domingo, 15 de junho de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UFGD assina convênio para realização do Projeto Rondon no Pantanal'

14 setembro 2017 - 11h24

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Carrijo, assinou na última terça-feira, dia 12 de setembro, o convênio com o Governo do Estado e Ministério da Defesa para a realização do Projeto Rondon 2018 em Mato Grosso do Sul, denominado este ano 'Operação Pantanal'. Também assinaram o documento prefeitos diversos municípios do Estado e outras Instituições.

Segundo a Pró-Reitora Juliana Carrijo, este ano a Proex institucionalizou o Núcleo Rondon na UFGD, para que os discentes possam compreender a importância de ações extensionistas para sua formação cidadã, assim como retornar para a sociedade o conhecimento que recebem dentro de uma Instituição pública. Com a Base de Estudos em Ladário-MS, a qual desde 2016 tem passado por reformas para que possa ser utilizada efetivamente pela comunidade acadêmica e externa, a UFGD pode servir de apoio para a Operação.

"A UFGD foi a única universidade que institucionalizou, aqui no Mato Grosso do Sul, o Núcleo Projeto Rondon. Ano passado nossos alunos, sob coordenação do professor Sebastião Martins da FCS, foram selecionados a participarem da operação no Tocantins e representaram nossa Instituição muito bem, com uma equipe multidisciplinar e oficinas direcionadas à realidade local", enfatizou a Pró-Reitora.

As ações da 'Operação Pantanal' serão realizadas no período de 06 a 22 de julho de 2018 em 11 municípios do estado (Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos).

###O PROJETO RONDON
O Projeto Rondon, idealizado e coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como principal objetivo atender municípios com menos de 30 mil habitantes ou que tenham Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 7, contribuindo com a inclusão social de comunidades vulneráveis nas diversas áreas do conhecimento. A Operação tem apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado e a participação das Instituições de Ensino Superior do país que são selecionadas, após submissão da proposta.

Em 2018, estão previstos 240 pessoas entre acadêmicos e professores de instituições de ensino superior (IES) para o Projeto Rondon. São selecionados para participar do Projeto estudantes dos mais variados cursos, como medicina, odontologia, esporte, agronomia. De acordo com o cronograma, durante 12 dias os municípios que assinaram o termo de cooperação receberão duas instituições com 10 integrantes cada, formado por professores e acadêmicos. Essas equipes realizarão oficinas nas mais diversas áreas, como de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, saneamento básico e meio ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Waldemar Gonçalves, o Russo, será velado no domingo no Complexo Primavera
DOURADOS

Waldemar Gonçalves, o Russo, será velado no domingo no Complexo Primavera

Lider Duda Conci conquista a pole na F-Truck etapa de Campo Grande
VELOCIDADE

Lider Duda Conci conquista a pole na F-Truck etapa de Campo Grande

INTERNACIONAL

Deputada é morta e senador é baleado em ataque nos EUA

Vazio Sanitário da soja em MS começa neste domingo
RURAL

Vazio Sanitário da soja em MS começa neste domingo

TRÁFICO

Polícia encontra maconha em carga de tapetes em transportadora

CONFLITO

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros que estão no Irã

PARANHOS

Polícia cumpre mandado de prisão e aprende droga na fronteira 

DOURADOS 

Morre aos 64 anos o colunista do Dourados News Waldemar Gonçalves, o Russo

SÃO PAULO

Manifestantes participam de Marcha da Maconha na avenida Paulista

MS

Famtour destaca o Pantanal como destino para observação de aves

Mais Lidas

HOMICÍDIO 

Tragédia em MS: criança pega arma do pai e mata a própria mãe

TRAGÉDIA

Vídeo mostra momento que arma dispara na mão de criança e mata mulher

DOURADOS

Acadêmica de Medicina vai à polícia e diz ter sofrido assédio sexual durante estágio em hospital

JARDIM CLÍMAX

Mulher é presa na frente das filhas após furtar supermercado em Dourados