quinta, 19 de maio de 2022
Dourados
18°max
min
Campo Grande
17°max
min
Três Lagoas
21°max
min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Vacinação contra a Covid-19 de crianças deve começar na terça-feira, para grupo prioritário

14 janeiro 2022 - 14h50Por Thalyta Andrade

A distribuição aos postos de saúde das doses de vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, em Dourados, começa na próxima segunda-feira (17) e a aplicação das doses de fato está prevista para terça-feira (18).

O cronograma da Secretaria Municipal de Saúde foi confirmado ao Dourados News pelo secretário municipal adjunto de saúde e também responsável pelo Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques.

"Nosso motorista vai buscar essa vacina amanhã de manhã [neste sábado] e o atraso que houve na entrega por parte do Ministério da Saúde para nós, não interferiu em nada. Essa vacina estará disponível para o município neste final de semana. Sábado e domingo faremos toda a parte administrativa de inserção dos dados no sistema e a partir de segunda será a distribuição da vacina nos postos já definidos. As doses para as crianças serão nas unidades de saúde, exclusivamente. [...] Efetivamente essa vacina se dará a partir de terça-feira. A Central de Vacinação continua aberta para doses às pessoas de 12 anos ou mais", explicou o secretário.

Conforme dados e estimativa da SES/MS (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), Dourados tem mais de 23 mil crianças de 5 a 11 anos, que deverão receber a dose do imunizante pediátrico da Pfizer.

 

Os postos de saúde que farão a vacinação das crianças são: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. O horário de atendimento dos postos é de 7h às 11h e das 13h às 17h.

No total, segundo divulgado pela Prefeitura de Dourados, serão cerca de 1,1 mil doses disponibilizadas neste primeiro lote.

A campanha começa com atendimento a crianças que façam parte do primeiro grupo prioritário, com 5 a 11 anos e que tenham deficiência permanente ou comorbidades, indígenas, quilombolas e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer).

Neste caso, é necessária a apresentação de atestado médico que comprove a condição de comorbidade da criança ou das pessoas com quem ela convive. Já para indígenas e quilombolas é necessária a apresentação de documentação oficial de identificação. É preciso a presença de um adulto responsável para que a imunização seja realizada. 

Depois, conforme recomendado em Resolução Técnica da SES/MS, a vacinação deve prosseguir com ordem decrescente, dando início às crianças mais velhas de 10 e 11 anos, seguindo para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos.

Já a vacinação da população adulta e adolescentes, continua normalmente na Central de Vacinação que funciona em Dourados no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, ao lado do estádio Douradão. Essa Central será desativada somente em fevereiro, quando a vacina volta a ficar disponível nas unidades de saúde dos bairros (confira aqui).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reinaldo garante que duplicação da Coronel Ponciano será iniciada, diz Neno
DOURADOS

Reinaldo garante que duplicação da Coronel Ponciano será iniciada, diz Neno

Operação resgata 183 vítimas de exploração sexual infantil no país
BRASIL

Operação resgata 183 vítimas de exploração sexual infantil no país

LEGISLATIVO DE MS

Previstos quatro projetos para análise parlamentar durante a Ordem do Dia

Projeto para novo terminal de passageiros do aeroporto será licitado em junho
DOURADOS

Projeto para novo terminal de passageiros do aeroporto será licitado em junho

3ª Douratech apresenta novas tecnologias para o agronegócio
UFGD

3ª Douratech apresenta novas tecnologias para o agronegócio

DOURADOS

Operação contra o tráfico é deflagrada em Dourados e suspeito morre após confronto com policiais

HOMESCHOOLING

Câmara aprova texto-base de projeto que autoriza ensino domiciliar

PONTA PORÃ

Mulher é presa em flagrante com armas e munições presas ao corpo

LOTERIA

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 53 milhões

TRÁFICO

Polícia faz a maior apreensão de maconha da história do Paraguai

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO

Dupla é executada em pátio de posto de combustíveis

IDENTIFICADO E PRESO

Quarto envolvido em roubo de joalheria saiu de Dourados para dar apoio aos assaltantes

DOURADOS 

Jovens presos por tráfico vendiam drogas para público universitário

FRONTEIRA

Prefeito de Pedro Juan é alvo de atentado a tiros