Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

UFGD oficializa instalação da Faculdade de Educação a Distânci

04 setembro 2014 - 18h45

Representando um grande avanço nas políticas de acesso à educação superior, a UFGD formalizou na manhã de hoje (4) a instalação da Faculdade de Educação a Distância (FACED), que desde 2010 atuava como diretoria, ofertando cursos de graduação e pós-graduação a distância, e no dia 12 de agosto passou ao patamar de faculdade após aprovação do projeto pelo Conselho Universitário da UFGD.

A cerimônia, além de marcar a oficialização da FACED para toda a comunidade acadêmica, deu posse à professora Elizabeth Matos Rocha como diretora da faculdade, função similar à que vinha desenvolvendo como coordenadora da EaD/UFGD.

A docente é habilitada em Matemática pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas e publicações na área de Educação a Distância e Tecnologias Digitais na Educação, com ênfase no ensino de Matemática. Também é professora Colaboradora do mestrado em Educação da Faculdade de Educação da UFGD.

Após a abertura da cerimônia com apresentações musicais, a docente falou sobre a consolidação do setor da Educação a Distância na Universidade, demonstrando o crescimento obtido pela área em quatro anos de existência. "A EaD da UFGD sabe de onde vem, onde está e onde quer chegar. A certeza que tenho é de que essa posse representa a posse dessa grande família que é a EaD/UFGD", emocionou-se na presença dos vários servidores do setor.

Para se ter uma ideia, segundo ela, em 2010, a diretoria era composta por dois professores e dois técnicos e hoje ocupa dois andares de um prédio provisório com dez docentes e 13 técnicos, que são responsáveis pela confecção do material didático aplicado nas aulas, da disponibilização do sistema virtual pelo qual os cursos são ofertados, da avaliação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, entre outras atividades.

Para abrigar toda essa estrutura e as ações futuras, a EaD, agora FACED, vai ganhar seu próprio bloco na Unidade 2 da UFGD. As obras estão em andamento e até 2015 estará pronto o prédio de 2.704,26 metros quadrados com laboratórios de informática, estúdio, gabinetes, salas de capacitação, videoconferência, produção de conteúdo, ensino, avaliação e pesquisa. Atualmente, o setor está alojado em prédio localizado no centro da cidade de Dourados, que conta com estúdio de gravação de áudio e vídeo, laboratórios equipados, sala de reunião e mais de 70 estações de trabalho para servidores.

Caminho para o acesso

Presente na cerimônia, o reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, afirmou que o compromisso da Instituição é ser uma universidade de referência em educação superior, pensando em pessoas que têm direito à formação, mas que por motivos históricos tiveram seus direitos negligenciados.

"A UFGD tem trabalhado de forma a proporcionar o acesso a essas pessoas, construindo políticas necessárias para que elas estejam na universidade e permaneçam, concluindo sua formação. Sabemos que muitos não têm condições de estar presencialmente na UFGD e, dessa maneira, é preciso fazer a universidade chegar a elas", disse, reforçando que as condições tecnológicas existentes hoje possibilitam levar a educação a todos.

O reitor ressaltou, também, a importância de um setor como a EaD chegar ao patamar de faculdade, lembrando que o Plano de Expansão da UFGD ganhará força em 2015, mostrando-se muito mais audacioso do que se apresentou até o momento, com o planejamento de que em alguns anos a FACED ofereça seus cursos a 8 mil estudantes e tenha um quadro de 400 professores.

Desde seu início, a EaD/UFGD disponibilizou 1.820 vagas em cursos de graduação, 550 nos cursos de especialização e 1.250 nos projetos de extensão e na formação continuada, somando cerca de R$ 9 milhões de reais em investimentos, que se transfiguram em expansão e interiorização da oferta do ensino superior, como é meta do Plano Nacional de Educação.

Atualmente, a nova faculdade possui, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), os cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Física. Além disso, no ano 2014, o setor passou a oferecer sua primeira graduação própria, a Licenciatura em Letras/Libras.


Também em conjunto com a UAB, a Instituição tem quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Gestão Pública Municipal, Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão de Saúde e Especialização em Matemática.

Além disso, para os encontros presenciais e aplicação de provas, a UFGD conta com nove polos de apoio, localizados em regiões estratégicas de Mato Grosso do Sul. Cada polo possui sua própria coordenação, com setor administrativo, professores, salas de aula e de estudo, laboratórios de informática, biblioteca e espaço de convivência.

Quem quiser saber mais sobre a EaD/UFGD pode acessar o site [http://portalead.ufgd.edu.br/](http://portalead.ufgd.edu.br/). Lá há informações sobre os cursos, a metodologia de ensino e notícias sobre os processos seletivos, entre outros dados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO VERDE
Acusado de incendiar casa com a ex-mulher dentro é preso
MUDANÇAS NOS RELÓGIOS
Com crise hídrica, governo pede novo estudo sobre horário de verão
CAPITAL
Operação mira Facção Criminosa e cumpre mandados em presídio
POLÍTICA
Governo eleva alíquota do IOF para custear o novo Bolsa Família
Enquanto mãe trabalhava, avô estuprava menina de quatro anos
PRAZO
Inscrições para 8ª Mostra Audiovisual de Dourados seguem até dia 29
DOURADOS
Homem é preso na Vila Popular acusado de tráfico e porte ilegal
JUSTIÇA
Quatro anos depois, homem é condenado pela morte do cunhado
ECONOMIA
Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança
SÃO PAULO
Fiscalização encontra 30 quilos de cocaína em tanque de combustíveis

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central