Menu
Busca sábado, 19 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
CORONAVÍRUS

Uma em cada três cidades da macrorregião de Dourados está em situação de 'alto risco'

03 agosto 2020 - 16h35Por Wender Carbonari

Composta por 34 cidades, a macrorregião de Dourados possui um terço dos municípios com bandeira vermelha na segunda avaliação técnica quinzenal do programa Prosseguir, do Governo do Estado sobre a situação epidêmica do coronavírus (Covid-19). 

O estudo do Governo do Estado classifica as cidades por cores de acordo com o grau de risco que cada uma apresenta, trazendo recomendações de medidas no âmbito da saúde pública. O objetivo é nortear agentes da sociedade a tomarem decisões e tornarem as ações mais eficientes no combate à propagação do vírus.

O sistema de saúde de Dourados é responsável por garantir atendimentos de alta complexidade para pacientes locais e das outras cidades que fazem parte da macrorregião. Estão com grau de risco alto Ponta Porã, Aral Moreira, Amambai, Juti, Naviraí, Iguatemi, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Sete Quedas, Angélica e Nova Alvorada do Sul. 

Já Dourados aparece junto com as cidades consideradas com grau de risco médio. A maior cidade do interior do Estado concentra 57 dos 421 óbitos registrados em Mato Grosso do Sul desde o começo da pandemia do coronavírus.

A taxa de ocupação de leitos de UTI-SUS (Unidade de Terapia Intensiva – Sistema Único de Saúde) em Dourados, conforme dados atualizados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (3), é de 57%. Esta taxa deve ser mantida abaixo dos 80% para que seja garantido atendimento a todas as pessoas que por ventura possam necessitar. 

Como é possível observar no quadro abaixo, a situação mais preocupante é do sistema de saúde de Campo Grande, com taxa global de ocupação de leitos de UTI-SUS em 90%. 


Situação endêmica 

Dourados tem 3.276 pessoas que tiveram o coronavírus e já estão recuperados. Ao todo, 4.379 pessoas foram infectadas, sendo que 1.021 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 43 pacientes hospitalizados no município, 23 estão em leitos de enfermaria e 20 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Do total de pessoas internadas, 18 são de outras localidades.

Em todo Mato Grosso do Sul são 26.645 diagnósticos positivos de Covid-19. No entanto, a maioria dos pacientes, 20.229 já é considerada recuperada da doença. Há 5.524 em isolamento domiciliar, e 476 internados – 281 em leitos clínicos e 195 em UTI.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Modelo é estuprada sob ameaça e usa rede social para falar do crime
POLÍTICA
Maia diz que visita de secretário de Trump afronta autonomia do Brasil
CRIME AMBIENTAL
Paulista é autuado em R$ 22 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa
FUTEBOL
Prefeitura do Rio autoriza volta do público aos jogos no Maracanã
CAPITAL
Um dia após pedir medida protetiva, mulher tem pertences incendiados
RECURSOS NATURAIS
Egressa da UEMS desenvolve cosméticos artesanais veganos
SÃO GABRIEL
Censurado, outdoor anti-bolsonarista amanhece com Artigo da Constituição
UFGD
Inscrições ao Vestibular de Licenciatura em Letras-Libras começam 2ª-feira
BRASILÂNDIA
Após ganhar liberdade, mulher que matou homem volta para prisão
RECURSOS
União deposita R$ 20 milhões da Lei Aldir Blanc para Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

PERIGO POTENCIAL
Vendaval pode atingir Dourados e outras 35 cidades de MS, segundo alerta do Inmet
DOURADOS
Mulher estaciona em vaga preferencial e é xingada por médico
ELEIÇÕES 2020
Convenções chegam ao fim e sete nomes são lançados à prefeitura de Dourados
FRONTEIRA
Estudante morre após procedimento estético em clínica clandestina