domingo, 05 de dezembro de 2021
Dourados
36°max
23°min
Campo Grande
33°max
23°min
Três Lagoas
38°max
23°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UFGD abre 457 vagas em cursos de mestrado e doutorado para 2022

18 outubro 2021 - 21h50Por Da Redação

Estão abertas as inscrições para os interessados em cursar mestrado ou doutorado na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no ano de 2022. No total, a universidade oferece 457 vagas em cursos de pós-graduação, sendo 354 vagas nos mestrados e 103 vagas nos doutorados. Dos 27 programas de pós-graduação da UFGD, 22 programas estão selecionando novos acadêmicos e todos os cursos são gratuitos. 

O profundo conhecimento acadêmico a ser adquirido, o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade para novos desafios tecnológicos e sociais que surgem no cotidiano do ambiente de trabalho são alguns dos benefícios que fazer uma pós-graduação stricto sensu traz para a carreira, de acordo com o coordenador de Pós-graduação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da UFGD, Willyam Róger Padilha Barros.

“Cursar uma pós-graduação promove a imersão no universo inovador da carreira de atuação, onde serão compartilhados diferentes aprendizados que possibilitarão novas descobertas, permitirão diferentes visões da ciência e promoverão o aprofundamento de ideias. É importante mencionar também que, por estar sempre mais exigente, o mercado de trabalho busca cada vez mais indivíduos com titulação em uma pós-graduação. Por isso, é preciso ir além, fazer o diferencial na carreira e promover o desenvolvimento científico e social”, afirmou o coordenador.

INSCRIÇÕES

Todos os programas estão realizando as inscrições pela internet, com o envio virtual da documentação listada no edital de cada programa. Dos 22 programas, somente três estão cobrando taxa de inscrição, que varia de R$ 30 a R$ 120, porém é possível solicitar isenção para candidatos de famílias com baixa renda. 

A abertura das inscrições ocorreu simultaneamente em 15 de outubro, no entanto a duração é diferente para cada curso. Enquanto uns encerrarão as inscrições em 5 de novembro, outros somente em 31 de janeiro de 2022. 

Os procedimentos para seleção podem envolver carta de apresentação do candidato, entrevista sobre o projeto de pesquisa, prova de conhecimentos, análise do currículo lattes (produção científica) e exame de suficiência em língua estrangeira. Por conta da pandemia de covid-19, todas as etapas acontecerão de forma remota, utilizando plataformas como o Google Meet e o Moodle.

Seja qual for o programa de pós-graduação, os candidatos poderão, no ato de inscrição, fazer a opção por concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme a  Resolução nº 176 de 20 de julho de 2017  do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFGD que trata sobre a Política de Ações Afirmativas para Pretos, Pardos, Indígenas e Pessoas com Deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFGD. 

Acesse a página de cada programa de pós-graduação para conferir os editais de seleção em: https://ufgd.edu.br/portal/menu/pos-graduacao#mestrado 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia faz pente-fino na PED e autua interno por tráfico de drogas
DOURADOS

Polícia faz pente-fino na PED e autua interno por tráfico de drogas

Júri da Kiss: julgamento segue no domingo com depoimento de sócio da boate e mais um sobrevivente
JUSTIÇA

Júri da Kiss: julgamento segue no domingo com depoimento de sócio da boate e mais um sobrevivente

Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
PANDEMIA

Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes

DEPUTADOS

Audiência na Câmara discutirá implementação da Política Nacional de Defesa

DEZEMBRO VERMELHO

Após 40 anos do primeiro caso, epidemia de HIV/aids ainda mata brasileiros

SAÚDE PÚBLICA

Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

REGIÃO

Polícia prende homem por descumprimento de medida protetiva em Ponta Porã

ILUMINAÇÃO ROXA

Congresso chama atenção para violência contra mulheres com deficiência

INTERNACIONAL

Especialista diz que infecções são leves em crianças sul-africanas

TRÊS LAGOAS

Acusado de tentativa de furto cai de telhado de 4 metros ao tentar fuga

Mais Lidas

DOURADOS

Vídeo mostra jovem deitando em rua antes de acidente

DOURADOS

Homem morre atropelado no Jardim Piratininga e motorista foge do local

DOURADOS

Jovem estava deitado na rua e motorista de caminhão disse que não percebeu atropelamento

TRAGÉDIA

Trabalhador morre após queda de laje em Dourados