O transporte público de Dourados registrou número histórico de passageiros em agosto, atingindo a marca superior a 500 mil registros de passagens utilizadas nas catracas, segundo monitoramento feito pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
A medida é reflexo da tarifa no município, uma das mais baratas do país, além dos novos veículos, com boa parte da fronta renovada recentemente.
Segundo números do órgão, a média histórica do transporte coletivo de Dourados, até o início deste ano, era de 10 mil passageiros diários, totalizando acumulado de 300 mil ao mês.
Nos últimos meses, o volume de usuários vêm aumentando. O recorde anterior foi atingido em maio, com mais de 476 mil passageiros. Em junho foram 472 mil e, em julho, quase 429 mil. Em agosto, foram registrados exatos 502.893 passageiros.
Ao contrário da maioria dos municípios, o preço da passagem caiu em Dourados ainda durante a pandemia. O bilhete passou de R$ 3,50 para R$ 3,25 e vem sendo mantido neste preço, facilitando o acesso da população ao transporte público.
“Muita gente tem se programado para se deslocar do bairro para o centro ou de bairros para bairros utilizando ônibus. Nunca transportamos tantos passageiros como no mês de agosto de 2024”, explica a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto. “Sem dúvida o preço da tarifa é o principal motivo, podendo-se atravessar a cidade com o preço muito mais em conta que um automóvel por aplicativo”, completa.
Além disso, muitas das 24 linhas existentes na planta do transporte público de Dourados são atendidas com os novos ônibus entregues, que oferecem mais conforto aos usuários, como ar condicionado, entradas USB que possibilitam aos passageiros carregarem aparelhos celulares, além de elevadores semiautomáticos para PCDs e assento destinado exclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoa com deficiência visual acompanhada por cão guia.
“Esse número mostra como as decisões tomadas em relação ao transporte público de Dourados têm sido acertadas. As contas equilibradas do município permitem mantermos o preço da passagem acessível aos douradenses e a renovação da frota, aumentando o conforto dos passageiros que utilizam o serviço cada vez mais”, conclui o prefeito Alan Guedes.