Menu
Busca terça, 24 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Família mantém negócio de 20 anos para tirar um 'extra' no Dia de Finados

30 outubro 2020 - 11h54Por Jessica Beatriz

Para muitas pessoas o feriado de Finados, no dia 2 de outubro, é utilizado para homenagear e fazer orações por entes queridos que já partiram deste plano terrestre. Neste ano, a estimativa é que menos de 50 mil pessoas visitem os cemitérios em Dourados por conta da pandemia do Covid-19.

Além de ser um momento de reflexão, Livaine Tote, faz desse dia uma forma de complementar a renda da família há mais de 20 anos. Com uma barraca no cemitério municipal Santo Antônio de Pádua, a florista espera vender de 600 a 800 vasos neste período. Antes da pandemia, a meta era 1 mil.

Ao longo dos anos, o negócio se tornou familiar, ela conta que atualmente os filhos e as noras participam da venda de flores no local, alguns em outras barracas. A comerciante disse que o investimento na compra de produtos foi maior neste ano, devido aos preços elevados das flores.

Em um ponto considerado privilegiado, em uma das entradas do cemitério, a florista disse que isso ocorre devido a muita dedicação, “já chegamos a dormir oito dias dentro do carro em frente a Sensur [Secretaria Municipal de Serviços Urbanos] para pegar o melhor ponto”, explicou ela.

A reportagem do Dourados News esteve no local e constatou um número menor de barracas instaladas, comparado aos anos anteriores. Além disso, ainda há mato nos corredores e, aqueles que foram cortados, não foram retirados. Em outras partes, é possível notar lixo, como garrafas de refrigerante, jogados no chão.


Pandemia do Covid-19

Na quinta-feira (29), durante um vídeo na página do Governo do Estado, a secretária adjunta da Saúde, Christine Maymone orientou a população para que as homenagens sejam feitas de outras formas, que não sejam presenciais, caso possível, devido à pandemia do novo coronavírus.

Porém, caso tenha que ir até o cemitério, a orientação é que as regras de higienes sejam adotadas neste Dia de Finados, “a gente pede que você não esqueça das medidas de biossegurança, uso da máscara, álcool em gel, distanciamento e não ir em horários que tenha aglomerações”, enfatizou ela.

Conforme informado pelo Dourados News, a Prefeitura Municipal de Dourados, publicou o decreto n° 2.958, na quinta-feira (22), com as regras que devem ser cumpridas em cemitérios e capelas da cidade para evitar a propagação do vírus que já levou mais de 100 pessoas a óbito no município, de acordo com o boletim.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Identificado assassino de jovem morto no aniversário do irmão
CONTÁGIO
Grupo de pesquisadores diz que Brasil vive 'início de 2ª onda' de Covid
SÃO GABRIEL
Com tiros na cabeça e pescoço, homem é socorrido em estado grave
MUDANÇA NA CASA BRANCA
Trump autoriza início do processo de transição do poder para Biden
APARECIDA DO TABOADO
Homem é acusado de arrastar por duas quadras cachorro que fugiu
UFGD
Prazo para inscrição no Bolsa Cultura Web termina nesta sexta-feira
ESPORTE
Corumbaense e Maracaju desistem de jogar o Estadual de Futebol
ESPORTES
Atleta de Amambai é vice-campeão brasileiro sub-18 de atletismo
PEDRO JUAN
Polícia acusa PCC por ataque que dilacerou nariz de criança na fronteira
CORONAVÍRUS
Ex-ministro que minimizou pandemia é internado com Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados
DOURADOS
Homem é preso após tentar atropelar policiais em abordagem na BR-163 
DOURADOS
Mulher é presa após atear fogo na casa do ex-marido, cadeirante