Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99257-3397
IMUNIZAÇÃO

Visando a volta às aulas, profissionais da educação infantil são vacinados em Dourados

12 maio 2021 - 08h15Por Da Redação

Os profissionais da educação infantil da rede pública e privada de Dourados estão sendo vacinados contra a Covid-19 porque o retorno às aulas está previsto para começar nos CEIM’s. De forma escalonada, todos os profissionais da educação serão imunizados. O projeto de Lei que torna a educação serviço essencial foi apresentado na Câmara Municipal e, agora, depende da aprovação dos vereadores.

Da portaria à direção, independente da idade, estes profissionais vão atuar na linha de frente da recuperação dos danos que o fechamento das escolas causou. Segundo o Projeto de Lei apresentado pelo município à Câmara, a retomada das atividades deve acontecer de forma gradativa. A vacinação dos profissionais da educação não tem impacto na vacinação dos demais grupos priorizados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).

O mesmo princípio está sendo aplicado à vacinação. Nesta primeira fase, estão priorizados os trabalhadores da educação infantil. Depois, serão os profissionais que atuam do 6º ao 9º ano. E na última fase, os profissionais que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Desta forma, a volta às aulas começa pelos CEIM’s e escolas de educação infantil da rede privada, depois para os alunos do 6º ao 9º ano e, por último, para os estudantes do 1º ao 5º ano.

A priorização da educação na vacinação contra a Covid-19 é o primeiro passo no trabalho da diminuição de danos causados pela pandemia tanto aos alunos, quanto às famílias. Para a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, a retomada das atividades garante a possibilidade das famílias aumentarem a renda, além de garantir alimentação aos estudantes em situação de vulnerabilidade.

“Muitos pais, principalmente mães, estão fora do mercado de trabalho porque não tem onde deixar as crianças para ir trabalhar. A volta às aulas é fundamental para que essas famílias possam ter mais dignidade e segurança, sabendo que as crianças estão dentro de um local que segue às normas de biossegurança e no qual elas também aprendem”, explica.

Como foi feita a escolha de qual grupo vacinar antes?
Um dos critérios adotados foi o número de profissionais que atuam em cada nível da educação. Do menor número (educação infantil) de profissionais até o maior (ensino fundamental do 1º ao 5º ano). A vacinação para este grupo também depende do número de doses enviadas em cada remessa para o município, tendo uma parcela de cada lote e respeitando as outras prioridade elencadas no Plano Nacional de Imunização.

Como funciona a seleção destes profissionais?
A SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Dourados) entra em contato com todas as entidades, privadas e públicas, para organizar a lista a partir do número do CPF de cada profissional. Com os dados em mãos, a secretaria organiza o dia e horário para aplicação da dose. Os profissionais da educação são vacinados no CCI (Centro de Convivência do Idoso) André Chamorro.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso suspeito de disparos de arma de fogo
POLÍCIA
Homem é preso suspeito de disparos de arma de fogo
PMA intensifica combate a caça ilegal e quatro pessoas acabam presas
PMA intensifica combate a caça ilegal e quatro pessoas acabam presas
Dois pacientes de Dourados com Covid estão em estado gravíssimo em Rondônia
PANDEMIA
Dois pacientes de Dourados com Covid estão em estado gravíssimo em Rondônia
DEPUTADOS
Câmara aprova urgência para revisão da Lei de Improbidade Administrativa
Pelo menos 30 estabelecimentos foram notificados no primeiro dia útil pós-lockdown
DOURADOS
Pelo menos 30 estabelecimentos foram notificados no primeiro dia útil pós-lockdown
POLÍCIA
Veículo furtado é recuperado em cruzamento
POLÍCIA
Com maconha escondida no MS, adolescente é detido em São Paulo
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,53%, à espera das decisões de política de juros do Fed e do Copom
FARMÁCIA SOLIDÁRIA
Programa vai auxiliar famílias de baixa renda com distribuição de medicamentos
PONTA PORÃ
Polícia estoura entreposto e apreende quase uma tonelada de maconha

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463