A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) receberá o professor Edward Ziff, da New York University, para lecionar e orientar alunos no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (chamada 61/2011).
Os recursos aprovados no projeto financiarão a bolsa do professor visitante, bolsa de pós-doutorado e doutorado sanduíche para os alunos da UFGD, passagens áreas e recurso para aquisição de equipamentos e material de consumo.
O projeto de pesquisa irá avaliar depressão, déficit cognitivo e qualidade de vida em pacientes portadores do vírus do HIV e de forma experimental em modelos animais. Esse projeto nos permitirá descrever e quantificar transtornos neuropsiquiátricos, averiguar fatores de risco, analisar sua relação com os níveis séricos de biomarcadores inflamatórios e estudar como transtornos neuropsiquiátricos afetam a qualidade de vida, a adesão ao tratamento, a progressão da doença e a sobrevida nos pacientes portadores de HIV/AIDS.
O professor Julio Croda, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD), destaca que trate-se, portanto, de um marco histórico para Mato Grosso do Sul e para a UFGD que a partir desse momento passa a produzir ciências na área da saúde de ponta com destaque internacional. Os professores da UFGD que fazem parte da proposta são: Cândida Aparecida Leite Kassuya, Elisabete Castelon Konkiewitz, Rosangela da Costa Lima e Julio Croda.
Em 2011, Edward Ziff participou do II Simpósio de Neurociências da Grande Dourados quando foi chamado para ser professor convidado da UFGD. O professor aceitou a proposta e no ano seguinte ministrou a disciplina de Neurociências, no curso de Medicina, em conjunto com a professora Elisabete Castelon Konkiewitz, e orientou os alunos em projetos de pesquisa na área. Agora com a aprovação como professor visitante pelo Programa Ciência sem Fronteira o relacionamento com a UFGD ganha maior estrutura e possibilita o fortalecimento das pesquisas na área.
###CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de alunos e professores. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. hCroda
Mais informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br
Deixe seu Comentário
Leia Também

Residência é invadida e furtada durante a madrugada em Dourados

Voo entre Argentina e Assunção é desviado por tempestade e pousa em Pedro Juan Caballero
Homem morre esfaqueado após briga com mulheres no centro da Capital

Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária

RS monta barreiras sanitárias em Montenegro para conter gripe aviária

Integrante do PCC preso na Bolívia é levado para presídio em Brasília

Eleição na CBF: Samir Xaud registra chapa e pode ser candidato único

Ginástica brasileira faz dobradinhas em Copa do Mundo na Eslovênia

Hospitais públicos de MS oferecem 17 vagas para iniciação científica e tecnológica

Estudo em morros do Sudeste encontra espécies resistentes ao calor
Mais Lidas

Pai e filho morrem em grave acidente na MS-276 em Dourados

Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS

Feminicida compartilhou foto de vítima morta em grupos de WhatsApp
