Mais de 5 mil eleitores de Dourados correm o risco de ter o título eleitoral cancelado por ausência nas três últimas eleições. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que nesta terça-feira (20) divulgou dados sobre a situação eleitoral em todo o país.
Segundo o levantamento, 5.223 eleitores que votam em Dourados não compareceram às urnas nos últimos três pleitos e não apresentaram justificativa ou pagaram as multas. Até o prazo específico, 19 de maio, apenas 213 fizeram a regularização, resultando em 5.010 ainda pendentes. O município tem atualmente 163.991 eleitores aptos.
A partir de 30 de maio, os títulos serão automaticamente cancelados, e os cidadãos afetados ficarão impedidos de votar, ser votados ou exercer outros direitos civis, como tomar posse em concursos públicos, tirar passaporte e obter empréstimos em bancos públicos.
A regularização ainda é possível. O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo ou acessar o autoatendimento disponível no site do TSE e protocolar um pedido com a devida documentação.
Em Dourados, o Fórum Eleitoral está localizado na Rua Montese, nº 435, no Jardim Londrina. Quem optar por fazer pela internet deve acessar o link https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/
É importante lembrar que o pagamento de multas por si só não regulariza a situação. O eleitor deve, obrigatoriamente, requerer a regularização do título junto à Justiça Eleitoral. Além disso, o TSE alerta que não haverá comunicação individual aos eleitores com pendências — a consulta deve ser feita pelo site oficial do órgão.
A nível estadual, 92.981 eleitores podem ter o título cancelado pelas mesmas razões. Em Mato Grosso do Sul, 2.034.999 eleitores estão aptos.
Em todo o Brasil, mais de 5,3 milhões de eleitores estão em situação irregular e devem ter os títulos cancelados, a menos que tomem providências até o dia 29 de maio.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre moto e caminhão termina com morte de casal
PF localiza Zambelli está na Itália, e prisão pode ocorrer até sábado

Imagem de Nossa Senhora fica intacta após incêndio destruir casa
STF nega recurso de mulher que pichou estátua no 8 de janeiro
CAPITALMotorista é preso por embriaguez e porte de arma após fuga
Exames de DNA ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

Polícia apreende mais de 80 quilos de maconha no interior de residência

MS investe em iluminação pública sustentável em Rio Negro e Dourados

Mulher é presa com mais de 7 quilos de cocaína em estepe de carro
Moraes pede que Meta envie dados do perfil que seria usado por Cid
Mais Lidas

Homem é preso com mais de 1 tonelada de maconha após perseguição

Após denúncia de alunas, professora é afastada da UFGD por tempo indeterminado

Mulher é presa na frente das filhas após furtar supermercado em Dourados
