sábado, 18 de abril de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Vereador defende ampla divulgação sobre descontos em dívida agrícola

02 junho 2015 - 08h25

O vereador Silas Zanata (PV) solicitou por meio de indicação que as secretarias municipais de Agricultura Familiar e Economia Solidária e de Desenvolvimento Econômico Sustentável façam ampla divulgação aos agricultores familiares e pequenos produtores que contraíram empréstimos junto ao Banco do Brasil da Resolução 4.298, que autoriza a concessão de desconto de 80% para liquidação e 40% para negociação das operações ao amparo das linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O prazo para realização desta operação termina no final deste mês de junho.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que o Banco do Brasil está autorizado a receber a liquidação das operações de crédito rural e custeio contratados até 31 de dezembro de 2010 ao amparo dos grupos A e A/C do Pronaf, Fundos Constitucionais (como o FCO) ou da União que estiverem em inadimplência em 30 de dezembro de 2013.

A medida visa à apuração do saldo devedor, que deve ser recalculado com encargos financeiros de normalidade até a data da liquidação, sem a incidência do bônus de adimplência contratual, sem o cômputo de multa, mora ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou honorários advocatícios. Em Mato Grosso do Sul existem 5.757 contratos pendentes, o que gera um valor de R$ 65.473.316,03.

Para Silas, que também é produtor e vice-presidente da comissão permanente de Agricultura e Pecuária da Câmara Municipal a medida é uma oportunidade para que os agricultores possam quitar dívidas ou renegociá-las.

“A divulgação favorecerá grandemente aqueles que estão inadimplentes ou aguardando a oportunidade para quitar suas dívidas junto à instituição financeira”, avalia o vereador, para quem a divulgação é muito importante, para que o produtor rural possa ter informações de prazo para negociar as dívidas adquiridas que consequentemente não foram pagas ainda.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça converte flagrante em preventiva contra autor de necrofilia
ELDORADO

Justiça converte flagrante em preventiva contra autor de necrofilia

População no Brasil cresce em ritmo menor e está envelhecendo
PESQUISA

População no Brasil cresce em ritmo menor e está envelhecendo

Entregador é condenado por matar jovem após crise de ciúmes
JUSTIÇA

Entregador é condenado por matar jovem após crise de ciúmes

STF decreta inconstitucional lei de SC que proibia cotas raciais
JUDICIÁRIO

STF decreta inconstitucional lei de SC que proibia cotas raciais

Polícia apreende 124 quilos de folhas de coca com bolivianos
ÔNIBUS

Polícia apreende 124 quilos de folhas de coca com bolivianos

FUTEBOL

Everaldo Marques vai ser o narrador dos jogos da Seleção na Copa

POLÍCIA

Idosa descobre fraude após dificuldade para acessar app do Gov.br

INTERNACIONAL

Segurança pública de MS é destaque no combate ao crime organizado 

DESAPARECIDO

Família pede ajuda para encontrar Rogério, sumido desde abril

FUTEBOL

Corinthians perde mando, e Hugo, Matheuzinho e André são suspensos

Mais Lidas

RIO NEGRO

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

VILA SÃO BRAZ

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

CLIMA

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados

ELDORADO

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia