Na sessão solene realizada na noite de ontem (05), na Câmara de Dourados, o Plenário Weimar Gonçalves Torres foi palco de muitas emoções com os 50 homenageados pela data do Dia Nacional do Profissional em Educação Física ocorrida no dia 1º último, principalmente para um grupo de pessoas que marcaram épocas atuando em escolas, no esporte e em outras atividades exercidas pela profissão no município.
Entre os inúmeros pioneiros que transformaram esta disciplina em intelectual, criativa e dinâmica, além de esportiva, os homenageados por proposição do vereador Idenor Machado (PSDB) juntamente com a profissional em educação física Marisa Araújo, Conselheira Regional do CREF (Conselho Regional de Educação Física), aconteceu o encontro da velha guarda dos profissionais que receberam seus respectivos certificados, entre eles, Amaury Tetila, Ubaldo Gomes, Carlos Muchão Castilho, Rubens Issao Minagutti, Altino Mazzini, José Roberto Catanio, o "Macarrão", José Renivaldo de Alencar entre outros profissionais que marcaram histórias no município.
Parte da história da Educação Física nas escolas douradenses teve seu inicio após passar pelas mãos de Sultam Rasslan, leigo na sua época, posteriormente com os profissionais Mário Luís que foi o primeiro graduado em Dourados na área e que dá sequência até os dias atuais nas escolas, nas quadras, nos jogos e o mais importante, na formação do cidadão e da cidadã.
Na sessão, muitos dos homenageados vieram de outras cidades e Estados, como Fauzi Faker, que atualmente reside em Campo Grande, Eron Pimentel, em Olinda (PE), Altino Mazzini, de Presidente Wenceslau (SP) entre outros profissionais.
Participaram do ato a presidente da Câmara Municipal, vereadora Danielle Hall, os vereadores Idenor Machado, Braz Mello, Romualdo Ramim, o coordenador da Governadoria Regional do Governo do Estado, ex-deputado estadual Valdenir Machado e Nei Coinete, coordenador do Núcleo Regional de Educação Física e Carlos Eduardo Stranieri, o "Goiaba" representando a FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).
Outra personagem da história da Educação de Dourados que foi merecidamente homenageada no ato, foi à professora aposentada nos dias atuais e então Secretária de Educação na década de 80, Sireunise Camargo Dorta.
Através de sua gestão ela coordenada pelo professor Rubens Issao Menegutti, o "Bim" implantou a Educação Física em Dourados nas escolas municipais e determinou a criação dos Jogos da Primavera, Jogos Abertos, Jogos do Inverno, JED (Jogos Escolares de Dourados), JOREME (Jogos da Rede Municipal de Ensino) entre outras atividades esportivas e culturais.
Sireniuse Dorta na administração do então prefeito José Elias Moreira foi secretária de Promoção Social e posteriormente assumiu a pasta de Educação bem como na gestão do então prefeito Luís Antônio.
Vale lembrar que foi na gestão dela que foi criada a FUNCED (Fundação de Cultura e de Esporte de Dourados), após desvincular a Cultura e o Esporte da pasta da Secretaria de Educação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saúde de MS amplia oferta de profilaxia como estratégia de prevenção ao HIV

Paulista é flagrado com droga na rodoviária de Dourados e vai preso

STF faz audiência de conciliação sobre descontos irregulares no INSS
Trabalhador rural morre após cair de cavalo em fazenda

Dourados e municípios da região amanhecem sob "camadas de gelo"; veja vídeo

Homem é preso após furtar 34 barras de chocolate e carregar munições em Dourados

Brasileira continua à espera de resgate na Indonésia depois de 4 dias

Pautada redação final de proposta que fortalece a campanha "Não é Não"

Homem invade residência para roubar e tenta imobilizar moradora em Dourados

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Com celular no bolso de atirador, líderes do PCC assistiram execução ao vivo em Dourados

Idoso é preso por estupro após entregar dinheiro para criança e praticar atos libidinosos
