercado e cada um deles pode ter especificidades no passo a passo de instalação.

Portanto, é fundamental que você escolha o modelo de ventilador de teto que mais se adequa ao ambiente e que leia as instruções fornecidas pelo fabricante antes de começar a fazer a instalação propriamente dita.

O local de instalação do ventilador de teto deve ter altura mínima de 2,3 metros e a estrutura do teto deve suportar, ao menos, 25kg. Para a fixação de ventiladores em tetos de madeira ou de gesso, você deve tomar alguns cuidados especiais, pois precisa garantir que a estrutura irá suportar o peso do aparelho. Existem suportes auxiliares e peças idealizadas para este tipo de instalação, portanto se o seu teto é de algum desses materiais, fique atento a este detalhe!

Materiais necessários

Após fazer a leitura do manual de instruções e definir o lugar de fixação do ventilador, separe os materiais necessários para começar. De forma geral, para instalar um ventilador de teto em casa você precisará de:

  • Ventilador de teto;
  • Fios em quantidade suficiente para fazer a ligação elétrica;
  • Escada;
  • Trena;
  • Furadeira;
  • Parafusos;
  • Uma dica importante é sempre utilizar materiais de qualidade para a instalação, assim você garante maior segurança a todos.

    1. Desligue a chave de força

    O segundo passo para instalar o seu ventilador de teto é desligar a energia geral da casa diretamente na caixa de força. É essencial que você tenha esse cuidado para evitar acidentes com choques e curto circuitos que podem ocorrer, caso a energia não seja desligada.

    A seguir, você irá identificar os três fios: neutro, terra e fase. Geralmente, a cor do fio terra é verde, mas nem sempre essa diferenciação por cores está correta. Logo, é mais seguro que você use um multímetro ou uma lâmpada para fazer o teste e identificar corretamente cada um dos fios. 

2. Prepare a fiação

Antes de começar, cheque se a fiação do local está em boas condições para evitar qualquer tipo de problema.

A instalação do ventilador de teto é feita junto à fiação fixa. Nas ligações que são bifásicas, é necessário o uso de um disjuntor bipolar ou alguma outra forma de garantir que o ventilador seja desligado.

Para fazer a instalação, você precisará de 5 fios: um fio terra, dois fios para o motor e outros dois fios para a lâmpada. Caso você não tenha algum desses fios instalado, utilize o passa fio para passar um fio extra da parede até o local onde a instalação está sendo feita.

Como instalar ventilador de teto passo a passo

Agora que você já preparou tudo e está com todos os materiais necessários para fazer a instalação do seu ventilador de teto, siga a leitura para conferir um passo a passo simples de como instalar ventilador de teto com segurança.

1. Faça a montagem do ventilador

Use o manual de instruções do fabricante para fazer a montagem das peças do seu ventilador de teto. É importante que você faça isso no chão ou em uma mesa, nunca em cima da escada! Evite os acidentes.

Monte todas as partes e deixe as lâmpadas e peças quebráveis para colocar ao final, quando o ventilador já tiver instalado no teto. Para evitar quebras, evite de segurar o seu ventilador de teto pelos fios, pois você pode danificar o aparelho. Use o kit de instalação fornecido e siga as instruções.

2. Passe os fios 

Agora, você irá passar os fios de conexão. Comece passando o fio das lâmpadas por dentro do cano de inox denominado niple, em seguida, passe os fios do ventilador e do lustre por dentro da haste de maneira que eles saiam para a parte externa da base.

3. Encaixe a haste

Nesta etapa você irá prender a haste do ventilador no motor. Posicione a haste com a abertura maior virada para os fios e, então, encaixe o pino de fixação e prenda-o bem.

Em seguida, já com os fios do lustre e do ventilador passados por dentro da haste, coloque o pino de segurança.

4. Prenda o ventilador no teto

Usando uma furadeira, faça furos no teto nos locais de encaixe do suporte do ventilador. Use um lápis para fazer a marcação e garantir o posicionamento adequado dos furos. Então, encaixe as buchas adequadas e, em seguida, prenda o suporte com os parafusos do tamanho certo.

Quando o suporte estiver bem fixado, prenda o ventilador garantindo que haja uma pequena folga para permitir a movimentação do mesmo quando ele estiver ligado.

5. Conecte os fios no teto 

Ligue o fio fase do lustre (usualmente em cor preta) e o fio fase do motor (geralmente vermelho) ao fio fase da rede (também vermelho). Então, conecte os fios retorno da lâmpada (cor preta) ao retorno da chave controle (também preto). Por fim, faça a conexão do fio de exaustão ao fio de ventilação do motor ao capacitor do ventilador.

Para finalizar, encape todos os fios com fita isolante.

6. Ligue os fios na chave de controle

Primeiro, troque o interruptor pela chave de controle que veio junto ao ventilador de teto. Em seguida, faça a ligação dos fios da chave ao retorno da lâmpada (fio preto). Depois, conecte os dois fios da chave controle aos fios brancos do motor e o fio de alimentação (em vermelho) à rede de eletricidade.

Isole o fio preto que sobrar usando fita isolante e aproveite para encapar as ligações também.

7. Finalize a montagem 

Após fixar o seu ventilador de teto e fazer a ligação de todos os fios, coloque a lâmpada e o lustre para finalizar.

É importante que você confira se as hastes estão alinhadas em relação ao teto. Para isto, use uma trena e tire a medida entre elas e o teto, garantindo que estão iguais. Caso perceba diferenças, movimente a haste pela base do motor até que ela fique em uma posição adequada.

Antes de descer da escada, cheque os parafusos e pinos de segurança para ver se estão todos bem encaixados.

Por fim, ligue novamente a chave geral de força e teste o funcionamento do ventilador.

 

Leia Também

PEDRO JUAN
Mulher fica gravemente ferida ao ser atacada a facadas pelo ex-namorado
POLÍTICA
STF reage e diz que uma mentira contada mil vezes não vira verdade
GERAL
Novo golpe do cartão filma seus dados durante entrega de aplicativo
PRONUNCIAMENTO
Ministro pede que brasileiros tomem a segunda dose da vacina
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
VACINA
Saúde vai fazer estudo para avaliar eficácia da 3ª dose da CoronaVac
CAPITAL
Dupla furta mais de 30 vestidos e ateliê estima prejuízo de R$ 40 mil
BRASIL
Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher
TRÁFICO
Com foto de Pablo Escobar na parede, traficante é preso no Paraguai
DOURADOS
Ação conjunta realiza trabalho de Marco de Concreto na Usina Velha

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente no Centro deixa motociclista com fratura na perna e motorista foge
DOURADOS
Drogas e submetralhadora são apreendidos no Idelfonso Pedroso
FRONTEIRA
Casal é executado por "justiceiros" enquanto comemorava aniversário
DOURADOS
Justiça converte em preventiva prisão de jovem que matou adolescente atropelado