Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
UFGD

Vestibular da Teko Arandu abre 70 vagas para indígenas Guarani e Kaiowá

10 março 2020 - 07h30Por Da Redação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) abriu nesta segunda-feira, dia 09 de março, o período de inscrições do Vestibular para os candidatos concorrerem às vagas da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. O curso forma professores em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. 

São oferecidas 70 vagas e as inscrições podem ser feitas até 4 de maio, no site da UFGD, por meio do endereço eletrônico: http://arearestrita.ufgd.edu.br. Tanto o Centro de Seleção quanto a FAIND (Faculdade Intercultural Indígena) terão computadores disponíveis para quem precisar fazer a inscrição no local. 

Para ser candidato é preciso possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física), ser das etnias Guarani ou Kaiowá e ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 15 e, quem não puder pagar, pode solicitar a isenção do valor até 31 de março, seguindo os critérios apontados pelo edital do PSLIN-2020/UFGD. 

O Vestibular é dividido em três etapas que serão aplicadas no dia 31 de maio: Redação em Guarani e Redação em Língua Portuguesa; Prova Objetiva e; Prova Oral em Guarani. De manhã, das 8h às 12h30, serão as Provas de Redação e Objetiva e durante a tarde, a partir das 14h, acontecerá a Prova Oral. As provas serão realizadas ao mesmo tempo nas cidades de Amambai e Dourados.

De acordo com o cronograma, o resultado e a convocação para matrícula serão feitos em 19 de junho e as aulas começarão no segundo semestre de 2020. 

TEKO ARANDU

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" é um curso de licenciatura voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá. Ele foi implantado no ano de 2006, a partir de conjugação de esforços institucionais envolvendo a UFGD, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Movimento de Professores Indígenas, o governo do Estado, MEC, FUNAI, cerca de 20 prefeituras municipais e outras entidades. Essa graduação é oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na Universidade e também nas aldeias e escolas indígenas) e formou a sua primeira turma em 2011. O curso oferece Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A Licenciatura vem de encontro à missão da Universidade que é uma educação inclusiva que promove a troca de saberes e de experiências.

CONTATOS

Para maior segurança do candidato, as informações sobre o PSLIN-2020/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 405, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, n.º 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, das 7h às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail: cs.indigena@ufgd.edu.br.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRISE AMBIENTAL
Papa cita na ONU 'perigosa situação da Amazônia e dos indígenas'
TAQUARUSSU
Ambiental autua quatro em R$ 8,4 mil e apreende 139 quilos de pescado
UEMS
Abertas inscrições para seleção de docentes temporários na área de Letras
TRÁFICO
Casal morador em Ponta Porã é preso com maconha em Minas Gerais
SAÚDE
Setembro Verde: Central de Transplantes realiza live no próximo domingo
POLÍCIA
“Ordem do presídio”, diz ladrão de 17 anos que atirou em caminhoneiro
FUTEBOL
STJD indefere pedido e confirma Palmeiras e Flamengo para domingo
MEIO AMBIENTE
Polícia desmonta acampamento, apreende arma e munição e evita caça ilegal
RIO DE JANEIRO
Lava Jato denuncia Wassef e mais 4 por peculato e lavagem de dinheiro
CAMPO GRANDE
Envolvido em acidente que matou militar do Exército é Guarda Municipal

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados