Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
Agronegócio

Aprosoja/MS percorre todos municípios do Estado na busca por dados de uso e ocupação do solo

22 maio 2020 - 06h00Por Aprosoja/MS

Foram aproximadamente 20.000 quilômetros para registrar quase 13.000 pontos geolocalizados de diferentes culturas

A equipe de campo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) percorreu na primeira quinzena de maio, 19.683 quilômetros, na busca de informações sobre como ocorre o uso e a ocupação do solo no Estado. Ao todo 15 profissionais estiveram envolvidos no trabalho, desde o monitoramento dos dados internos até as equipes de campo, que registraram 12.633 pontos geolocalizados, em todos municípios do Estado. Os dados contribuirão para o abastecimento do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga/MS).

O foco do monitoramento do uso e ocupação do solo sul-mato-grossense é a identificação das culturas de grande expressão por área. Entre elas foram monitoradas as extensões que correspondem à soja, milho, cana-de-açúcar, eucalipto, pastagens, áreas remanescentes, entre outros.

“Entre os dados, que agora estão em fase de tabulação, foi possível identificar as alternativas que os produtores rurais optaram nesta segunda safra. A equipe de campo sinalizou que, em algumas regiões, agricultores deram preferência por outras culturas alternativas ao milho, como o sorgo, aveia e principalmente o milheto. Isso pode ser reflexo da colheita da soja que se estendeu, inviabilizando o zoneamento para plantio do milho em determinadas propriedades, mas também pode estar ligado ao risco de geada, que a Embrapa sinalizou ainda no mês de janeiro deste ano”, aponta o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

Segundo o coordenador de campo da Associação, Dany Corrêa, esta foi uma primeira etapa do levantamento de uso e ocupação do solo. “Buscamos realizar uma checagem in loco, sobre qual cultura se encontra semeada naquela área”, explica. “Esse levantamento auxilia a Aprosoja/MS a conhecer um panorama geral das principais culturas produzidas em MS e áreas utilizadas, a fim de direcionar planejamentos e estratégias para futuras ações, que busquem o aumento da eficácia e da qualidade no atendimento do produtor rural e na coleta de dados, com a identificação de potencialidades do mercado agrícola no estado e por região”, afirma o coordenador ao destacar que os dados, após tratamento em conjunto com as imagens de satélite, são encaminhados ao Governo do Estado, para contribuir nas tomadas de decisões técnicas, econômicas e científicas.

Importante destacar que o levantamento foi realizado com todas as medidas de prevenção, com utilização dos equipamentos de segurança como máscaras e álcool em gel para as equipes de campo.

Nos próximos dias a mesma equipe retorna ao campo para monitorar o desenvolvimento da segunda safra de milho, que até o momento segue dentro do esperado, beneficiada pelas chuvas das últimas semanas. As últimas precipitações interromperam um período de estiagem que já chegava a 23 dias em algumas regiões. O levantamento atual estima uma área ocupada pelo milho de 1,977 milhão de hectares, o que representa uma redução de 9,02% em relação à safra passada, mas que pode ser alterada de acordo com os dados finais a serem tratados no trabalho de Uso e Ocupação.

Assessoria de Comunicação

Aprosoja/MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
DOURADOS
Homem é encontrado morto debaixo da ponte do córrego Laranja Doce
EDUCAÇÃO
SED cria página para transmissão das aulas em tempo real pela internet
INFLUENZA
Estado chega a quase 2 mil notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave
POLÍCIA
Abordado em carro com placas da capital, viciado entrega traficante em Dourados
CAPITAL
Primo desaparecido pode ser oitava vítima do "pedreiro assassino"
DATAFOLHA
Pesquisa aponta que 67% reprovam aproximação de Bolsonaro com 'Centrão'
TERÇA-FEIRA
Rua Júlio Marques de Almeida no Parque Alvorada será preferencial
AUTORIZAÇÃO
PF diz ao Supremo para ouvir Bolsonaro em inquérito sobre interferência
ECONOMIA
Quarto sorteio do Nota MS Premiada será realizado neste sábado

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown