sexta, 14 de junho de 2024
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UNIVERSIDADE

UEMS e SEAD formam 1ª turma de especialistas na área de Assistência Social

17 maio 2024 - 19h35Por Redação

A noite de quinta-feira, 16 de maio, foi de comemoração para os 155 profissionais que foram certificados como especialistas pela conclusão da Pós-graduação Lato Sensu em Gestão do Sistema Único de Assistência Social, com ênfase em Vigilância Socioassistencial e Supervisão Técnica. A iniciativa teve como instituições parceiras da UEMS o Programa CapacitaSUAS, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS), Superintendência da Política de Assistência Social (SUPAS) e da Coordenadoria da Escola do SUAS "Mariluce Bittar" (COESAS).

O curso teve como público-alvo os servidores de Nível Superior desta secretaria, bem como os órgãos gestores municipais que atuam na execução, gestão e provisão dos serviços do Sistema Único de Assistência Social/SUAS, portadores de Diploma de Ensino Superior, em qualquer área do conhecimento.

As aulas desta pós-graduação foram desenvolvidas na modalidade a distância, nos Polos de Atendimento Presencial (Polos EAD UEMS) de Amambai, Coxim, Campo Grande, Glória de Dourados e Maracaju, com a realização de encontros presenciais, previstos no cronograma do curso.

O momento de formatura iniciou com a aula de encerramento do curso ministrada pelo professor Me. Marcílio Marquesini Ferrari, que emocionado pelo momento tido como alegre e de grande satisfação, trouxe para apresentação o tema "O papel das esferas governamentais no fomento à pesquisa e cursos de Pós-graduação em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente no SUAS".

Logo após tivemos a composição da mesa de autoridades com a presença da vice-reitora e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Gestão do Sistema Único de Assistência Social, professora Dra. Luciana Ferreira da Silva, do professor convidado como palestrante da noite e coordenador geral do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a nível nacional, Me. Marcílio Marquesini Ferrari, da Secretária Municipal de Assistência Social de Ivinhema, Sra. Juliane dos Santos Bonetti, do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (CEAS/MS), Sr. Sérgio Wanderly Silva, da Secretária Executiva de Assistência Social (SEAS), Sra. Taciana Afonso Silvestre Arantes (neste ato representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos - SEAD), da Superintendente da Política de Assistência Social da SEAD, Sra. Camila Nunes, da profissional técnica da educação superior da UEMS, Sra. Ana Paula Correia Silva, e do profissional técnico da educação superior da UEMS, Sr. Rafael Brandão Barroso. 

Luciana Ferreira, vice-reitora da UEMS, ressaltou a importância da realização dessa especialização como a “concretização de um sonho”, e que por isso “a Universidade Estadual se sente honrada pela confiança depositada para realizar essa formação. Toda a equipe envolvida, servidores da UEMS, técnicos e docentes, servidores das outras secretarias e instituições parceiras, mostraram seu compromisso e excelência. Portanto, desejo que com a mesma alegria, com a mesma motivação, compromisso e dedicação que vocês tiveram até aqui, que levem essa onda de transformação e façam a diferença onde estiverem”.
 

Autoridades presentes agradecem a parceria com a UEMS

A Secretária Municipal de Assistência Social de Ivinhema, Sra. Juliane dos Santos Bonetti, relatou seu agradecimento: eu acredito que os nossos trabalhadores realmente são nossos tesouros dentro da política de atendimento social. Não existiria a SUAS sem os nossos operadores. Então, investir na capacitação, no cuidado dessas pessoas que estão lá no dia a dia, é fundamental e deve ser a nossa premissa. Parabenizo a vocês que aproveitaram esta oportunidade e agora desejo que honrem esse conhecimento, atuando lá na ponta, nos desafios de todos os dias, mais capacitados.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS), Sr. Sérgio Wanderly Silva, destacou: eu me lembro lá atrás, sonhando com a Escola dos Suas. Hoje, estamos aqui formando pessoas, saímos de onde estávamos e estamos aqui, falando para mais pessoas como nós, nessa diversidade. Gente, estamos dentro da UEMS, e mais uma vez ouvimos o professor mostrando que estamos diante de uma questão e visão bem maior. É momento de celebração.

Taciana Afonso Silvestrini Arantes, Secretária Executiva de Assistência Social (SEAS), neste ato representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos - SEAD, descreve o que significa para ela esse momento: acredito que esse momento é resultado das parcerias, entre as secretarias e a UEMS, todos contribuíram nesse processo, é uma conquista de todos envolvidos. Agradeço demais e desejo que as escolas do SUAS sejam reconhecidas como equipamento de assistência social com o financiamento permanente. Porque nós só chegamos aqui hoje com o recurso do capacita SUAS.

 

Alunos concluintes falam o que representa essa formação

Daciene Izabel da Silva, oradora da Turma I da Pós-graduação Lato Sensu em Gestão do Sistema Único de Assistência Social, expressa sua gratidão trazendo a tona os momentos de esforço, dedicação, reflexão e muito reconhecimento do quanto valeu a pena por parte de cada aluno, agradece a todas instituições que tornaram esse momento possível e ressalta o reconhecimento do compromisso dessas instituições com a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no campo da assistência social.

Felipe de Morais Rodrigues, também aluno concluinte da especialização, diz que a experiência de ter a oportunidade de fazer uma pós graduação na área da Assistência Social foi muito enriquecedora na minha vida profissional como servidor público estadual. Às vezes estamos tão imersos na rotina de trabalho ao ponto de não conseguirmos nos atualizar e ter acesso a novos conhecimentos, que é justamente o que contribui com a transformação da prática de quem atua na área da Assistência Social. Por isso, estou muito feliz com a conclusão da pós-graduação pela UEMS. Foi um desafio conciliar a rotina de trabalho e os estudos, mas valeu a pena a dedicação. Agradeço demais a equipe técnica da UEMS por todo suporte prestado e ao Governo do Estado de MS por ter me oportunizado enquanto servidor público ter acesso a uma pós-graduação gratuita e de qualidade! Viva o SUAS e que essa experiência de especialização se multiplique com novas especializações, mestrado e doutorado.

A concluinte Dariana Oliveira de Aquino, que é assistente Social, fala do quão gratificante foi concluir essa especialização, “para mim a Educação Permanente é dizer sim para as inúmeras possibilidades dentro da Política de Assistência Social, é um avanço em direção a transformação, continuidade e progresso do SUAS. Eu não cresci ouvindo que a educação transforma, e torna sonhos realidade, mas hoje tendo essa consciência vejo em oportunidades como essa uma fonte de conhecimento, capacitação  profissional e pessoal. Quando nos capacitamos nos   tornamos agentes de mudanças e contribuímos com a qualidade dos serviços ofertados no SUAS. Enquanto estivermos dispostos a aprender, seremos capazes de mudar o mundo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AQUIDAUANA

Ladrão invade casa, agride e amarra moradora durante roubo

POLÍTICA

Manifestantes vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio

BONITO

Com carro furtado, motorista é parado a tiros ao tentar fugir da PM

SALÁRIO DE R$ 7,1 MIL

TJ/MS divulga gabarito oficial e resultado preliminar de concurso

Familiares pedem ajuda para encontrar Marcos Brandão que desaparecido
ORLA MORENA

Familiares pedem ajuda para encontrar Marcos Brandão que desaparecido

ACABOU A FERVURA?

El Niño chega ao fim, mas La Niña vem aí; saiba o que espera

Trabalhador fica ferido após cair em poço de cerca de seis metros

REPATRIADOS

Brasil vai receber da Suíça R$ 155 milhões recuperados de corrupção

CAMPO GRANDE

Homem é preso após fugir com filho e ameaçar atear fogo na casa da ex

JUDICIÁRIO

STJ anula provas contra dois investigados pela Lava Jato

Mais Lidas

HOMICÍDIO 

Douradense é encontrado morto com mãos e pés amarrados no interior do MT

DOURADOS

Interno é encontrado morto de joelhos na PED e caso é investigado

DECISÃO

Mesmo sem duplicação de pontos críticos, pedágios da BR-163 aumentam a partir desta sexta-feira

VENDA DE ALIMENTOS

Ministério Público pede fechamento de cantinas em presídios de MS