Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Universidade recebe mais 5 mil litros de etanol para produção de álcool 70%

08 abril 2020 - 17h05Por Da Redação

A UFGD recebeu ontem (07) a doação de mais 5 mil litros de etanol para a produção de álcool 70% líquido no laboratório multiusuário da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET/UFGD). A doação foi feita pela Usina Monte Verde, de Ponta Porã, e entregue pela distribuidora de pretróleo Taurus.

Todo o trabalho está sendo acompanhado por equipes do Corpo de Bombeiros para a segurança dos técnicos de laboratórios envolvidos e professores . A primeira produção alcançou, em dois dias, 2.600 litros que já foram distribuídos para o Hospital Universitário, Prefeitura Universitária, Centro de Abastecimento Farmacêutico, Polícia Militar, Exército, Hospital da Missão Caiuás e Unidade Básica de Saúde do Jardim Cuiabazinho. O etanol dessa primeira produção foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul.

Essa segunda etapa de produção será destinada Centro de Controle de Zoonoses, SAMU, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Guarda Municipal e para a Unidade Básica de Saúde do Altos do Indaiá. Segundo a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, professora Patrícia Hatsue, a demanda dos órgãos públicos, que estão no enfrentamento da pandemia, está sendo atendida conforme solicitação.

Para o coordenador do curso de Química da UFGD, professor Tiago Colman, a participação no projeto de produção está restrita a servidores por questão de segunça. "Acredito que é papel da Instituição auxiliar a comunidade no que for possível, principalmente nessa época de pandemia. É importante utilizarmos o nosso conhecimento para contribuir, nós da Química por exemplo, não temos conhecimento para estar na linha de frente de enfrentamento, porém nossa formação permite fazer ações como essa, para dar o máximo de suporte possível para as equipes de saúde. Essas ações demonstram a importância da Universidade junto a comunidade local", enfatizou.

Participam do projeto em torno de 12 pessoas, incluindo docentes do curso de Química e técnicos de laboratórios dos cursos de Química e Física e da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA). O projeto de produção foi aprovado pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros. Os servidores estão trabalhando intensamente para colocar em prática a ação, visto que, por conta da pandemia de covid-19, o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.

A equipe usa água destilada dos próprios destiladores da Universidade. Para que a atividade tenha continuidade, é necessária a doação da matéria-prima, o etanol, e agora também de embalagens. 

Interessados em contribuir com etanol, embalagens e solicitações do produto por parte de ógãos públicos podem entrar em contato pelo telefone (67) 99643-7171 (Wesley).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho
EM MIRANDA
Mulher é estuprada após ser levada para quintal de residência
REDES SOCIAIS
Bolsonaro tira fotos sem máscara após ir a lanchonete em Goiás
NA CAPITAL
Criança fica ferida ao ser atropelada por moto em avenida de Campo Grande
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos