Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ELEIÇÕES 2020

Justiça define trajetos e horários do transporte rural de eleitores em Dourados

06 novembro 2020 - 11h35Por André Bento

Portaria assinada pelo juiz José Domingues Filho e publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) define os trajetos e horários do transporte gratuito para eleitores que residem na zona rural de Dourados no próximo dia 15 de novembro, quando ocorre a eleição para escolha do novo prefeito e vereadores.

O titular da 43ª Zona Eleitoral de Dourados considerou percursos apresentados pela Prefeitura de Dourados e o fato de que “alguns distritos onde funcionam seções eleitorais não dispõem de linha diária de transporte coletivo, principalmente aos domingos”, mas também estabeleceu regras “considerando a pandemia da Covid-19 e a necessidade da adoção de medidas para conter a disseminação da doença través de protocolos de segurança sanitária”.

Em quase todos os casos, serão feitas duas viagens para vinda de eleitores à sede do município, com ponto de parada na Praça Antônio João. As primeiras saídas ocorrerão às 7h, com volta às 10h, e a segunda leva de passageiros embarca nas localidades de origem às 13h para retornar às 16h. Somente o trajeto 6 tem diferença de horário, embora pequena.

O trajeto 1 trará eleitores de Vila Vargas. Nesse caso, o ônibus placa NRL 9970 ficará na Escola Getúlio Vargas.

Para o trajeto 2 foi destacado o ônibus placa NRZ 3371, que terá por ponto de referência a Escola João Vicente Azambuja, em Itahum.

No caso do trajeto 3, referente ao Distrito de Picadinha, o ônibus placa NRZ 3372 terá como ponto de partida a Escola Geraldino Neves Correa.

Pelo trajeto 4 o ônibus placa NRZ 3774 vai atender moradores da Vila São Pedro, na Escola Ruy Gomes.

Foi destacado o ônibus placa NRZ 3775 para o trajeto 5, na Linha do Barreirinho. A referência é a Escola Camilo Hermelindo da Silva.

Em relação ao trajeto 6, eleitores do Distrito de Macaúba e da Vila Formosa poderão ser transportados pelo ônibus placa NRZ 3650.

Às 7h ele parte da Escola Coronel Fermino, na Macaúba, em direção à escola Padre Anchieta, na Vila Formosa, de onde saí às 7h15. A saída da Praça Antônio João para o retorno até a escola Padre Anchieta, na Vila Formosa, será às 10h, e para a Escola Coronel Fermino, na Macaúba, às 11h.

Já a segunda leva de eleitores deixa a Escola Coronel Fermino, na Macaúba, às 13h e vai até a escola Padre Anchieta, na Vila Formosa, com saída às 13h15. Às 16h saem da praça Antônio João para a escola Padre Anchieta na, Vila Formosa, e às 17h partem para a escola Coronel Fermino, na Macaúba.

O trajeto 7 atende a Linha do Guanandi, de onde o ônibus placa NRZ 3651 terá como ponto de partida a Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Para o trajeto 8, a Linha do Barreirão, o ônibus placa OOM 6915 vai embarcar os eleitores no Viaduto da Usina, descrito na publicação da Justiça Eleitoral como “Famoso Travessão do Guilherme”.

Pelo trajeto 9, eleitores do Distrito de Indápolis vão ser transportados no ônibus placa QAB 4432, a partir da Escola Joaquim Vaz.

Por fim, o trajeto 10 atende o Distrito de Panambi, por meio do micro ônibus placa QAO 9765, com partida na Escola Dom Aquino.

“Os roteiros e trajetos deverão ser rigorosamente obedecidos, sendo que descumprimento do trajeto, horário, publicidade nos veículos ou a violação de qualquer norma da legislação Eleitoral poderá implicar em apreensão do veículo se não houver outra maneira de regularizar a situação imediatamente, ficando o infrator sujeito a responder por crime eleitoral de desobediência”, define a portaria, ressalvando que, “embora estejam definidos os pontos de parada, os motoristas poderão recolher eleitores no percurso desde que haja lugar nos veículos considerando as regras de segurança sanitária previstas”.

Entre elas, é descrito que só é permitida a entrada e transporte de passageiros usando máscaras, durante o transporte as janelas devem permanecer abertas, e no transporte de pessoas que não sejam do mesmo grupo familiar deve ser observado o distanciamento dentro do veículo, ficando reservado o intervalo de um banco entre os assentos, de modo a observar distanciamento mínimo entre os passageiros.

Todos os veículos credenciados deverão portar o dístico com a expressão "A serviço da Justiça Eleitoral", estabelece a publicação.

Vedada qualquer propaganda eleitoral nesses ônibus, caberá aos motoristas ficarem atentos e “intervir quando qualquer pessoa estiver fazendo propaganda eleitoral por ocasião do transporte, encaminhando-as, se necessário, ao Delegado da Polícia Civil para apuração de eventual crime eleitoral”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO
STF decide que pobre não deve pagar honorários se perder ação trabalhista
NAVIRAÍ
Homem é preso suspeito de matar sogro durante atentado a tiros
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil ultrapassa 604 mil mortes por Covid; média volta à estabilidade
Suspeitos de assassinato de fazendeiro em Naviraí são presos no Paraná
POLÍCIA
Suspeitos de assassinato de fazendeiro em Naviraí são presos no Paraná
Mais de 400 atletas vão disputar modalidades coletivas dos Jogos Escolares
ESPORTE
Mais de 400 atletas vão disputar modalidades coletivas dos Jogos Escolares
CAPITAL
Guarda municipal é preso dirigindo embriagado após desacatar colegas
DOURADOS
Trecho da Rua Hayel Bon Faker afetado no temporal é liberado
IVINHEMA
Descarga de 34 mil volts mata homem que fazia reparos em rede elétrica
COMER BEM
Caderno "Comer Bem" gera visibilidade e lucro ao seu negócio
PANDEMIA
Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada