Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
Agronegócio

Agronegócio se articula para manter abastecimento durante pandemia

11 maio 2020 - 06h00Por Summitagro

Com as notícias da disseminação do coronavírus do Brasil, chegou-se a especular que o País poderia enfrentar uma crise de abastecimento de alimentos pela paralisação das atividades do agronegócio, como a produção e o transporte. No entanto, o setor tem demonstrado capacidade de articulação para continuar garantido a chegada de comida aos brasileiros.

Desde o início da crise, diversas instituições públicas e privadas da cadeia do agronegócio vêm atuando para garantir o abastecimento, a produção e a distribuição de alimentos. Entidades como a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) atuaram junto ao governo para incluir o agronegócio como atividade essencial durante a pandemia. A CNA também propôs uma série de medidas relacionadas ao crédito rural e à tributação para facilitar a vida dos produtores rurais.

Em outra frente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou o comitê de crise Agro-Covid-19, para propor estratégias que diminuíssem o impacto da pandemia no setor. O grupo tem representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de 14 integrantes de secretarias do Mapa.

A atuação está estruturada em ações de monitoramento e encaminhamento de soluções de curto prazo e elaboração de ajuste estrutural de médio e longo prazos. O comitê deve projetar cenários e elaborar propostas para se antecipar a impactos que poderão ocorrer nos sistemas produtivos, de mercados e demanda.

Uma das atribuições do Agro-Covid-19 é monitorar o preço dos alimentos, que pode ter variações semanais por causa da logística, mas deve ser normalizado com o passar do tempo.

Logística

Problemas pontuais chegaram a ser registrados com a logística de transporte em alguns locais, mas a situação foi contornada com a colaboração da Confederação Nacional de Municípios (CNM) após solicitação da CNA. O trabalho é reforçado com a colaboração do Ministério da Infraestrutura, que busca garantir que os alimentos consigam transitar do campo, em armazéns, agroindústrias, centros de distribuição, até as prateleiras dos supermercados.

O Ministério da Infraestrutura avalia positivamente o funcionamento do sistema de transportes. A pasta informa que os caminhoneiros estão tendo apoio nas estradas, com abertura de postos, oficinas e restaurantes. Além disso, os profissionais estão recebendo kits de alimentação e higiene com apoio de entidades dos setores público e privado.

Resultado da atuação do agronegócio

As medidas têm dado certo. Até o momento, o Mapa não registrou falta de gêneros alimentícios no País, mesmo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reportando um movimento acima da média em 90 mil estabelecimentos no período de 14 a 21 de março.

Dados levantados pela Conab mostram que o agronegócio será capaz de suprir as necessidades básicas alimentares da população brasileira. O órgão estima uma safra de grãos de 251,9 milhões de toneladas, número que supera em mais de 100 milhões de toneladas o volume consumido pelo mercado interno no ano passado.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Projeto que cria a Lei das Fake News pode ser votado nesta terça-feira
PONTA PORÃ
Após denúncia, DOF apreende drogas sendo embaladas em residência
PANDEMIA
Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 no Rio é de 91%
ECONOMIA
Auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários
CASSILÂNDIA
Homem é autuado em R$ 10 mil por degradação ambiental
MATO GROSSO DO SUL
ALEMS ratifica isenção de ICMS na parcela da subvenção da tarifa de energia elétrica
PANDEMIA
Receita Federal doa mais de 9 mil produtos apreendidos para enfrentamento da Covid-19
TECNOLOGIA
Sul-mato-grossenses podem baixar aplicativo MS Digital para ter acesso a mais de 50 serviços públicos
PANDEMIA
Visitas a presídios federais estão suspensas por mais 30 dias
TECNOLOGIA
Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce