Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
(67) 99257-3397
UNIGRAN

XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise

15 junho 2021 - 20h50Por Da Redação

A pandemia da Covid-19 tem mudado o rumo de diversas profissões no mundo. E, por isso, o curso de Psicologia da Unigran apresentou o tema ‘Psicologia e Pandemia’ na XVIII Jornada Acadêmica e VIII Mostra Científica, que aconteceu nos dias 7 e 8 de junho. O evento, realizado pela plataforma Google Meet e transmitido pelo YouTube, teve como abertura a palestra ‘O Corpo em Psicanálise e a Questão do Atendimento On-Line’, ministrada pela psicóloga e psicanalista, Carla Braga Valota.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unigran, Ticiana Araújo, iniciou o evento ressaltando o formato on-line da Jornada e como a situação mundial atual reflete na escolha da temática da programação.

“A pandemia é algo que está acontecendo ainda e muitos efeitos estão se dando nos sujeitos que estão vivendo este caos. Esta situação é terrível, dramática e traumática. E como nós, profissionais da Psicologia, estamos conseguindo lidar com isso? Como nós estamos conseguindo atravessar tudo isso? Como está sendo nossas práticas profissionais a partir de uma situação que nunca aconteceu?”, pontuou a coordenadora.
Ticiana ressaltou que a Psicologia, enquanto ciência, tem tentado encontrar respostas para estas situações, sendo que algumas perguntas conseguiram ser respondidas, enquanto, por outro lado, outros questionamentos ainda estão sendo construídos.

Sobre o assunto, a psicóloga e psicanalista Carla Valota, apontou que as teorias sobre a temática ainda não são definidas, já que elas estão sendo criadas a partir das experiências vividas na atualidade. “Vim contar sobre algo que nos tem atravessado. Meu intuito foi realmente apresentar o que está sendo discutido, como nós fomos atravessados na nossa prática clínica e os efeitos disso, como tenho escutado entre os pares. Se trata de uma dimensão experimental, onde as teorias estão sendo criadas, a partir desta experiência”, mencionou.

Programação

O evento ainda contou com a palestra das professoras do Projeto de Extensão do Curso de Psicologia da Unigran, Dra. Maísa Cordeiro e Me. Kamilla Golin, com o tema ‘Mulheres na Psicologia: Resgate histórico e crítica feminista’, da psicóloga e psicanalista, presidente do Conselho Regional de Psicologia – CRP 14, Marilene Kovalski, sobre ‘Pandemia, o Lugar do Conselho para a Categoria e Sociedade’.

No segundo dia, a Jornada Acadêmica contou com oito minicursos, sendo ‘Psicologia e Política de Assistência Social: desafios e possibilidades de atuação na proteção social básica’; ‘Intervenção com Mulheres Vítimas de Violência’; ‘O Papel do Psicólogo Escolar em Tempos de Pandemia’; ‘A Atuação da Psicologia na Linha de Frente: resgatando a subjetividade em tempo de pandemia’; ‘Atuação da Psicologia Hospitalar Frente à Covid-19: um olhar sob a perspectiva dos cuidados paliativos’; ‘Pensando Coletivamente Problemas Coletivos: uma introdução às práticas narrativas’; ‘Intervenções Psicológicas Mediadas pela Internet para Tratamento de Depressão no Pré e Pós Pandemia: o programa Deprexis’; e ‘Saúde Mental e (Tele) Trabalho em tempos de Pandemia’.

Apresentações culturais e trabalhos de iniciação científica também fizeram parte da programação da Jornada Acadêmica.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Corumbá pagará 13º dos servidores de forma integral em dezembro
VACINAÇÃO COVID
Após risco de desabastecimento, Ministério promete enviar 10,2 milhões de doses nesta semana
"É uma vergonha": medalha de prata expõe racha no skate do Brasil
OLIMPÍADAS
"É uma vergonha": medalha de prata expõe racha no skate do Brasil
Após perseguição da PRF, motorista consegue fugir de flagrante de tráfico
POLÍCIA
Após perseguição da PRF, motorista consegue fugir de flagrante de tráfico
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
PANDEMIA
Dourados tem 66% de ocupação e 15 vagas disponíveis de UTI Covid
PANDEMIA
Família quer que prefeitura assuma conta de R$ 130 mil de paciente que não conseguiu vaga em UTI
ESPORTE
Flamengo goleia São Paulo de virada no Maracanã pelo brasileirão
POLÍCIA
Acusadas de 'magia negra', mulher e filha de 11 anos são assassinadas a tiros
POLÍCIA
Foragido há 10 anos é preso após ser baleado e buscar socorro em hospital

Mais Lidas

NAS REDES
Dourados 360°: imagem mostra a cidade de uma forma diferente; confira
CLIMA
Nova onda de frio pode provocar mínima de 0ºC em Dourados na próxima semana
DOURADOS
Enquanto rapaz viajava, casa é furtada no Água Boa e autores levam até o cachorro
DOURADOS
Jovem bêbado é preso dirigindo em 'zigue-zague' na Presidente Vargas