quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
Agronegócio

Com apoio das políticas agrícolas do Governo, suinocultura de MS bate recordes de produtividade

05 maio 2020 - 06h00Por Semagro / Marcelo Armôa

Campo Grande (MS) – A política agrícola do Governo do Estado para o fomento à suinocultura de Mato Grosso do Sul, implantada por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) tem contribuído para que o setor obtenha reconhecimento nacional pelos índices de produtividade registrados em granjas no Estado.

Na quinta-feira (30) a empresa Agriness reconheceu os principais suinocultores brasileiros, no quesito produtividade e Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro e o terceiro lugar na disputa, na categoria de 1001 a 3000 matrizes. O primeiro colocado é o vice-presidente da Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas), Celso Philippi Junior, da Granja Colorado, que registrou a média de 36,25 desmamados por fêmea ao ano. A granja que ficou com a terceira posição nacional é a Jeroá Suínos, do ex senador da República, Levy Dias, que somou 34,71 desmamados / fêmea ao ano.

Na avaliação do secretário Jaime Verruck, da Semagro, o reconhecimento nacional suinocultura sul-mato-grossense é decorrente de um tripé da política agrícola do Governo do Estado, composto por uma oferta maior de crédito para o setor, por meio do FCO, a recomposição do Leitão Vida, além da modernização do licenciamento ambiental da atividade, permitindo mais celeridade na emissão das licenças.

“Desde o ano passado, nós trabalhamos na alocação de recurso do FCO, específico para o setor, por considerar uma cadeia produtiva prioritária e em forte expansão em Mato Grosso do Sul. Foram R$ 200 milhões para o produtor de suínos, que tem feito com que tenhamos uma taxa de crescimento acima da média nacional”, comenta o titular da Semagro.

Ele lembra que “o trabalho feito em parceria com o setor, para a recomposição do Leitão Vida e modernização do licenciamento ambiental da atividade, tem sido fundamental nesse momento. No Imasul, trabalhamos recentemente na emissão de 10 licenciamentos para empreendimentos de engorda e produção de matrizes, numa ação concentrada para permitir ao setor manter o seu nível de atividade de produção, seu planejamento de expansão, os níveis de abate e de emprego”, finaliza Jaime Verruck.

Para o presidente da Asumas, Alessandro Boigues, “é um orgulho ter esses resultados em Mato Grosso do Sul. Isso demonstra um crescimento vertical, decorrente de anos de pesquisa e dedicação dos suinocultores. O resultado também serve para inspirar outros que dedicam à atividade, mostrando infinitas possibilidades e maiores lucratividades que o setor pode estimular”.

Fonte: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta