Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
ARQUITETURA & DESING

4 dicas de decoração para ambientes pequenos

14 setembro 2020 - 06h00Por Aprimore Decor

Nosso lar é um lugar onde queremos relaxar, estar com as pessoas que amamos, além de contarmos com a nossa privacidade. Os ambientes pequenos também têm potencial para trazer todo o conforto que precisamos, e para isso, basta apenas saber como decorá-los.

Os ambientes amplos oferecem diversas alternativas, mas quem mora em uma casa ou apartamento pequeno, pode apostar em uma decoração de maneira inteligente e com estilo. 

No entanto, é normal que nesse tipo de imóvel as pessoas tenham dúvidas quanto à decoração.

É preciso conhecer bem as opções disponíveis para aproveitar o espaço disponível, de modo a mantê-lo organizado e prático. 

O mercado oferece uma série de possibilidades para decorar ambientes menores, apesar disso ser muito bom, pode gerar dúvidas, pois são muitas opções.

A boa notícia, é que todos os ambientes, desde a cozinha até o banheiro, podem ser decorados de maneira a tornar um ambiente pequeno muito confortável e funcional. 

Além disso, quando você escolhe a decoração certa, os cômodos passam a ter um aspecto mais amplo e aconchegante.

Se você está prestes a decorar sua casa ou apartamento, mas não dispõe de muito espaço, leia este artigo. 

Nele nós trazemos algumas dicas que irão te ajudar a transformar sua casa ou apartamento no lar ideal para você e sua família.

Os imóveis pequenos estão em alta

Os imóveis pequenos deixaram de ser algo desvantajoso para as pessoas. Aliás, de alguns anos para cá, esses imóveis, sejam casas ou apartamento, caíram no gosto popular e atraem cada vez mais pessoas que investem tanto para morar quanto para trabalhar.

São imóveis charmosos e que estão cada vez mais sendo valorizados, por isso, a procura por casas e, principalmente, apartamentos pequenos é imensa. 

O que muita gente tem dúvida é quanto à decoração. Será que decorar um imóvel pequeno é tão difícil?

Por conta da procura ter crescido consideravelmente, as decorações também se adaptaram a esses imóveis e, hoje, oferecem muito mais benefícios, tornando o imóvel funcional de maneira moderna.

Um princípio básico de decoração desses imóveis é não acumular coisas. Ou seja, tudo aquilo que você não usa mais, como objetos, roupas, utensílios e móveis devem ser doados, vendidos ou descartados. 

Isso vai permitir que você tenha mais espaço para guardar aquilo que realmente importa e é útil para você.

Depois que você fizer essa limpeza, aí sim pode passar a pensar em outras alternativas para decorar. 

Nos próximos tópicos nós trazemos 4 dicas que vão te ajudar a decorar o seu imóvel pequeno da maneira certa. Confira.

1 – Prefira cores claras

Paredes claras em tons como branco ou bege dão uma sensação de amplitude aos ambientes. 

Você pode usar uma cor mais escura, mas desde que isso seja limitado a uma parede ou teto. 

Os tons claros também facilitam na hora da escolha dos móveis, pois combinam com diversas opções.

Ao pensar nos móveis, você pode usar a madeira, pois ela contrasta com paredes de tons claros e deixa o ambiente um charme. 

Além disso, escolha objetos mais coloridos como:

  • Almofadas;
  • Tapetes;
  • Abajures;
  • Quadros.

As paredes brancas também permitem a utilização de espelhos, pois eles refletem o ambiente e trazem uma sensação de amplitude. 

Mas é importante saber como usá-los para não refletir ambientes como banheiros ou cozinha. 

A iluminação do ambiente com paredes claras também melhora significativamente, trazendo uma sensação de bem-estar para os moradores.

2 – Prefira uma iluminação natural

A iluminação dos ambientes é importante não só para valorizá-los, como para trazer bem-estar. 

Casas ou apartamentos mal iluminados não são confortáveis e passam uma impressão de tristeza para o imóvel. 

Além disso, imóveis pequenos, quando bem iluminados, também se tornam mais amplos e agradáveis.

Para valorizar ainda mais a iluminação, você pode optar por uma janela com veneziana integrada. Muitas vezes, é necessário optar por itens que economize espaço. 

Se o seu imóvel pode perder espaço para cortinas ou persianas, este tipo de janela é ideal. Ela permite tanto uma entrada de luz adequada quanto a redução da luz, quando você quiser.

Há quem prefira janelas de vidro amplas para aproveitar mais a luminosidade. Neste caso, você vai precisar de uma cortina ou persiana. 

Um tipo bastante procurado e que ajuda a valorização a iluminação de forma prática são as persianas motorizadas. Esta opção é muito mais prática e tem um baixo consumo de energia.

Valorizar a iluminação natural é importante, mas isso não significa que você não pode ter um pouco mais de privacidade quando desejar. 

O uso desses itens vai permitir que você valorize cada ponto de iluminação natural do seu imóvel, além de permitir momentos mais agradáveis como um ambiente mais escuro para assistir a um filme, descansar e dormir.

3 – Aproveite os espaços externos

Outros ambientes também precisam ser pensados na hora de decorar. Se o seu imóvel possui sacada ou jardim de inverno pequenos, saiba que também é possível decorá-los de maneira inteligente e harmoniosa. 

Uma boa dica para jardins de inverno é usar persiana motorizada de teto, se o seu jardim possuir teto de vidro.

Esse tipo de espaço é muito bonito e com teto de vidro se tornam ainda mais elegante e sofisticado, principalmente por conta da iluminação.

No entanto, em alguns momentos você pode bloquear a entrada intensa de luz por meio dessas persianas. Elas são práticas e econômicas, além disso, você pode escolher a cor que mais combine com o restante da decoração.

Para as sacadas, o ideal é que você pense em uma decoração que combine com o guarda corpo para sacada

Esse guarda corpo pode ser fabricado em diversos materiais como vidros, madeira, ferro dentre outros. 

Independentemente de qual seja o material, eles são fáceis de ornar. Uma boa dica para valorizar esses pequenos espaços é o uso de vasos e plantas que possam ficar pendurados na parede.

4 – Utilize itens metálicos

Os itens metálicos criam pontos de luz no ambiente, o que deixa o espaço mais iluminado. Você pode apostar em objetos metálicos para o banheiro como saboneteiras, ou então caixas decorativas. 

Na própria estrutura do imóvel você também pode usar os itens metálicos, como a divisória metálica.   

Em imóveis mais modernos, como um studio, o uso das divisórias é importante para delimitar espaços. 

Este item é vendido em uma grande variedade de materiais, mas para os ambientes pequenos recomenda-se o uso das divisórias metálicas. 

Além de você adquirir uma opção que valoriza o espaço do seu ambiente, leva para casa um material resistente e muito versátil.

Dica extra: o poder dos móveis planejados

Se tem uma opção de decoração para ambientes pequenos que é a ideal, são os móveis planejados. 

Esses móveis podem decorar absolutamente todos os ambientes do seu lar, desde a cozinha até o banheiro. Aliás, ambientes como cozinhas e banheiros pequenos ficam muito melhores com esse tipo de móvel.

Antigamente, muitas pessoas preferiam essa decoração apenas na cozinha, por isso, a procura por cozinhas planejadas apartamento era muito grande. 

Mas hoje, por conta da crescente demanda por imóveis menores, os ambientes com esses móveis estão em alta.

Uma pequena cozinha ganhará mais espaço e ficará muito mais organizada com essa opção. Em outros ambientes como os banheiros, é possível aproveitar o espaço, por menor que seja, tornando-os mais organizado e limpo.

Se você optar por móveis planejados de madeira, fica ainda mais fácil combiná-los com outros aspectos, como pisos laminados escuro, tacos de madeira ou diversas outras opções. 

Aliás, fica muito mais simples decorar um espaço com os móveis planejados para combiná-los com o piso.

Além disso, é possível escolher aquele design que mais combina com o seu estilo. Muitas pessoas gostam de designs modernos e que acompanhem tendências. 

No entanto, se você gosta de um estilo mais rústico e elaborado, pode fazer uso de opções como a cristaleira antiga.

Imóveis pequenos podem contar com lindas decorações

Os imóveis pequenos podem sim ser muito bem decorados e charmosos. Basta que você conheça as opções e se informe sobre as melhores dicas. 

Neste texto você viu que o mais importante na hora de decorar um imóvel pequeno é pensar na sua iluminação e nos móveis de tamanho adequado.

Cores claras vão valorizar a entrada de luz e os planejados irão agregar valor ao local, tornando o espaço muito melhor.

Seguindo as nossas dicas você consegue transformar qualquer imóvel em um verdadeiro lar. E o melhor de tudo é que, além de decorar casas e apartamentos, essas mesmas dicas podem te ajudar a decorar um escritório.

Decorar um espaço pequeno fica muito mais fácil quando você conhece as opções. Siga nossas dicas e tire de letra o seu projeto de decoração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog  Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leia Também

CAPITAL
Menina de 7 anos sofreu ferimento no rosto ao cair de muro, diz polícia
AJUDA NA PANDEMIA
Câmara aprova auxílio emergencial para trabalhadores do esporte
CASSILÂNDIA
Motorista é preso após entrar na contramão, atropelar ciclista
EDUCAÇÃO
Unidade 1 da UFGD está atendendo, de forma restrita, pela recepção
GREVE
Funcionários dos Correios acatam decisão judicial e voltam ao trabalho
EDUCAÇÃO
UEMS prorroga até esta quarta-feira a eleição da Comissão Permanente
SAÚDE
Justiça libera recursos para compra de medicamento para o bebê Írio
PONTA PORÃ
Polícia Federal apreende 42 quilos de cocaína na região de fronteira
CAMPO GRANDE
Cabeleireiro encontrado em córrego sofria de depressão e deixa filha de 12 anos
JUDICIÁRIO
Vendedores de imóvel devem restituir valor da entrada de contrato rescindido

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita