Produtores rurais e profissionais do ramo do agronegócio participarão, nos dias 1 e 3 de dezembro de 2020, do 17ºEnpdp (Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha). O objetivo do evento é difundir o SPD (Sistema Plantio Direto), que visa aliar a alta produtividade de alimentos, fibras e energia com a preservação da natureza. O SPD basea-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos.
Na programação do evento estarão, lado a lado, a experiência de produtores rurais brasileiros e dados coletados por pesquisadores do país e do exterior. As palestras irão abordar desde o “bê-a-ba” do Sistema de Plantio Direto, até os resultados alcançados por produtores das regiões Sul e Centro-Oeste do país, falando também das dificuldades encontradas e das inovações que o mercado vem criando para promover alta produtividade.
FAZENDA EXPERIMENTAL
Um dos principais momentos da programação será o dia de campo virtual, que será transmitido ao vivo da Fazenda Experimental da UFGD. Neste dia de campo serão apresentados os resultados de uma área experimental que vem sendo cultivada e monitorada desde 2015, alternando o plantio de soja e milho com oleaginosas, gramíneas e outros cultivares.
Essa área de pesquisa é conduzida pelo professor Luiz Carlos Ferreira de Souza, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD). De acordo com o professor, os dados colhidos ao longo desses anos demonstram que há grandes benefícios em realizar a rotação de culturas, com aumentos de até 500% de produtividade nas safras de soja e milho.
EQUILÍBRIO QUÍMICO, FÍSICO E BIOLÓGICO
De acordo com Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), os produtores brasileiros já estão acostumados com as constantes inovações no agronegócio, especialmente em aspectos de ordem mais operacional, como equipamentos, máquinas, cultivares, herbicidas e inseticidas.
Jônadan ressalva que os produtores devem também se atualizar sobre os aspectos biológicos dos sistemas de produção agrícola, especialmente aqueles que adotam o Sistema de Plantio Direto (SPD). “No solo temos bilhões de microrganismos, que podem trabalhar a nosso favor ou contra, dependendo da maneira como convivemos com eles”, alerta Jônadan.
O enfoque do 17º ENPDP é justamente sobre práticas sustentáveis a fim de se atingir o equilíbrio químico, físico e biológico do solo, com o objetivo de garantir maior produtividade nas safras.
Evento online com interação total
As inscrições para o 17º ENPDP estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site oficial do evento (link disponível aqui), no valor de R$ 65,00.
Pela primeira vez, o evento será totalmente online, e além das palestras, debates e dia de campo virtual, haverá uma sala online onde os participantes poderão interagir entre si. Trata-se de um importante momento de formar redes de contato, uma vez que os encontros realizados pela FEBRAPDP reúnem produtores, empresários, consultores, profissionais liberais, pesquisadores, professores e estudantes.
As inscrições já confirmadas indicam a participação de pessoas de todo Brasil, bem como participantes do Paraguai, Uruguai e Argentina. Na sala virtual também acontecerão a apresentação de trabalhos científicos e de estandes virtuais, nos quais os participantes poderão visitar as empresas parceiras do evento.
Deixe seu Comentário
Leia Também
HU-UFGD tem ponto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso
ECONOMIADólar volta a subir e fecha cotado a R$ 5,36

Ao capturar jabuti, PMA leva o animal e o dono que era foragido

Equipes volantes imunizaram mais de 200 profissionais de saúde em Dourados

PMA de Dourados apreende petrechos de pesca durante operação

Homem é flagrado com pasta a base de cocaína e porções de maconha
Desvio de vacinas contra covid-19 é crime: saiba como denunciar ao Ministério Público
CÂMARA DOS DEPUTADOSProjeto prevê fundo garantidor em favor de fiador de imóvel
ESTADOVestibular UEMS 2021 segue com inscrições abertas até 24 de janeiro

Vale Universidade: Termos de compromisso devem ser entregues até o dia 28
Mais Lidas

Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF

Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família

Enfermeiro de 50 anos é primeiro vacinado contra Covid-19 em Dourados
