Com o tema "Cidades Inovadoras e Práticas Sustentáveis: Organizações como Agentes de Desenvolvimento", a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizará, de 7 a 9 de outubro, o 7º Simpósio de Administração e Economia (SIMAE) e o 5º Workshop de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE). A organização dos eventos é da FACE em parceria com o Ecossistema de Inovação de Dourados.
A programação ocorrerá das 19 às 22 horas. Na segunda-feira, dia 07 de outubro, a Orquestra de Instrumentos Reciclados Cateura, de Assunção, capital do Paraguai, fará a apresentação de abertura no Auditório Central da Unidade 2 (Cidade Universitária). Na terça-feira (08/10), o destaque será as oficinas, com 15 opções disponíveis para os participantes. Já na quarta-feira (09/10), a programação será intensificada com o Encontro dos Ecossistemas do Mato Grosso do Sul, às 17h; seguido pela palestra internacional "Cidades Inovadoras e Práticas Sustentáveis: Organizações como Promotoras do Desenvolvimento", com o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, às 19h; e pela palestra nacional "Sustentabilidade das Empresas em Tempos de Inteligência Artificial", com a professora Samara de Carvalho Pedro. Ambas serão mediadas pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) do Governo de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna.
O evento reunirá a sociedade, a comunidade acadêmica e gestores públicos para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento urbano. A realização conta com apoio financeiro de patrocinadores importantes, como SEMADESC, Sebrae MS, AGGIS Agricultura de Precisão, Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, Taurus, Sicoob, Inflex Indústria de Embalagens e Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED).
Os interessados podem se inscrever na página do evento: https://www.even3.com.br/vii-simae/. A taxa de inscrição é de R$ 30 até 7 de outubro. Estudantes da UFGD pagam R$ 25 até 30 de setembro.
ORQUESTRA CATEURA
A Orquestra de Instrumentos Reciclados Cateura é um grupo musical formado por jovens e crianças que vivem na comunidade ao redor do aterro Cateura, o maior de Assunção, Paraguai. Os instrumentos usados pela orquestra imitam violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, guitarras, flautas, saxofones, trompetes, trombones e percussão, mas são feitos com resíduos sólidos domésticos. A partir de 2012, a história da Orquestra ganhou notoriedade global, atraindo atenção de personalidades da música e cultura. Desde então, o grupo tem sido convidado para se apresentar em diversos países.
SANTIAGO URIBE ROCHA
O palestrante Santiago Uribe Rocha é antropólogo, especialista em políticas sociais e desenvolvimento urbano/rural, e porta-voz de uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina. Santiago foi parte da transformação que levou Medellín, na Colômbia, a deixar de ser uma das cidades mais violentas do mundo para se tornar referência em inovação.
SAMARA DE CARVALHO PEDRO
Samara é pós-doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI e mestra em Administração pela Universidade Nove de Julho, com experiência internacional pelo Institut d'Administration des Entreprises de Grenoble (IAE GRENOBLE), na França. Atualmente, é professora adjunta de Métodos Quantitativos na Faculdade Sebrae e realiza pesquisas nas áreas de Sustentabilidade, Inovação e Comportamento Pró-Ambiental.
RICARDO SENNA
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Ricardo Senna possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), MBA em Gestão Empresarial Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente, é secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Mato Grosso do Sul.