quinta, 11 de agosto de 2022
Dourados
25°max
13°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARQUITETURA E DESIGN

Como fazer um sofá de paletes para a varanda ou o quintal em apenas 7 passos

11 janeiro 2022 - 15h20Por MSN

Antes de explicar como fazer um sofá depaletes fácil, vamos falar sobre o que são esses materiais. São suportes, geralmente de madeira, cuja utilização nas indústrias se baseia no transporte de mercadorias. Por sua vez, os paletes garantem o cuidado da mercadoria durante a viagem.

Se o nosso objetivo é utilizar estes materiais para criar um sofá, seja para exterior ou interior de casa, a quantidade de paletes necessária vai depender da dimensão que queremos que o móvel tenha, o que por sua vez vai depender do espaço que tivermos disponível.

No entanto, podemos garantir que o número mínimo de paletes necessários para criar um sofá básico é três: dois para a base e um para o encosto. No que se refere ao tamanho, também é importante levar em consideração o tipo de palete que mais nos atenderá, pois são de diferentes dimensões. 

Agora que sabemos de quantos paletes precisamos, vamos explicar passo a passo como fazer um sofá de paletes fácil.

1. Tamanhos: em primeiro lugar, devemos medir o espaço que temos disponível para saber o tamanho máximo que o sofá pode ter.

2. Paletes: determine de quantos paletes precisamos e obtenha-os. Defina o modelo: encontre ou crie um modelo de sofá de acordo com seu estilo e gosto.

3. Lixar: com uma lixa deve-se unificar todos os paletes. Portanto, também podemos nos livrar das farpas. É importante que sejam todos iguais para que o resultado final seja uniforme.

4. Pintura: depois de lixado, é hora de pintar ou envernizar os paletes. Para isso vamos escolher a cor que queremos para o nosso sofá. Caso se pretenda colocá-lo no exterior, devemos optar por tintas e/ ou vernizes resistentes às intempéries.

5. Encosto: a seguir teremos que cortar um dos paletes de madeira para colocá-lo como encosto. Utilizando duas tábuas de madeira, por exemplo do mesmo palete cortado, podemos criar o encosto até ligeiramente inclinado para o tornar mais confortável. É aconselhável lixar novamente a área do corte.

6. Montagem do sofá: para montar o sofá precisaremos de pregos e de uma parafusadeira elétrica ou martelo. Como cortaremos a última fileira de madeira, haverá duas tábuas soltas na parte inferior do palete. Com a chave de fenda devemos remover a do meio e colocá-la exatamente onde estava a que cortamos.

7. Almofadas: para maior conforto, o melhor é colocar almofadas na base e no encosto. Para evitar que se movam, podemos optar por almofadas com cordões e assim amarrá-las aos paletes. Essa é uma etapa que você pode usar e abusar das cores ou estampas nos tecidos das almofadas.

Apoio e suporte
Antes de colocar as almofadas, não pode faltar o apoio para o sofá. Pegaremos as tábuas que cortamos para fazer um suporte em ambos os lados do palete do encosto. Para isso, faremos um corte diagonal na parte superior das duas pranchas. Assim, a parte inferior ficará na área traseira do assento. O tamanho depende da inclinação que queremos para o encosto.

Depois é hora de juntar o encosto com a palete que vamos colocar no assento, apoiando o encosto para que fique diagonalmente. Mas cuidado, não devemos exagerar para que não fique muito inclinado. Por fim, resta juntar os dois últimos paletes no fundo do sofá, ou seja, logo abaixo do assento. Desta forma, a mobília não ficará muito baixa e será mais confortável para nós sentarmos e levantarmos.

Outra opção muito legal e prática para a base do sofá é colocar rodinhas. Assim, podemos movê-lo quando precisarmos e sem nenhum problema. Para isso teremos que unir os paletes com placas metalizadas. Eles podem ser adquiridos em lojas de ferragens. Também podemos nos inspirar para criar outros tipos de móveis de madeira, como cadeiras de paletes. Como você pode ver, criar um sofá bonito e barato não é muito complicado. Leva apenas um pouco de tempo, algumas ferramentas e criatividade.

Se você tem um pouco mais de espaço, um sofá de canto pode ser muito legal, seja no terraço, na varanda, no jardim ou na sala. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO

André Mendonça leva ao plenário do STF ações contra a PEC Kamikaze

SAÚDE

MS cria grupo técnico de enfrentamento à varíola dos macacos

SISTEMA DE PAGAMENTO

Chefe do BC desmente Bolsonaro e diz que bancos não perdem com PIX

Em menos de uma semana, mais um recenseador é assaltado

ASTRONOMIA

'Superlua de esturjão' última do ano será vista nesta quinta-feira

PANTANAL

Trabalhador é resgatado por aeronave após acidente em fazenda

ELEIÇÕES 2022

Consórcio de imprensa suspende realização de debate presidencial

PONTA PORÃ

Homem é preso após receber R$ 1 mil em notas falsas

TÊNIS

Bia Haddad elimina nº 1 do mundo e vai às quartas no Canadá

AQUIDAUANA

Homem fica preso em ferragens de carro após batida com caminhão

Mais Lidas

TRAUMATISMO CRANIANO

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

ÁGUIA

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

BR-376

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos

POLÍCIA

Menor é apreendido com cigarros de maconha em escola de Dourados