A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) divulgou a convocação para matrícula dos aprovados no Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2025.1/UFGD), destinado a migrantes em situação de vulnerabilidade. Para garantir a vaga, os selecionados devem encaminhar a documentação necessária por e-mail à Secretaria Acadêmica da faculdade do curso escolhido até esta segunda-dfeira, dia 10 de fevereiro.
O primeiro semestre letivo de 2025 começa no mesmo dia, 10 de fevereiro. A prova do processo seletivo foi aplicada em 9 de dezembro, e o resultado final será publicado em 18 de dezembro.
O PSAH oferece vagas em cursos de graduação para migrantes que vivem no Brasil na condição de refugiados, asilados políticos, apátridas ou portadores de visto ou autorização de residência para acolhida humanitária.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Para realizar a matrícula, o candidato deve encaminhar as cópias legíveis, no formato PDF, dos seguintes documentos:
1 – Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
2 – Outros documentos expedidos por órgãos públicos brasileiros (Ministério da Justiça, Polícia Federal, etc.), que não sejam um dos estabelecidos no inciso anterior, que comprovem sua condição no Brasil. Se apresentados, esses documentos serão avaliados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) no ato da matrícula;
3 – Certificado de Conclusão do Ensino Médio realizado no Brasil; aprovação em exames, no Brasil, que sejam equivalentes ao Ensino Médio; ou conclusão de etapa de ensino em país estrangeiro, declarada válida por órgão competente como equivalente ao Ensino Médio Brasileiro.
O candidato que, no ato da matrícula, não apresentar documentação escolar estrangeira devidamente validada por órgão competente como equivalente ao Ensino Médio, poderá realizar sua matrícula de forma condicionada à apresentação posterior, a critério da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD, após análise individualizada do caso:
4 – Certidão de Nascimento ou Casamento;
5 – Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
6 – Uma fotografia 5x7cm frontal e com data (2024 ou 2025).
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