A estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste em atividade desde 1979 no município de Dourados apurou rajadas de vento de 44 quilômetros por hora às 10h19 deste sábado (23).
Com base na escala de Beaufort, que classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde calmo (inferior a 2 km/h, escala 0) até tornado (superior a 100 km/h, escala 10), o Guia Clima emitiu alerta de vento muito forte.
Dourados também foi alertado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre perigo de tempestade desde as primeiras horas do dia.
No entanto, um segundo aviso meteorológico apontou que esse risco aumentará entre 17h de hoje e 3h de domingo (24), com possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros ao dia.
Os riscos aumentam porque também há probabilidade de ventos superiores a 100 quilômetros por hora e queda de granizo, o que pode causar danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Dourados ainda tenta se recuperar dos estragos pelo temporal do dia 15 passado, quando a chuva acompanhada por ventos com velocidade de quase 80 quilômetros por hora derrubou quase 200 árvores no município, segundo a prefeitura.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva acumulada neste mês já é de 215.0 milímetros, ante a média mensal de 144.3 milímetros calculada com base em quase quatro décadas de monitoramento climático no município.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições de vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais segue até maio

Papa de todos, todos, todos

PEC da Segurança não traz mudanças significativas, dizem pesquisadores

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem", diz presidente do Congresso

A vitória de Cristo sobre a morte!

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1
Homem é ferido a tiros por motorista de veículo
ITAMARATIHomem é executado em frente a mercado; mulher fica ferida

Licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 segue até dia 30
Convocados da lista de espera do SISU 2025 devem se matricular até dia 24 de abril
Mais Lidas

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

Com gasolina, homem ameaça atear fogo em casa com esposa e filha
