Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
SEMANA DA PÁTRIA

Udam e Funed realizam torneio de sinuca no próximo domingo

02 setembro 2014 - 10h48

Está confirmado para o próximo domingo em Dourados a realização do 1º torneio da Independência individual de sinuca no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz. O evento faz parte de uma parceria entre a Udam (União Douradense de Associações de Moradores) e Funed (Fundação de Esporte de Dourados).

O jogo de sinuca vale lembrar é um dos esportes popular que faz com que os atletas apresentam em seus encontros nos diversos bares espalhados pelos bairros da cidade e nos distritos a troca de diversas culturas, amizade, socialização e interação dos mesmos, resgatando dessa forma a cultura deste povo e, também, promove a revelação de novos talentos.

###O EVENTO
De acordo com informações de Demétrio Cavalcanti que é o atual presidente da Udam, o evento tem seu início programado para acontecer às 8 horas, após o sorteio dos confrontos e a premiação será em dinheiro e troféu. “Levei o projeto do torneio para o Antonio Coca e ele de imediato aceitou. Vamos fazer um mega torneio de sinuca, pois em Dourados e na região existem muitos adeptos e que adoram participar destes tipos de competições” disse Demétrio Cavalcanti a reportagem acrescentando que o valor da inscrição foi definido em 50 reais por jogador.

###PREMIAÇÃO
Com relação à premiação, o presidente da UDAM conta que para o campeão será dado à quantia de mil e 500 reais em dinheiro; o segundo colocado 800 reais e para o terceiro e o quarto colocado os valores de 500 e 200 reais respectivamente.

Demétrio Cavalcanti conta que além dos valores, os quatro primeiros colocados receberão troféus e que para maiores e melhores informações sobre o evento, a pessoa interessada poderá manter contato com ele por meio do telefone (67) 9828-44 19 ou com o atual presidente do Conjunto Habitacional Isidro Pedroso, Alcides Alves Bezerra pelo número 9669-7361. “Estamos preparando um grande evento, pois nesse dia todos estarão de folga, daí acreditarmos que será de grande sucesso” disse Demétrio Cavalcanti.

###HISTÓRIA DA SINUCA
A história da sinuca começa em 1875, durante um terrível período de intensas chuvas, na cidade de Jubbulpore na Índia.

Mas como todas boas histórias existem controvérsias, existem relatos de países reivindicando a criação na Inglaterra, França, Espanha, Itália, China e outros.

O próprio nome “sinuca” é um abrasileiramento do termo inglês “snooker”.

Atualmente existem várias tipos de jogos como mata-mata, bola 8, bola 9, vida, fuca, 21, Carolina, etc. – muitos deles originados nos Estados Unidos e não na Inglaterra, como é o caso do snooker.

Naqueles dias os oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar. Diversão era a ordem do dia para entreter e manter elevada a moral dos jovens rapazes.

Um oficial subalterno, Sir Neville Chamberlain, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar.

Vários jogos foram inventados, criando as caçapas e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo diversas e novas modalidades.

As variações agradaram aos jogadores e o inventivo Chamberlain começou a adicionar várias bolas coloridas, chegando, então, na forma básica do jogo hoje praticado.

Nas variações incluíram inicialmente 15 bolas vermelhas e mais 5 em diferentes cores; amarela, verde, rosa e preta, além da branca. O Snooker finalmente nasceu quando mais duas bolas foram adicionadas ao jogo: marrom e azul.

Então, a partir de 1880, o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva. Em 1885, o grande jogador de bilhar John Roberts viajou para a Índia e foi apresentado a Chamberlain, contribuindo com a ampliação na divulgação do novo jogo.

Em 1926/27 Joe Davis ganhou, no primeiro campeonato mundial, o prêmio de £ (euros) 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios no esporte do Snooker.

Em 1986 Joe Johnson atingiu £ (euros) 70.000,00 em um único campeonato e hoje os prêmios em campeonatos mundiais giram em torno de £ (euros) 3.000.000,00.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva