Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
SESSÃO SOLENE

Velha guarda da Educação Física reencontra-se em sessão na Câmara

06 setembro 2017 - 15h20

Na sessão solene realizada na noite de ontem (05), na Câmara de Dourados, o Plenário Weimar Gonçalves Torres foi palco de muitas emoções com os 50 homenageados pela data do Dia Nacional do Profissional em Educação Física ocorrida no dia 1º último, principalmente para um grupo de pessoas que marcaram épocas atuando em escolas, no esporte e em outras atividades exercidas pela profissão no município.

Entre os inúmeros pioneiros que transformaram esta disciplina em intelectual, criativa e dinâmica, além de esportiva, os homenageados por proposição do vereador Idenor Machado (PSDB) juntamente com a profissional em educação física Marisa Araújo, Conselheira Regional do CREF (Conselho Regional de Educação Física), aconteceu o encontro da velha guarda dos profissionais que receberam seus respectivos certificados, entre eles, Amaury Tetila, Ubaldo Gomes, Carlos Muchão Castilho, Rubens Issao Minagutti, Altino Mazzini, José Roberto Catanio, o "Macarrão", José Renivaldo de Alencar entre outros profissionais que marcaram histórias no município.

Parte da história da Educação Física nas escolas douradenses teve seu inicio após passar pelas mãos de Sultam Rasslan, leigo na sua época, posteriormente com os profissionais Mário Luís que foi o primeiro graduado em Dourados na área e que dá sequência até os dias atuais nas escolas, nas quadras, nos jogos e o mais importante, na formação do cidadão e da cidadã.

Na sessão, muitos dos homenageados vieram de outras cidades e Estados, como Fauzi Faker, que atualmente reside em Campo Grande, Eron Pimentel, em Olinda (PE), Altino Mazzini, de Presidente Wenceslau (SP) entre outros profissionais.

Participaram do ato a presidente da Câmara Municipal, vereadora Danielle Hall, os vereadores Idenor Machado, Braz Mello, Romualdo Ramim, o coordenador da Governadoria Regional do Governo do Estado, ex-deputado estadual Valdenir Machado e Nei Coinete, coordenador do Núcleo Regional de Educação Física e Carlos Eduardo Stranieri, o "Goiaba" representando a FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).

Outra personagem da história da Educação de Dourados que foi merecidamente homenageada no ato, foi à professora aposentada nos dias atuais e então Secretária de Educação na década de 80, Sireunise Camargo Dorta.
Através de sua gestão ela coordenada pelo professor Rubens Issao Menegutti, o "Bim" implantou a Educação Física em Dourados nas escolas municipais e determinou a criação dos Jogos da Primavera, Jogos Abertos, Jogos do Inverno, JED (Jogos Escolares de Dourados), JOREME (Jogos da Rede Municipal de Ensino) entre outras atividades esportivas e culturais.

Sireniuse Dorta na administração do então prefeito José Elias Moreira foi secretária de Promoção Social e posteriormente assumiu a pasta de Educação bem como na gestão do então prefeito Luís Antônio.

Vale lembrar que foi na gestão dela que foi criada a FUNCED (Fundação de Cultura e de Esporte de Dourados), após desvincular a Cultura e o Esporte da pasta da Secretaria de Educação.


Deixe seu Comentário

Leia Também

CLIMA
Temperatura cai mais de 8°C em três horas em Dourados
CORUMBÁ
Faculdade deve indenizar por falta de comprovação de débitos
DOURADOS
Após erro de cálculo na hora extra, Funsaud vai descontar dinheiro pago a mais em salários
ANGÉLICA
Homem é preso ao ser flagrado mandando vídeos pornográficos a criança
PANDEMIA
Quase 30% das pessoas infectadas por coronavírus em Dourados estão recuperadas
ECONOMIA
Dólar fecha em alta com incerteza política no radar dos investidores
MATO GROSSO DO SUL
Mapa mostra que 77% dos feminicídios acontecem dentro de casa
MATO GROSSO DO SUL
Balança comercial tem superávit de US$ 4,548 bilhões em maio
PANDEMIA
Vizinho de MS, Paraguai chega próximo de confirmar mil casos de coronavírus
POLÍCIA
Morador de Nioaque é condenado a três anos de prisão por vender arma a adolescente

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce