Menu
Busca quinta, 01 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
Agronegócio

Coronavirús afeta agronegócio no MS

18 março 2020 - 12h32Por ruralnewsms.com.br

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial para 2020, passando a projetar um crescimento de 2,4 %, menor expansão desde 2009. A desaceleração da economia chinesa exige do Brasil e de Mato Grosso do Sul atenção em relação à diminuição da demanda pelas principais commodities brasileiras e da produção industrial. A China é a maior exportadora e a segunda maior importadora do mundo. No ano passado, o país asiático foi destino de 42,9 % das exportações do agronegócio de Mato Grosso do Sul, especialmente produtos florestais, complexo de soja e carnes.

O consultor em comércio exterior Aldo Barigosse explica que a China é a maior propulsora em termos econômicos e que a mudança na demanda do país afeta Mato Grosso do Sul. “ Se um grande comprador como a China reduz a compra dos nossos insumos, que eles usam nas indústrias deles, isso afeta o preço mundialmente, o produtor vendendo menos vai produzir menos e empregar menos, e toda a cadeia no que se refere à soja vai render menos”, explica Aldo.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul ( Famasul ), Mauricio Saito, “ainda não se pode mensurar os demais impactos econômicos nas atividades econômicas envolvendo serviços, comércio e indústria. O Sistema Famasul segue monitorando os possíveis impactos econômicos e analisando os dados oficiais das exportações do mercado de MS ”, afirmou Saito.

O secretário – adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar ( Semagro ), Ricardo Senna, acredita que o Estado vai se recuperar deste momento. A produção de grãos de MS será recorde. Em fevereiro de 2020, Mato Grosso do Sul exportou 40,2 mil de toneladas de soja em grãos, retração de 78,91 % em relação a 2019. As receitas totalizaram US $ 16 milhões, retração de 79,60 % em relação a fevereiro de 2019. Mais do que a escassez de insumos da indústria, o principal impacto de uma crise mais longa provocada pelo coronavírus para o Brasil deve ser na balança comercial.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio ( IPF – MS ), Daniela Dias, destaca que o coronavírus já tem influenciado na balança comercial. “ O País demanda muitos produtos industrializados da China, somos grandes consumidores dos produtos.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul ( Fiems ), Sérgio Longen, o Brasil registra abalos diretamente no câmbio e, por consequência, na vida econômica do País. A China tem diminuído a produção industrial sistematicamente e, como hoje atende grande parte da produção mundial, acaba refletindo na economia de diversos países. “ Embora o novo coronavírus seja a grande preocupação.

Fonte: Rural News 

Leia Também

LIBERTADORES
Santos enfrenta Olímpia no Paraguai
ASSEMBLEIA
Deputados devem votar cinco propostas na primeira sessão ordinária de outubro
AGRONEGÓCIO
Colheita do milho acaba com cinco semanas de atraso em relação à safra passada
DOURADOS
Após abordagem de usuário, polícia fecha “Boca do Paraguai”
ELEIÇÕES 2020
Sérgio de Paula deixa o governo para articular campanhas
MS-379
Após tentativa de fuga, micro-ônibus escolar tomba com 4,5t de maconha
TV DOURADOS NEWS
Há 45 anos em Dourados, Raymundo Matos conta sua trajetória a partir de Antônio João
INFORME PUBLICITÁRIO
Máquinas agrícolas com pneus velhos? A União Pneus realiza a coleta na sua propriedade
SAÚDE PÚBLICA
Em uma semana, MS registra quase 800 novos casos de dengue
DOURADOS
Termômetros superam 39ºC e alerta de onda de calor prevê até 45ºC de máxima

Mais Lidas

DECIBÉIS
Operação do Gaeco mira fraudes em licitações e cumpre cinco mandados em Dourados
INVESTIGAÇÃO
Policiais do Gaeco fazem nova operação em Dourados
DOURADOS
Gaeco deixa edifício com documentos apreendidos após mais de 5h
CAPITAL
Mulher com mandado de prisão em aberto é executada com oito tiros