A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) publicou a terceira chamada do Vestibular 2025 para os cursos de Agronomia, Direito, Educação Física, Engenharia de Computação, Medicina e Psicologia. Os candidatos convocados deverão realizar a matrícula até o dia 13 de fevereiro. O edital completo pode ser acessado no link: Terceira Chamada - Vestibular 2025.
Além disso, a UFGD também divulgou uma Chamada Pública para os cursos de Administração, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, História, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.
Na Chamada Pública, todos os candidatos que tenham seus nomes na lista poderão enviar a documentação para manifestar interesse na matrícula. No entanto, as matrículas serão efetivadas de acordo com o número de vagas disponíveis. Caso o número de candidatos seja maior do que a quantidade de vagas, serão matriculados aqueles com melhor classificação no vestibular. O edital da chamada pública pode ser acessado no link: Chamada Pública - Vestibular 2025.
DOCUMENTAÇÃO
Independentemente da forma de ingresso, se pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas (cotas), todos os candidatos que forem convocados para a matrícula precisarão enviar uma série de documentos. Os documentos obrigatórios para todos os alunos são:
- Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- RG (No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório);
- Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);
- Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);
- Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos) e
- Uma fotografia 5x7cm frontal datada e recente.
COMPROVAÇÃO DO DIREITO À RESERVA DE VAGAS
Para evitar fraudes na política de cotas, quem fez o vestibular e assinalou interesse em concorrer às vagas reservadas terá que comprovar seu direito no momento da matrícula. No documento Edital de Divulgação PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2024, constam todas as documentações necessárias para comprovação de renda, comprovação de condição de pessoa com deficiência, e também a autodeclaração para pessoas negras, para indígenas e para quilombolas.
Quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Esse procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).
Já os indígenas aprovados no vestibular deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou à comunidade indígena e a autodeclaração que está no anexo 10 do Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.
Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema de reserva de vagas enviarão formulários e laudos médicos comprobatórios de sua condição, seguindo os procedimentos do Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.
Quanto à renda, somente quem se inscreveu como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Quem tem a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irá apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo. O comprovante de cadastro pode ser emitido na página eletrônica: cadunico.dataprev.gov.br. Já a folha resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Quem se inscreveu como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio, mas não está no CadÚnico, deverá, em grau de recurso, enviar outros documentos e declarações de comprovação de renda, listados também no Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.
CONTATOS
As informações sobre a matrícula deverão ser obtidas na Coordenadoria de Gestão Acadêmica (CGAC/PROGRAD) pelos telefones 3410-2820 e 3410-2826.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Copom eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano
LEGISLATIVO DE MSCriadas frentes parlamentares da Rota Bioceânica e da Assistência Social

Governo do Estado investe R$ 2,3 bilhões em Saúde no ano de 2024

Brasil e Mali concluem entendimento sobre Certificados para exportação de produtos agropecuários

Idoso condenado por estuprar criança de 8 anos é preso

Com foco no turismo inteligente, Governo de MS apoia feira internacional em Bonito

Jiboia de 2m é encontrada em quintal de residência

Alex Cadeirante realiza doação de cadeiras de rodas para a UPA

Sete Quedas quer festa grandiosa com o apoio de Renato Câmara e do Estado
CBF muda datas de três jogos da rodada de abertura do Brasileirão
Mais Lidas

Empresário proprietário de papelaria morre em Dourados

Primeira base da PMR inaugurada  em rota turÃstica do Corredor Bioceânico homenageia  ex-prefeito

Entreposto de drogas é fechado no Parque das Nações II
