Menu
Busca segunda, 23 de novembro de 2020
(67) 99659-5905

UFGD tem 13 professores com bolsas de Produtividade do CNPq

24 janeiro 2013 - 12h08

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou neste mês a lista com os aprovados, novos e renovações, para recebimento de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) 2012.

Dessa lista, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) destaca os pesquisadores de Mato Grosso do Sul (clique aqui para conhecer todos os bolsistas), sendo dois da Embrapa, 12 da UFGD, 13 da UFMS, dois da UEMS, um da Anhanguera Uniderp e três da UCDB.

O professor da UFGD com bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora é Fernando Miranda de Vargas Junior (Programa de Tecnologia e Inovação para Agropecuária) e os professores com bolsas de Produtividade em Pesquisa, por área de conhecimento, são: Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional - Lisandra Pereira Lamoso; Zootecnia - Jose Carlos da Silveira Osorio; Antrop., Arqueol., C. Política, Direito, Rel. Internacionais e Sociologia - Jorge Eremites de Oliveira; Engenharia Agrícola - André Luís Duarte Goneli e Cristiano Márcio Alves de Souza; Saúde Coletiva e Nutrição - Rosangela da Costa Lima; Zoologia - Manoel Araécio Uchôa-Fernandes; História - Losandro Antônio Tedeschi; e Agronomia - Luiz Carlos Ferreira de Souza, Antonio Carlos Tadeu Vitorino e Fabricio Fagundes Pereira. Além da lista divulgada pela Fundect, a Coordenadoria de Pesquisa da UFGD informa que o professor Julio Croda, também é bolsista Produtividade do CNPq, totalizando 13 pesquisadores da UFGD contemplados com bolsas do CNPq.

Para a Fundect, o número de bolsistas de produtividade é um indicador da qualidade da produção científica das ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) e do estado de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, pois são seguidos rígidos critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do Conselho.

O Prof. Dr. Eduardo José de Arruda, diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), explica que "a exigência do CNPq para concessão da Bolsa PQ ou DT são maiores que as exigências em termos de produtividade científica média das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), no que se refere à quantidade e qualidade dos produtos científicos institucionais (publicações, orientações, patentes entre outros considerados)".

Arruda ressalta ainda que "para a concessão ou manutenção da Bolsa Produtividade, a depender da área de conhecimento, é necessário, normalmente, grande número de publicações anuais em periódicos com alto índice de impacto, entre outras exigências". Segundo o Diretor Científico, "a Bolsa de Produtividade para a carreira do pesquisador cumpre o papel de incentivo à geração de conteúdos científicos, patentes, orientações, publicações entre outros muito acima do mínimo exigido pelas ICTs."

"A Fundect como Fundação de Amparo a Pesquisa tem no número e tipo de bolsa produtividade concedida a pesquisadores do estado um indicador seguro do retorno do investimento que o Governo do Estado, Governo Federal e Instituições realizam em C,T&I no Mato Grosso do Sul e no impacto da produção das ICTs e/ou geração de riqueza social, tecnológica e/ou econômica", afirma Arruda. "A Diretoria Executiva (DIREX) da Fundect parabeniza todos os pesquisadores que obtiveram ou renovaram suas bolsas produtividades, e continuamos a acreditar no potencial e na qualidade da C,T&I do Mato Grosso do Sul", finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com apoio da Defesa Civil Nacional, Estado construirá 15 pontes de concreto no Pantanal
INFRAESTRUTURA
Com apoio da Defesa Civil Nacional, Estado construirá 15 pontes de concreto no Pantanal
Dourados News inova mais uma vez e estreia "Plantão Policial" com Osvaldo Duarte
DOURADOS NEWS 20 ANOS
Dourados News inova mais uma vez e estreia "Plantão Policial" com Osvaldo Duarte
Menor tenta dispensar drogas ao ver polícia, mas é apreendido
APARECIDA DO TABOADO
Menor tenta dispensar drogas ao ver polícia, mas é apreendido
Prefeitura define data para tesouraria receber folha e 13º, analisar e programar pagamentos
DOURADOS
Prefeitura define data para tesouraria receber folha e 13º, analisar e programar pagamentos
Homem é a 118ª vítima do coronavírus em Dourados
PANDEMIA 
Homem é a 118ª vítima do coronavírus em Dourados
PARAGUAI
Traficante ateia fogo em avião carregado com cocaína após pouso forçado
MS-156
Veículo é apreendido seguindo para Dourados com mais de 600 kg de droga
BRASIL
Secretaria investiga empresa de segurança que atua no Carrefour
CAPITAL
Funcionária de restaurante é presa em flagrante após furtar dinheiro do caixa
ENTERPRISE
Operação contra tráfico internacional de cocaína cumpre mandado de prisão em Dourados

Mais Lidas

BATAGUASSU
Colisão entre motos termina com morte de entregador
PERIMETRAL
Pedestre morre após ser atropelado por carro de passeio e carreta 
DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados