domingo, 19 de janeiro de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UFGD convoca para matrícula os aprovados no Vestibular 2025

11 janeiro 2025 - 15h20Por Da Redação

Na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, começam as matrículas dos novos alunos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), aprovados no Vestibular 2025. A lista convocando os aprovados em primeira chamada foi publicada no Portal UFGD hoje, 10/01, no endereço https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2025. 

A classificação dos aprovados foi publicada pela UFGD no edital do resultado final, em 9 de janeiro, apresentando a ordem decrescente da nota alcançada pelos candidatos, por curso, sistema de ingresso e na 1ª e 2ª opção de curso. Dessa forma, para cada curso foram duas listas de classificação. Na primeira chamada, são convocados para a matrícula os alunos classificados nos primeiros lugares da lista de primeira opção de curso, obedecendo à quantidade de vagas disponíveis para cada sistema de ingresso.  

Para conferir quantas vagas estão disponíveis para ampla concorrência e para cada reserva de vagas (cotas), é necessário consultar a tabela que está disponível nas páginas 5 e 6 do edital de abertura do Vestibular. 

SEGUNDA CHAMADA E SEGUNDA OPÇÃO DE CURSO

Se após a primeira chamada ainda sobrarem vagas, será feita uma segunda chamada a ser divulgada no dia 27 de janeiro. Nesta segunda chamada, a prioridade será para os melhores colocados na lista de primeira opção de curso. Apenas após findar a lista de candidatos da primeira opção é que começarão a ser chamados os classificados na lista de segunda opção de curso. 

DOCUMENTAÇÃO

Independentemente da forma de ingresso, se pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas (cotas), todos os candidatos que forem convocados para a matrícula em 10 de janeiro precisarão enviar uma série de documentos. A documentação deve ser enviada por e-mail, no formato PDF, para a Secretaria Acadêmica do curso no qual o futuro aluno foi aprovado. No edital de convocação consta o email de cada curso. 

Os documentos obrigatórios para todos os alunos são: 

Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula;

Histórico Escolar do Ensino Médio;

Certidão de Nascimento ou Casamento;

RG (No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório);

Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);

Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);

Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos) e

Uma fotografia 5x7cm frontal datada e recente.

COMPROVAÇÃO DO DIREITO À RESERVA DE VAGAS

Para evitar fraudes na política de cotas, quem fez o vestibular e assinalou interesse em concorrer às vagas reservadas terá que comprovar seu direito no momento da matrícula. No documento Edital de Divulgação PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2024, constam todas as documentações necessárias para comprovação de renda, comprovação de condição de pessoa com deficiência, e também a autodeclaração para pessoas negras, para indígenas e para quilombolas.

Quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Esse procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).

Já os indígenas aprovados no vestibular deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou à comunidade indígena e a autodeclaração que está no anexo 10 do Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema de reserva de vagas enviarão formulários e laudos médicos comprobatórios de sua condição, seguindo os procedimentos do Edital de Divulgação PROGRAD nº 29. 

Quanto à renda, somente quem se inscrever como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Quem tem a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irá apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo. O comprovante de cadastro pode ser emitido na página eletrônica: cadunico.dataprev.gov.br. Já a folha resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Quem se inscreveu como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio, mas não está no CadÚnico, deverá, em grau de recurso, enviar outros documentos e declarações de comprovação de renda, listados também no Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.

CONCORRÊNCIA MENOR = MENOS DOCUMENTOS

Nos casos em que o número de candidatos aprovados na lista de cursos como 1ª opção for menor que o número de vagas ofertadas, os candidatos às vagas reservadas não precisam comprovar os critérios da modalidade de concorrência inscrita. Nesta edição do vestibular, os cursos presenciais que serão contemplados com essa facilidade na primeira chamada são Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Química (bacharelado e Licenciatura integral), e Tecnologia em Escrita Criativa. 

Também será possível fazer a matrícula sem os documentos de comprovação de reserva de vaga nos seguintes cursos de ensino à distância: Ciências Biológicas (nos polos de Bela Vista, Costa Rica, Miranda e Porto Murtinho); Educação Física (polos de Bela Vista, Paranhos e São Gabriel do Oeste); Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (polos Água Clara, Bataguassu, Camapuã, Miranda, e Rio Brilhante), Letras - Libras (polo Dourados). 

CONTATOS

As informações sobre a matrícula deverão ser obtidas na Coordenadoria de Gestão Acadêmica (CGAC/PROGRAD) pelos telefones 3410-2820 e 3410-2826.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

AMAMBAI 

Bombeiros resgatam mulher em cachoeira de difícil acesso

Mais Lidas

BARBÁRIE

Após estuprar a avó de 76 anos, homem é preso entre Dourados e Itaporã

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

VIOLÊNCIA

Acusado de roubar e sequestrar mulher em saída de casa noturna é preso em Dourados

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados