Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UFGD divulga novas datas do Vestibular Teko Arandu, suspenso em maio

05 novembro 2020 - 19h50Por Da Redação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) retomou o Vestibular da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu (PSLIN/2020) que estava suspenso desde maio como medida para o enfrentamento da propagação do novo coronavírus (covid-19).

O novo cronograma foi publicado ontem, dia 04 de novembro, pelo Centro de Seleção, no Edital de Retificação CCS n 01/2020, alterando as datas da realização das inscrições e provas. Agora, o prazo para inscrições será de 9 de novembro de 2020 a 26 de fevereiro de 2021 e as provas serão em 4 de abril.  Os candidatos já inscritos no Processo Seletivo Vestibular não sofrerão prejuízos e não precisarão realizar nova inscrição.
 
O curso Teko Arandu forma professores em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. São oferecidas 70 vagas e as inscrições serão feitas a partir de segunda-feira (09/11) pelo site da UFGD, por meio do endereço eletrônico: http://arearestrita.ufgd.edu.br.

Para ser candidato é preciso possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física), ser das etnias Guarani ou Kaiowá e ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 15 e, quem não puder pagar, pode solicitar a isenção do valor até 05 de fevereiro, seguindo os critérios apontados pelo edital de abertura do PSLIN-2020/UFGD e no edital de retificação. 

O Vestibular é dividido em três etapas que serão aplicadas em 4 de abril: Redação em Guarani e Redação em Língua Portuguesa; Prova Objetiva e; Prova Oral em Guarani. De manhã, das 8h às 12h30, serão as Provas de Redação e Objetiva e durante a tarde, a partir das 14h, acontecerá a Prova Oral. As provas serão realizadas ao mesmo tempo nas cidades de Amambai e Dourados.

TEKO ARANDU

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" é um curso de licenciatura voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá. Ele foi implantado no ano de 2006, a partir de conjugação de esforços institucionais envolvendo a UFGD, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Movimento de Professores Indígenas, o governo do Estado, MEC, FUNAI, cerca de 20 prefeituras municipais e outras entidades. Essa graduação é oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na Universidade e também nas aldeias e escolas indígenas) e formou a sua primeira turma em 2011. O curso oferece Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A Licenciatura vem de encontro à missão da Universidade que é uma educação inclusiva que promove a troca de saberes e de experiências.

CONTATOS

Para maior segurança do candidato, as informações sobre o PSLIN-2020/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail: cs.indigena@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp nos números: (67) 99298-6974 / 99332-4046, com expediente das 7 às 17 horas.

Link da página do Vestibular: https://www.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/pslin2020

Deixe seu Comentário

Leia Também

Churrasco de peões em fazenda termina com um morto e outro ferido
SUSTENTABILIDADE
Inscrição em edital para organizações quilombolas termina amanhã
TRÊS LAGOAS
Mulher é espancada pelo marido enquanto dormia por suspeita de traição
DORES LOMBAR
Roberto Jefferson pede atendimento médico e é levado para hospital
FRONTEIRA
Homem ameaça matar família, atira contra residência e foge
CONTAS
Guedes reafirma flexibilização do teto de gastos e cobra reformas
Idosa denuncia ter sido agredida por homem que conhece desde criança
IMUNIZAÇÂO
Confira como será a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira
JARDIM
Motociclista não resiste e morre ao cair sozinha de motocicleta
FÓRMULA 1
Verstappen segura Hamilton, vence GP dos EUA e amplia liderança

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde