Menu
Busca terça, 31 de março de 2020
(67) 9860-3221

Aids na Terceira Idade, por Josecley Tasca

25 fevereiro 2013 - 16h16



O envelhecimento do ser humano pode ser denominado como idade cronológica que é definida pela data de nascimento, pela idade social que está relacionada às leis, crenças e eventos sociais que irão ter como critério a idade de cada um e por último tem-se a idade psicológica que diz respeito às mudanças comportamentais decorrentes das transformações e da chegada da idade biológica que é determinada pela herança genética assim como o ambiente no qual o indivíduo se encontra inserido.

Contudo os aspectos como a sexualidade na terceira idade, é um assunto pouco abordado. Por isso os casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) na terceira idade se constituem num problema, pois há muito preconceito quanto à sexualidade na terceira idade, sendo que a prevenção da AIDS é um grande desafio para as políticas de saúde pública assim como para os profissionais de saúde.

Este fator precisa ser modificado, pois atualmente há um crescente aumento da população idosa, em virtude da melhoria da qualidade de vida, estes tem tido mudanças no comportamento, hoje é comum os idosos, frequentarem o baile da terceira idade, namorar, terem relações sexuais e na maioria das vezes não se protegerem contra a AIDS. Infelizmente também é comum o divorcio na terceira idade. Pois nos dias atuais os casais vivem na maioria das vezes uma vida sem DEUS, sem princípios e sem amor, o que torna mais propicio ao divorcio. Sendo assim os idosos passam a ter um número maior de parceiros na vida sexual, aumentando sua vulnerabilidade para adquirir AIDS.

A transmissão do vírus HIV ocorre pelo sêmen, secreção vaginal, sangue e leite materno. Saliva, lágrimas, suor não transmitem HIV. A transmissão sexual é a de maior ocorrência, 70% entre homens e mulheres no contato sexual, 15% são referentes ao compartilhamento de agulhas e seringas e equipamentos de preparação de drogas por usuários de substâncias injetáveis, pois nos dias atuais não é difícil se deparar com idosos usuários de drogas.

No Brasil 2% da população brasileira acima de 60 anos são portadoras do vírus HIV. Em Mato Grosso do Sul, existe um percentual de dois mil casos confirmados de HIV positivo nos grupos de idosos e de jovens. Sendo quatro centros de testagem anônima: em Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados. Depois de diagnosticado e iniciado o tratamento, o paciente pode ter uma expectativa de vida longa, muito diferente de 20 anos atrás, quando a expectativa era de seis meses.

Na cidade de Dourados a incidência nem aparece nos mapas de controle epidemiológico, entretanto segundo o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) até 2011 existiam 09 idosos convivendo com HIV/AIDS em Dourados.
O aumento de casos de AIDS e DST entre os idosos se deu devido à mudança no padrão sexual dos homens com mais de 60 anos, assim como a inserção de medicamentos para disfunção erétil colocados a venda a partir da década de 90. Quanto à mulher, os casos de AIDS são aumentados devidos estas apresentarem dificuldade em negociar o uso do preservativo com o seu parceiro e no fato de que como as mulheres não podem mais engravidar, então elas consideram ser inútil o uso deste na relação sexual.

Esse problema poderia ser evitado se todos os casais vivessem em comunhão, se tivessem a presença de DEUS em suas vidas e participassem atuantes na igreja.

Por: Josecley C. Tasca - Assistente Social - Especialista em Saúde Pública

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Jornalista acusa vereador de tentar arrombar rádio durante programa ao vivo
DOURADOS
Jovem é detido em hipermercado após roubar carne, extensão, chinelo e escovas
COMER BEM
Pizza com borda recheada e massa fresca
PANDEMIA
Governo de MS estima perda de quase R$ 1 bilhão no orçamento estadual por causa do Covid-19
MATO GROSSO DO SUL
Decreto oficializa Vale Renda de R$ 240 por três meses com recursos da assistência social
Educação
Conheça a educação a distancia da Universidade Paulista UNIP, cursos reconhecidos pelo MEC, vestibular digital
FLAGRANTE
Jovens de Maracaju são autuados por tráfico de drogas em Dourados
Saúde e Bem-estar
Falando de Autismo
ÀS 13H
Dourados recebe 7 mil doses e retoma vacinação contra a Influenza nesta tarde
OPORTUNIDADE
SAD homologa resultado final do Processo Seletivo do Hospital Regional de MS

Mais Lidas

FRONTEIRA
Acidente na MS-164 em Ponta Porã leva pai e filho a óbito
DOURADOS
Homem entra em veículo e anuncia assalto com arma de brinquedo; vídeo
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta