sexta, 14 de junho de 2024
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS 

Vila São Braz recebe neste sábado a 10ª Edição do UEMS na Comunidade

17 maio 2024 - 06h15Por Redação

O município de Dourados, onde se localiza a sede administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), recebe neste próximo sábado (18) a 10ª Edição da maior caravana de extensão universitária do MS, o Programa UEMS na Comunidade, que visa levar atendimento em diversas frentes e promover conhecimento universitário à população local. O evento ocorrerá na Rua Ramão Ozório, 748, Vila São Braz, localizado nas proximidades do bairro Jockey Clube, das 13h às 17h.

É a segunda vez que Dourados recebe a ação capitaneada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) - anteriormente, em 2023, o Programa UEMS na Comunidade visitou a Aldeia Jaguapiru (saiba mais AQUI). Foi a primeira vez que uma ação universitária de grande porte foi realizada de forma integrada às lideranças locais indígenas na ocasião.

Com uma programação variada, o UEMS na Comunidade contará com a participação de projetos de extensão dos cursos de bacharelado: Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Turismo e Química Industrial e os cursos de licenciatura: Letras/Português Espanhol e Física. O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - mestrado e doutorado - também integra as ações. Algumas das atividades que estão previstas envolve a sustentabilidade, como a entrega de mudas para comunidade, orientação sobre coleta seletiva e fabricação de sabonetes ecológicos. Também serão oferecidos serviços de atendimento e orientação jurídica, além de agendamento para segunda via de CPF e para o “novo RG”. Haverá atendimentos dos Programas Sociais do Governo e a divulgação de cursos gratuitos. Para as crianças, haverá o momento de recriação infantil.

A execução desta Edição do Programa conta com o apoio do Governo Estadual de MS, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e com as diversas Secretarias Municipais (Educação, Saúde, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Assistência Social e Cultura). A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul também promoverá ações de atendimento à população, entre outros agentes e instituições apoiadoras.

Mais sobre o UEMS na Comunidade

O Programa de extensão da UEMS já desenvolveu ações nos municípios de Amambai, Jardim, Campo Grande (2 edições), Dourados, Maracaju e Paranaíba e já atendeu um público estimado de 80 mil pessoas.

O UEMS na Comunidade é o carro-chefe das ações da PROEC e, de acordo com a responsável pela pasta, prof. Dra. Erika Kaneta Ferri, trata-se de uma ação crucial no âmbito Universitário em nosso estado, pois “é através do Programa que a UEMS desenvolve ações e atividades nas mais diversas áreas: educação, saúde, direito humanos e justiça, ciência, meio ambiente, tecnologia e produção, cultura, arte, lazer e serviços à Comunidade”.

A UEMS, por meio do Programa UEMS na Comunidade, fornece não apenas educação e pesquisa, mas também desempenha um papel ativo no fortalecimento e no enriquecimento das comunidades em questão ofertadas as edições. A universidade passa a ter um papel significativo nas comunidades em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional.

Acompanhe as redes sociais e ações do Programa UEMS na Comunidade seguindo as redes sociais @uemsoficial e @uemsnacomunidade , na plataforma do Instagram.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AQUIDAUANA

Ladrão invade casa, agride e amarra moradora durante roubo

POLÍTICA

Manifestantes vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio

BONITO

Com carro furtado, motorista é parado a tiros ao tentar fugir da PM

SALÁRIO DE R$ 7,1 MIL

TJ/MS divulga gabarito oficial e resultado preliminar de concurso

Familiares pedem ajuda para encontrar Marcos Brandão que desaparecido
ORLA MORENA

Familiares pedem ajuda para encontrar Marcos Brandão que desaparecido

ACABOU A FERVURA?

El Niño chega ao fim, mas La Niña vem aí; saiba o que espera

Trabalhador fica ferido após cair em poço de cerca de seis metros

REPATRIADOS

Brasil vai receber da Suíça R$ 155 milhões recuperados de corrupção

CAMPO GRANDE

Homem é preso após fugir com filho e ameaçar atear fogo na casa da ex

JUDICIÁRIO

STJ anula provas contra dois investigados pela Lava Jato

Mais Lidas

HOMICÍDIO 

Douradense é encontrado morto com mãos e pés amarrados no interior do MT

DOURADOS

Interno é encontrado morto de joelhos na PED e caso é investigado

DECISÃO

Mesmo sem duplicação de pontos críticos, pedágios da BR-163 aumentam a partir desta sexta-feira

VENDA DE ALIMENTOS

Ministério Público pede fechamento de cantinas em presídios de MS