Menu
Busca segunda, 06 de abril de 2020
(67) 9860-3221
ARQUITETURA & DESIGN

5 dicas para decorar sua sala de estar

18 março 2020 - 12h01Por Habitissimo

1- Menos é mais

Quanto menos informações na sala, mais leve ficará o ambiente, e consequentemente parecerá maior. E esse é um princípio que muitas pessoas ignoram. Seja simples. Se a sua sala de estar é pequena, procure usar ali, somente o que é realmente necessário para o seu bem-estar, de sua família e dos seus amigos. Quanto mais clean a decoração da sua sala de estar, mais espaçosa ela vai ser. Elimine objetos desbotados com o tempo, ultrapassados e fora de moda. Bugigangas, eletrônicos que quase nunca são usados, móveis a mais, que não valorizam o ambiente acabam apenas ocupando espaço e não agregam nada na sua decoração.

2 - Escolha do sofá

Errar na escolha do sofá pode trazer uma série de problemas, como ambiente cansativo, com aspecto menor, dificuldades de manutenção. Um dos erros mais freqüentes na decoração de uma sala de estar pequena é o uso de sofás grandes demais ou pequenos demais para o espaço do cômodo. Sofás menos profundos ajudam a ganhar espaço quando se trata de ambientes pequenos. O sofá determina também o tapete. Se for escuro, vale investir em uma peça clara para o chão. Caso seja estampado, é melhor escolher uma neutra. Sofá liso abre espaço ao tapete com estampa. Para decorá-lo, mantas são ótimas opções para complementar o visual. Se a decoração é mais clássica, coloque uma bem dobrada sobre o sofá. Ambientes despojados pedem uma disposição mais "desarrumada".

3 - Quadros

Quadros são um dos elementos essenciais quando se pretende transformar, de forma decorativa, um ambiente. Seguindo esta linha, fica evidente de que os quadros para sala de estar são elementos que dão vivacidade às salas decoradas, bem como evidenciam elementos que fazem parte da personalidade daquele que optou por eles, pelo lugar onde estes quadros para sala de estar se encontram nela, pela posição, etc. Uma regra básica para colocá-los no seu espaço: algum alinhamento precisa existir. Quando os quadros para sala de estar forem de tamanhos e formatos diferentes, tente alinhá-los por cima ou por baixo para criar uma harmonia entre eles. Quadros para sala de estar que, mesmo diferentes, não possuem algum elo que os aproxime, acabam ficando meio perdidos na parede.

4 - Espelhos

Os espelhos têm o poder de fazer o ambiente parecer bem maior e são objetos de decoração que caem bem com todos os tipos de sala, todas as cores, texturas, móveis, além de deixar a sala com um aspecto super moderno, basta combinar a moldura com o resto da mobília. Uma sala com espelho também aumenta a luminosidade do ambiente, é como se fossem duas fontes de luz (ou mais, caso haja mais espelhos) e torna o ambiente prático, afinal você terá sempre um espelho ao seu alcance. Mas é importante ter atenção, não é só sair enchendo a casa de espelhos que vai dar o efeito esperado. O ideal é apenas uma das paredes com espelho e no máximo mais uma mesa ou parte de algum móvel.

5- Capriche nas almofadas

As almofadas são um dos acessórios da casa que mais fazem diferença no visual. Tudo o que você deve saber é como combiná-las – e garimpar modelos bem estilosos por aí. Escolha a paleta de cores que você vai usar. Você pode misturar estampas, desde que elas tenham uma cor em comum. Uma das grandes tendências é a mistura de estampas florais, étnicas e gráficas. Combinar esses tipos de estampas em tons lisos, por exemplo, forma um visual moderno e sofisticado. Aproveite para usar aquelas cores fortes que você não tem coragem de colocar nas paredes. Elas vão dar ainda mais personalidade ao seu ambiente. 

Leia Também

BRASIL
GM propõe redução de salários em São José dos Campos
DOURADOS
Dois homens são executados por dupla de moto no Jardim Carisma
ESTADO
Justiça Eleitoral dá início às sessões de julgamento por videoconferência
ESPORTES
Saiba como se exercitar em casa durante a quarentena
RESTRIÇÕES
Comércio da capital volta a funcionar na segunda-feira
BRASIL
Rio terá turnos de trabalho para não lotar transporte público
PREVENÇÃO
Direção Viva alerta sobre importância de higienizar veículos automotores como prevenção contra o Coronavírus
STF
Ministro julga inviável ação do PDT contra suspensão de prazos do Enem 2020
CULTURA
CCBB Educativo disponibiliza acervo digital de arte-educação
BRASIL
Combate à pandemia mobiliza voluntários em diversas frentes

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações
ISOLAMENTO
Em 24 horas, apenas uma cidade de MS aparece vermelha no monitoramento do Governo
CORONAVÍRUS
Durante fiscalização, Guarda prende nove pessoas e notifica 60 comércios em Dourados
SUMIÇO
Família procura por jovem que está desaparecida desde a última quarta-feira