sexta, 06 de março de 2026
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CLIMA

Verão começa hoje e calorão pode beirar os 40°C em Dourados

21 dezembro 2021 - 08h14Por Wender Carbonari

O verão começa nesta terça-feira (21) no Brasil, exatamente às 11h59 (horário de MS). A estação vai até o dia 20 de março, tendo como característica dias mais longos, temperaturas mais altas e maior volume de chuvas. 

Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional, unidade vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), Josina Nascimento, as mudanças de estações acontecem em decorrência da alteração no posicionamento do planeta em relação ao sol. 

"O início das estações está associado aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono) que são definidos pela posição da terra em sua órbita em torno do sol bem como pela inclinação do eixo de rotação da terra em relação ao plano de sua órbita”, disse em matéria publicada no site do Governo Federal. 

Mais calor

Em Dourados, as previsões climáticas para esta semana de véspera de Natal mostram que as temperaturas devem se manter em elevação. 

Nesta terça-feira (21) a máxima pode chegar em 38°C e mínima de 22°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Para amanhã (22) é esperado calorão ainda mais intenso, com máxima de 39°C e mínima esperada de 24°C em Dourados. 

A atenção em relação à saúde deve ser redobrada já que, além do forte calor, as taxas de umidade relativa do ar devem ficar próximas de 20% nestes dois dias.

Não há previsão de chuvas volumosas na cidade  para os próximos dias. Apenas na quinta-feira (23) o Inmet indica dia com aumento de nebulosidade e possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva isoladas. Máxima esperada é de 33°C e mínima de 25°C. 

Na sexta (24), véspera de Natal, a temperatura mais alta do dia deve beirar os 35°C e no sábado (25) os termômetros podem atingir 36°C em Dourados. 

Hoje (21), por volta das 8h, a sensação térmica na cidade já havia superado os 30°C, consoante o Guia Clima. 

Tempo seco

O município continua com índice acumulado de chuva abaixo da média esperada para este mês. 

Até agora, 57.8 mm foram registrados, ante os 177.7 esperados para dezembro de acordo com dados compilados em 40 anos de monitoramento climático da Embrapa Agropecuária Oeste.

A chuva mais recente ocorrida em Dourados é datada de 18 de dezembro, quando foram contabilizados 17.2 mm.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Nikolas usou jato de Vorcaro para encontro com Bolsonaro em 2022

SAÚDE

Família doa órgãos de enfermeira morta a marteladas por bombeiro

Articulação de Geraldo Resende garante habilitação de serviço de referência em doenças raras na APAE
CAMPO GRANDE

Articulação de Geraldo Resende garante habilitação de serviço de referência em doenças raras na APAE

ROCHEDO

Pescador encontra cadáver em estado de decomposição em córrego

MERCADO FINANCEIRO

Dólar cai para R$ 5,24, de olho em conflito no Irã e dados dos EUA

VIOLÊNCIA

Mulher é sequestrada e ameaçada de mutilação; suspeito é preso

ELEIÇÕES 2026

Eduardo Leite oficializa pré-candidatura à Presidência pelo PSD

RIBAS DO RIO PARDO

Polícia recupera postes e palanques furtados de propriedade rural

TJ/MS

"Gatos" de energia em central de abastecimento gera condenação

APARECIDA DO TABOADO

Jovem é preso ao ser flagrado no quarto de adolescente de 12 anos

Mais Lidas

DOURADOS

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

MATO GROSSO DO SUL 

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

JARDIM ÁGUA BOA

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica