quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Vacinação contra a Covid-19 de crianças deve começar na terça-feira, para grupo prioritário

14 janeiro 2022 - 14h50Por Thalyta Andrade

A distribuição aos postos de saúde das doses de vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, em Dourados, começa na próxima segunda-feira (17) e a aplicação das doses de fato está prevista para terça-feira (18).

O cronograma da Secretaria Municipal de Saúde foi confirmado ao Dourados News pelo secretário municipal adjunto de saúde e também responsável pelo Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques.

"Nosso motorista vai buscar essa vacina amanhã de manhã [neste sábado] e o atraso que houve na entrega por parte do Ministério da Saúde para nós, não interferiu em nada. Essa vacina estará disponível para o município neste final de semana. Sábado e domingo faremos toda a parte administrativa de inserção dos dados no sistema e a partir de segunda será a distribuição da vacina nos postos já definidos. As doses para as crianças serão nas unidades de saúde, exclusivamente. [...] Efetivamente essa vacina se dará a partir de terça-feira. A Central de Vacinação continua aberta para doses às pessoas de 12 anos ou mais", explicou o secretário.

Conforme dados e estimativa da SES/MS (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), Dourados tem mais de 23 mil crianças de 5 a 11 anos, que deverão receber a dose do imunizante pediátrico da Pfizer.

 

Os postos de saúde que farão a vacinação das crianças são: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. O horário de atendimento dos postos é de 7h às 11h e das 13h às 17h.

No total, segundo divulgado pela Prefeitura de Dourados, serão cerca de 1,1 mil doses disponibilizadas neste primeiro lote.

A campanha começa com atendimento a crianças que façam parte do primeiro grupo prioritário, com 5 a 11 anos e que tenham deficiência permanente ou comorbidades, indígenas, quilombolas e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer).

Neste caso, é necessária a apresentação de atestado médico que comprove a condição de comorbidade da criança ou das pessoas com quem ela convive. Já para indígenas e quilombolas é necessária a apresentação de documentação oficial de identificação. É preciso a presença de um adulto responsável para que a imunização seja realizada. 

Depois, conforme recomendado em Resolução Técnica da SES/MS, a vacinação deve prosseguir com ordem decrescente, dando início às crianças mais velhas de 10 e 11 anos, seguindo para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos.

Já a vacinação da população adulta e adolescentes, continua normalmente na Central de Vacinação que funciona em Dourados no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, ao lado do estádio Douradão. Essa Central será desativada somente em fevereiro, quando a vacina volta a ficar disponível nas unidades de saúde dos bairros (confira aqui).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prisão domiciliar de Fahd Jamil é mantida por problemas de saúde
CAPITAL

Prisão domiciliar de Fahd Jamil é mantida por problemas de saúde

SIG localiza jovem que estava desaparecida
DOURADOS

SIG localiza jovem que estava desaparecida

Ladrão estoura janela e furta diversos objetos em residência
DOURADOS

Ladrão estoura janela e furta diversos objetos em residência

TSE define tempo de propaganda eleitoral dos partidos
POLÍTICA

TSE define tempo de propaganda eleitoral dos partidos

Vítima de queda de cavalo em fazenda morre no Hospital da Vida
DOURADOS

Vítima de queda de cavalo em fazenda morre no Hospital da Vida

ESPORTES

Eliminatórias: Brasil encara Equador que ainda luta por vaga na Copa

OBRAS

Riedel anuncia conclusão do Aquário do pantanal para o próximo mês de março

REGIÃO

Jovem é preso por furtar celular de armário de empresa

RESERVA INDÍGENA

Ministra Damares deve visitar Dourados para implantar projeto de proteção a crianças

POLÍCIA

Foragido, homem acusado de homicídio é capturado

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262