quarta, 08 de dezembro de 2021
Dourados
35°max
21°min
Campo Grande
32°max
22°min
Três Lagoas
35°max
20°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UFGD recebe evento sobre produtividade agrícola e conservação do solo

26 novembro 2020 - 21h20Por Da Redação

Produtores rurais e profissionais do ramo do agronegócio participarão, nos dias 1 e 3 de dezembro de 2020, do 17ºEnpdp (Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha). O objetivo do evento é difundir o SPD (Sistema Plantio Direto), que visa aliar a alta produtividade de alimentos, fibras e energia com a preservação da natureza. O SPD basea-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos.

Na programação do evento estarão, lado a lado, a experiência de produtores rurais brasileiros e dados coletados por pesquisadores do país e do exterior. As palestras irão abordar desde o “bê-a-ba” do Sistema de Plantio Direto, até os resultados alcançados por produtores das regiões Sul e Centro-Oeste do país, falando também das dificuldades encontradas e das inovações que o mercado vem criando para promover alta produtividade.

FAZENDA EXPERIMENTAL

Um dos principais momentos da programação será o dia de campo virtual, que será transmitido ao vivo da Fazenda Experimental da UFGD. Neste dia de campo serão apresentados os resultados de uma área experimental que vem sendo cultivada e monitorada desde 2015, alternando o plantio de soja e milho com oleaginosas, gramíneas e outros cultivares.

Essa área de pesquisa é conduzida pelo professor Luiz Carlos Ferreira de Souza, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD). De acordo com o professor, os dados colhidos ao longo desses anos demonstram que há grandes benefícios em realizar a rotação de culturas, com aumentos de até 500% de produtividade nas safras de soja e milho.

EQUILÍBRIO QUÍMICO, FÍSICO E BIOLÓGICO

De acordo com Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), os produtores brasileiros já estão acostumados com as constantes inovações no agronegócio, especialmente em aspectos de ordem mais operacional, como equipamentos, máquinas, cultivares, herbicidas e inseticidas.
Jônadan ressalva que os produtores devem também se atualizar sobre os aspectos biológicos dos sistemas de produção agrícola, especialmente aqueles que adotam o Sistema de Plantio Direto (SPD). “No solo temos bilhões de microrganismos, que podem trabalhar a nosso favor ou contra, dependendo da maneira como convivemos com eles”, alerta Jônadan.
O enfoque do 17º ENPDP é justamente sobre práticas sustentáveis a fim de se atingir o equilíbrio químico, físico e biológico do solo, com o objetivo de garantir maior produtividade nas safras.

Evento online com interação total

As inscrições para o 17º ENPDP estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site oficial do evento (link disponível aqui), no valor de R$ 65,00.

Pela primeira vez, o evento será totalmente online, e além das palestras, debates e dia de campo virtual, haverá uma sala online onde os participantes poderão interagir entre si. Trata-se de um importante momento de formar redes de contato, uma vez que os encontros realizados pela FEBRAPDP reúnem produtores, empresários, consultores, profissionais liberais, pesquisadores, professores e estudantes.

As inscrições já confirmadas indicam a participação de pessoas de todo Brasil, bem como participantes do Paraguai, Uruguai e Argentina. Na sala virtual também acontecerão a apresentação de trabalhos científicos e de estandes virtuais, nos quais os participantes poderão visitar as empresas parceiras do evento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IMUNIZAÇÃO

Pfizer diz que proteção contra Ômicron necessita de três doses

ARAL MOREIRA

Investigado por violência doméstica contra a mãe é preso em flagrante

Tamanduá é capturado em feira no centro da cidade
CAPITAL

Tamanduá é capturado em feira no centro da cidade

OPORTUNIDADE

Agência abre 200 vagas de estágio na capital

MS

Governo estuda ampliar o Mais Social em 50% e permitir a compra de gás

BRASIL

Setor cultural ocupava, em 2020, 4,8 milhões de pessoas

TRÁFICO

Três toneladas de drogas são incineradas em Eldorado

CERIMÔNIA

28º Batalhão Logístico tem novo comando em Dourados

VIOLÊNCIA

Homem mata a mãe e esfaqueia irmão na capital

PANDEMIA

MS registra 2 novos óbitos e outros 34 casos de covid

Mais Lidas

OPERAÇÃO GEMINUS

Dono de transportadora de Dourados é preso em Operação que investiga tráfico de cocaína

REGIÃO

Douradense se afoga em balneário de Fátima do Sul

RIO DOURADOS

Bombeiros localizam corpo de douradense que se afogou em Fátima do Sul

OPERAÇÃO GEMINUS

PF cumpre 11 mandados em Dourados contra esquema de tráfico internacional de drogas