Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Universidade vai produzir álcool 70% para atender demanda do HU

04 abril 2020 - 09h50Por Da Redação

Professores e técnicos de laboratório da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da UFGD iniciam, na próxima semana, a produção de álcool líquido 70% no laboratório multiusuário da Universidade. O projeto já foi aprovado pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros.

Segundo o técnico de laboratório Wesley Pereira da Silva, a produção inicial será de 2,6 mil litros de álcool líquido 70%, visando repor o estoque do produto no Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD). Ele e os colegas, todos doutores em Química, vêm trabalhando intensamente para colocar em prática essa ação, visto que, por conta da pandemia de covid-19, o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.

Para a produção do material, a equipe usará água destilada dos próprios destiladores da Universidade e etanol que, para esta primeira produção, foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul. 

A intenção é aumentar a produção, mas, para isso, a UFGD precisa de doação da principal matéria-prima, o etanol. "Queremos estender o projeto para atender também a rede municipal de saúde, que trabalha para toda a região. Mas, para isso, precisamos de parcerias para a produção", explicou Wesley.

Todo o processo de rotulação do álcool líquido 70% já está pronto. A Universidade também já adquiriu as embalagens para armazenar o produto.

Conforme a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, professora Patrícia Hatsue, a interlocução entre os vários setores da UFGD e os órgãos responsáveis foi fundamental. A docente é membro da Comissão para Estudo da Viabilidade de Regulamentação Legal e Técnica da Produção de Álcool 70 e acompanhou o transporte do produto para o local indicado pela Segurança do Trabalho e pelo Corpo de Bombeiros e, ainda, verificou o seu procedimento de diluição.

Ela também agradeceu a mobilização de setores das Unidades Acadêmicas da UFGD: FACET, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), e as iniciativas e o empenho de profissionais que foram fundamentais, incluindo os técnicos de laboratório Wesley Pereira da Silva e Marcos Henrique Pereira Wondracek.

Interessados em contribuir para a ação fazendo a doação de matérias-primas podem entrar em contato pelo telefone (67) 99643-7171 (Wesley).

COMISSÃO

Em portaria publicada recentemente, a reitoria da UFGD constituiu a Comissão para Estudo da Viabilidade de Regulamentação Legal e Técnica da Produção de Álcool 70 INPM0, para diluição, envase, rotulação e distribuição do material a ser produzido.

São membros da Comissão os professores Ademir de Souza Pereira e Tiago André Denck Colman e o técnico de laboratório Wesley Pereira da Silva, todos da FACET, o engenheiro de Segurança do Trabalho da UFGD, Mailson Jose da Silva, a engenheira civil da UFGD, Raquel Gabriel Matheus, a chefe da Divisão de Gestão Ambiental da UFGD, Vera Luci de Almeida, Franz Maciel Mendes, da Assessoria da Administração Superior-Relações Públicas da UFGD, e os pró-reitores Cristiane Stolte (Avaliação Institucional e Planejamento), Patricia Hatsue Suegama (Ensino de Pós-graduação e Pesquisa) e Ricardo França de Brito (Administração).

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Caminhão da Caixa chega a Tacuru para apoio no auxílio emergencial
DOURADOS
Câmara de Vereadores suspende atividades após segundo caso de Covid-19
RIO BRILHANTE
Polícia apreende 131 quilos de maconha e skunk em assoalho de veículo
GERAL
Ex-juiz Nicolau dos Santos Neto morre aos 91 anos em São Paulo
ECONOMIA
Mães menores de idade já podem pedir o auxílio emergencial
CAPITAL
Homem é encontrado morto com marcas de tiros em cachoeira
UEMS
Trabalho remoto segue até 5 de junho nas 15 Unidades Universitárias
POLÍTICA
Governo nomeia assessor de líder do Centrão para presidência do FNDE
PONTA PORÃ
Jovem de 25 anos é executado com tiros de fuzil na fronteira
TEMPO
Segunda-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce