terça, 03 de dezembro de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ACOLHE

UEMS reúne parceiros para ampliar ações a migrantes internacionais

07 novembro 2024 - 20h50Por Da Redação

O mercado de trabalho regional vai ganhar novo impulso com o projeto da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e seus parceiros, que visa ampliar as ações voltadas aos migrantes internacionais. Na última terça-feira, dia 05 de novembro, aconteceu a primeira reunião, contando com representantes de órgãos públicos, instituições privadas e autoridades.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Erika Kaneta Ferri, o Programa UEMS Acolhe (Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais) oferece uma série de ações de extensão para promover atendimento à comunidade migrante internacional no estado. 

"Estamos nos unindo a importantes parceiros para atender a cada vez mais migrantes internacionais em situação de vulnerabilidade social. Por meio do UEMS Acolhe oferecemos aulas de Português, oficinas com atividades para acesso à educação, saúde, serviço social, orientações sobre educação continuada e técnica, além de edital exclusivo para ingresso de refugiados e imigrantes em vagas remanescentes e sobrevagas nos cursos de graduação. Agora temos a oportunidade de ampliar ainda mais essas possibilidades e juntos oferecer mais dignidade, respeito e valorização de todos", afirmou.

Para o Coordenador do Programa UEMS Acolhe, professor João Fábio Sanches Silva, a reunião foi bastante promissora. "Uma pauta concreta, parceiros comprometidos e comunidade imigrante envolvida na execução das ações. Temos certeza que a iniciativa é apenas o primeiro passo para políticas mais amplas de acesso ao mercado de trabalho, aos serviços públicos e à integração cultural e social", finalizou.

UEMS Acolhe

O UEMS Acolhe teve início em 2017 e já atendeu imigrantes de mais 2,5 mil imigrantes de 35 nacionalidades, entre venezuelanos, haitianos, colombianos, cubanos, senegaleses, egípcios, entre outros, com formação. Atualmente o programa conta com polos de atendimento em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Cassilândia. Somente este ano estão sendo atendidos 200 alunos, entre refugiados e imigrantes, com a participação de 98 colaboradores. 

Devido a sua credibilidade, o UEMS Acolhe foi incluído em 2024 ao programa de auxílio ao acesso à regularização migratória junto à Polícia Federal para solicitar ou renovar o Registro Nacional Migratório  (RNM) e Receita Federal para solicitar o Cadastro de Pessoa Física (CPF),  procedimentos importantes, haja vista os desafios linguístico e documental serem os maiores enfrentados por esse público na chegada ao Brasil.

Neste ano, o programa ainda foi reconhecido com menção de boas práticas pelo TCU, no relatório nacional sobre o acompanhamento de ações e programas relacionados a pessoas refugiadas no Brasil. O relatório trouxe menções ao UEMS Acolhe, junto a outras entidades nacionais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

PIB cresce 0,9% no trimestre com alta de consumo e investimentos

ABANDONO

Idosa de 83 anos é encontrada em casa insalubre e sem comida

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.803 da Mega-Sena

Motorista é flagrado transportando 130 quilos de pasta base de cocaína
TRÁFICO

Motorista é flagrado transportando 130 quilos de pasta base de cocaína

Saúde integrará campanha para reforçar proteção sanitária
FRONTEIRA

Saúde integrará campanha para reforçar proteção sanitária

ROCHEDO

Corpo de jovem que se afogou no rio Aquidauana é encontrado

REGIÃO

Curso da UEMS abre inscrições para Colônia de Férias Brincante

MERCADO FINANCEIRO

Dólar interrompe sequência positiva e fecha em queda

JUSTIÇA

STF já condenou 310 pessoas por atos do dia 8 de janeiro

VIOLÊNCIA

Homem pede ajuda em ferro-velho após ser esfaqueado

Mais Lidas

DOURADOS

Cliente denuncia furto de mala em hotel e sistema de segurança não registra imagens

TRAGÉDIA

Acidente deixa três pessoas mortas na BR-163 em MS

DOURADOS

Homicídio no Cidade Jardim I ocorreu após discussão entre autor e vítima

DOURADOS

Homem assassinado no Cidade Jardim I foi atingido por pelo menos cinco tiros