terça, 22 de abril de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Vereador pede suspensão de obra da Câmara após irregularidades encontradas

25 março 2025 - 14h26Por Da Redação

O vereador Rogério Yuri (PSDB), presidente da Comissão de Obras da Câmara Municipal de Dourados, solicitou a suspensão imediata das obras de reforma e ampliação do prédio da Casa de Leis. A decisão foi tomada após uma vistoria no local, na qual foram identificadas diversos problemas estruturais e contratuais. Yuri e o vereador Elias Ishy (PT) fiscalizaram os trabalhos na semana passada.

Durante sessão na Câmara, Rogério Yuri, que é arquiteto por formação e tem mais de 700 obras assinadas em Dourados, expôs preocupações sérias em relação à segurança da obra e à falta de documentação essencial. Segundo ele, o responsável pela execução da obra admitiu que tomou decisões por conta própria, sem aprovação do arquiteto do projeto ou da Prefeitura Municipal. "Muito me preocupou a fala do responsável da obra, quando ele disse que teve que tomar algumas decisões por achar que a maneira que estava sendo executada estava errada. Ele tomou a iniciativa de modificar a estrutura, retirando e inserindo pilares sem autorização formal", relatou Yuri. 

A fiscalização também apontou alterações estruturais no prédio sem a devida aprovação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). "A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da empresa responsável pela obra não existe. Como uma obra desse porte está sendo conduzida sem a devida documentação? Cadê o projeto atualizado, aprovado pelos órgãos competentes?", questionou o vereador.

Outro ponto de preocupação levantado é a segurança dos trabalhadores e servidores que frequentam o prédio. "Se essa estrutura vier a desabar, quem será o responsável? Somos nós, vereadores, que falhamos na fiscalização. Já vimos tragédias em nossa cidade, como o desabamento de lajes que resultaram em mortes. Precisamos evitar que isso aconteça aqui", alertou Yuri.

O arquiteto e vereador citou episódios de desabamento ocorridos em Dourados como exemplos do perigo que a execução irregular de obras pode representar. "Já vimos pessoas perderem a vida em nossa cidade por falhas estruturais. Tivemos o caso de uma loja de veículos, onde a laje desabou, e também de uma padaria. Meu receio é que a falta de responsabilidade técnica nessa obra da Câmara leve a um novo desastre."
 
Pedido de suspensão e auditoria
Diante das irregularidades encontradas, Yuri encaminhou um documento oficial à presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla, recomendando a suspensão imediata da obra. O documento cita a necessidade de assegurar a regularidade da aplicação de recursos públicos e a segurança estrutural do edifício, conforme previsto no artigo 147 da Lei 14.133 de 2021.
 
As medidas solicitadas incluem: Paralisação imediata da obra até que as responsabilidades técnicas sejam esclarecidas; reanálise e aprovação do projeto estrutural com a garantia de conformidade com as normas vigentes; apuração de possíveis prejuízos decorrentes das alterações feitas sem aprovação; auditoria jurídica e técnica para investigar a responsabilidade da empresa contratada e do fiscal da obra, podendo resultar em sanções administrativas.
 
Fiscalização rigorosa
O vereador reforçou que a responsabilidade pela fiscalização recai sobre a própria Câmara. "Se essa estrutura desabar, quem será responsabilizado? Nós, vereadores. Somos nós que devemos fiscalizar. Por isso, meu compromisso é garantir que essa obra seja feita dentro da legalidade e com a segurança necessária", destacou o parlamentar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alvos de operação por suspeita de venda de sentenças retornam às funções no TJMS
ULTIMA RATIO

Alvos de operação por suspeita de venda de sentenças retornam às funções no TJMS

Funtrab realiza 'Feirão do Jovem Trabalhador' nesta quinta-feira
OPORTUNIDADE

Funtrab realiza 'Feirão do Jovem Trabalhador' nesta quinta-feira

Condenado há 17 anos por estuprar a enteada é preso em MS
COXIM

Condenado há 17 anos por estuprar a enteada é preso em MS

BRASIL

Projeto isenta de ICMS compras e serviços realizadas por pessoas com doenças graves e deficiências

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros que seriam entregues em SP
CONTRABANDO

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros que seriam entregues em SP

DOURADOS

Doenças respiratórias fazem lotar de pacientes UPA e Hospital da Vida

LEGISLATIVO DE MS

Reforma de escola e posto policial em Dourados são reivindicados por Renato Câmara

BRASIL

Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta-feira

CONQUIST

Egressa da Unigran preside o TRT no Mato Grosso

POLÍCIA

Carga de maconha avaliada em mais de R$ 8 milhões é apreendida na na MS-295

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Corpo de homem atacado por onça no Pantanal é encontrado

TRAGÉDIA 

PMA confirma ataque de onça que matou caseiro no Pantanal e aponta possíveis causas

SERPENTE

Cobra coral é encontrada em cima de cama em residência de Dourados

PÁSCOA E TIRADENTES

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados