Menu
Busca segunda, 06 de abril de 2020
(67) 9860-3221
ARQUITETURA & DESIGN

5 dicas importantes sobre o gerenciamento de obras

05 novembro 2019 - 07h45Por FA+MC ARQUITETURA

Na hora de optar por uma nova construção, é importante pensar se esse é o caminho certo e como percorrê-lo. A maioria das pessoas não sabem sobre pontos cruciais do gerenciamento de obras e como ele é crucial para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e custo atendidos, evitando atrasos e aumento de custo.

O gerenciamento é ideal para proprietários que não possuem tempo hábil para executar a sua construção, ou seja, na compra dos materiais, no acompanhamento dos serviços e das fases da obra.

Selecionamos abaixo 5 dicas na qual você deve saber sobre a importância:

1 . Ajuda a reduzir os custos

Vários são os itens que podem deixar a construção mais cara. Porém, o gerenciamento de obras é um bom aliado para gerar economia. Entre os itens que podem encarecer estão os atrasos, bitributação e riscos na contratação. Para que haja economia, o gerenciamento é crucial por criar a possibilidade de atuação no momento de contratação. Assim, eliminam-se serviços do contrato com construtoras, pois podem ser adquiridos de forma direta com o empreendedor. Vale lembrar que a construtora permanece com a responsabilidade sobre os prazos, qualidade, controle, logística, entre outros. O uso dos softwares de acompanhamento e gerenciamento de obras também é uma estratégia na qual o escritório de arquitetura pode adotar. 

“No gerenciamento a obra se desenvolve de acordo com o planejado de maneira correta e os serviços executados nos procedimentos devidos” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

2. Estratégia produtiva

Quem cuida do gerenciamento de obras também ajuda para que a execução de atividades atendam todos os requisitos. É o caso do custo e qualidade de acordo com o cronograma planejado. Por isso, o gerenciamento de obras é diretamente ligado à estratégia produtiva da construção. Gerenciar obras passa pelos campos arquitetônico, de estruturas, de instalações elétricas e hidrossanitarias, acabamentos e etc, além coordenar cada uma dessas partes para que elas sejam cumpridas seguindo uma sequência lógica.

“As etapas da obra são respeitadas para que não ocorra nenhuma interferência no projeto e na execução dos trabalhos”” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

3. O gerenciamento de obras antecipa problemas

Por cuidar de toda a organização do cronograma de uma obra, o gerenciamento também é uma excelente ferramenta! Com ela, é possível prever problemas e possíveis imprevistos e, por isso, resolvê-los de forma eficaz. O gerenciamento permite que a maioria desses possíveis problemas possam ser resolvidos ainda antes do início da construção. Deste modo, é possível aumentar a produtividade, fazendo com que o cronograma possa ser realizado dentro do previsto.
 

“Em nosso escritório, os procedimentos de gerenciamento da obra fazem com que o cliente tenha total conhecimento das atividades que estão sendo executadas” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

4. Total controle do estoque de materiais e pagamentos

Pouca gente sabe que o gerenciamento de obras também auxilia a ter um maior controle sobre o estoque de material para a construção e também o pagamento da mão de obra e fornecedores. Isso se traduz rapidamente em tempo e economia. Afinal, evita o desperdício e ajuda a manter toda a obra com os gastos dentro do orçamento. Um bom gerenciamento ajuda por conter uma lista com todos os produtos comprados e um acompanhamento do uso dos materiais. Deixando assim, claro quando é necessário comprar mais algum item. Indiretamente, esse benefício ajuda a controlar melhor a mão de obra contratada e o quanto de material vem sendo utilizado. Sobre os pagamentos, o controle dos gastos bem como a sua programação, faz com que o proprietário tenha maior organização financeira, de acordo com seu fluxo de caixa.


 
“Manter o controle financeiro dos custos durante a obra é essencial para que ela não saia do orçamento previsto, além de proporcionar ao proprietário uma programação do seu fluxo de caixa” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa

5. Ajuda na fiel execução dos projetos

O gerenciamento de obras auxilia a contratar mão de obra especializada e coordenar os contratados nas diferentes etapas da construção. Além disso, apoia no cumprimento das etapas dentro do cronograma e do orçamento. Tudo isso se traduz na execução fiel dos projetos. Claro, durante o percurso podem ter de haver alterações. Contudo, um bom gerenciamento de obras a alteração poderá ser feita sem comprometer a essência do projeto aprovado.

“No gerenciamento de obra o cronograma é levado à risca, pois através dele foi feito um planejamento afim de se obter o resultado desejado” – dizem os arquitetos Fernando Oliveira e Marcelo Costa.

Por fim, o gerenciamento de obras exige atenção e tempo do profissional. É esse cuidado que garantirá o término da obra dentro do prazo e a satisfação do cliente no momento da entrega das chaves. Lembre-se de ficar atento a todos os detalhes para se certificar que a obra será executada com excelência. Para complementar: se algum fornecedor ou funcionário falhar repetidamente com você, é preciso fazer a troca para garantir que tudo saia conforme o combinado.


Siga e curta a página;

Instagran @FA_MCARQUITETURA

Facebook FA+MC ARQUITETURA

Leia Também

BRASIL
GM propõe redução de salários em São José dos Campos
DOURADOS
Dois homens são executados por dupla de moto no Jardim Carisma
ESTADO
Justiça Eleitoral dá início às sessões de julgamento por videoconferência
ESPORTES
Saiba como se exercitar em casa durante a quarentena
RESTRIÇÕES
Comércio da capital volta a funcionar na segunda-feira
BRASIL
Rio terá turnos de trabalho para não lotar transporte público
PREVENÇÃO
Direção Viva alerta sobre importância de higienizar veículos automotores como prevenção contra o Coronavírus
STF
Ministro julga inviável ação do PDT contra suspensão de prazos do Enem 2020
CULTURA
CCBB Educativo disponibiliza acervo digital de arte-educação
BRASIL
Combate à pandemia mobiliza voluntários em diversas frentes

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações
ISOLAMENTO
Em 24 horas, apenas uma cidade de MS aparece vermelha no monitoramento do Governo
CORONAVÍRUS
Durante fiscalização, Guarda prende nove pessoas e notifica 60 comércios em Dourados
SUMIÇO
Família procura por jovem que está desaparecida desde a última quarta-feira