Menu
Busca terça, 20 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
CARA NOVA

Apartamento gaúcho tem paleta neutra e proporciona protagonismo à churrasqueira

01 novembro 2017 - 11h46Por Da redação

Quando as arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes, do escritório Arquitetando Ideias, foram contratadas para reformar um apartamento de 130m² em Porto Alegre (RS), os moradores pediram um espaço no qual pudessem cozinhar, receber amigos e, por se tratar de uma casa gaúcha, o espaço para o bom e tradicional churrasco não foi deixado de lado. Alegres e com energia positiva, eles queriam um lar que expressasse quem eles são e que fosse funcional.

Diante do desafio, as profissionais apostaram na integração, criando ambientes de estar amplos por onde é possível circular, conversar e curtir. “Abrimos a cozinha para possibilitar que quem estiver nesse cômodo interagisse com quem estiver na sala. Mas também tivemos o cuidado de projetar uma possibilidade de isolar esses ambientes para quando a bagunça tomar conta de um deles e for preciso isolar os espaços”, contam as profissionais.

Tanto na sala quanto na cozinha, se destaca uma paleta de cores neutras, marcada pelo cinza, pelo preto e por tons amadeirados presentes em diversos móveis, estofados e revestimentos que compõem o ambiente. Cortando a sobriedade dessas cores, elementos pontuais trazem a personalidade vivaz do casal, como o amarelo dos revestimentos da cozinha e da bancada da sala, o vermelho de eletrodomésticos, luminárias e almofadas e o azul de paredes e objetos. 

A base neutra faz com que os moradores não se cansem do projeto tão rapidamente e os elementos coloridos criam a atmosfera alegre. Outro destaque da sala é uma parede de cobogós com diferentes desenhos, que separa a entrada principal da sala de jantar e cria uma divisória geométrica no espaço. Aliás, esta parede de cobogós está atrás de uma mesa de jantar que se estende, se transforma em uma champanheira e vira uma equipada bancada de preparado de alimentos ao lado de onde está posicionada uma churrasqueira. 

É como se o centro da área de receber, fosse a churrasqueira e as interações, conversas e brinques que se realizam ao redor dela. Criar um projeto com tamanho protagonismo para essa área não foi ao acaso, mas motivado pelo respeito à paixão do morador por fazer churrasco.

Uma característica presente em diversos projetos do escritório Arquitetando Ideias, se verifica na casa, batizada de CF House, que recebeu um cuidado com a decoração do lavado. Nele, um dos destaques é a pia de silestone vermelha, que encanta as visitas e prova que, com talento, é possível transformar poucos metros quadrados em ambientes encantadores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APARECIDA DO TABOADO
Em ação conjunta, polícia apreende mais de 9 toneladas de maconha em MS
INFORME PUBLICITÁRIO
Dalfort entrega sua casa pronta em tempo recorde, mais resistente, mais barata e com pagamento facilitado da mão de obra
DOURADOS
Bicicleta furtada na Avenida José Roberto Teixeira é recuperada
DOURADOS
Moto furtada em frente de residência no sábado é recuperada
LEGISLATIVO DE MS
Três projetos devem ser votados na sessão ordinária desta terça-feira
ECONOMIA
UFGD oferta 165 bolsas para Monitoria de disciplinas do Regime Emergencial
SAÚDE & BEM - ESTAR
A ação do Psicopedagogo na prevenção das Dificuldades de Aprendizagem
DOURADOS
Homem que caiu do telhado morre no Hospital da Vida
OIKETICUS
Justiça revoga a prisão de oficiais da PM envolvidos na Máfia dos Cigarros
INFORME PUBLICITÁRIO
Tradicionais ou fitness, na Casa de Vó é o cliente que "manda" no recheio da tapioca

Mais Lidas

IDENTIFICADO
Vítima encontrada sem vida em bairro de Dourados tinha 17 anos
ACIDENTE
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e socorristas tentam reanimação
DOURADOS
Homem é encontrado morto em frente residência no Parque das Nações I
ACIDENTE
Identificadas vítimas de capotamento na BR-267