domingo, 23 de janeiro de 2022
Dourados
38°max
24°min
Campo Grande
35°max
23°min
Três Lagoas
39°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PROJETOS DE EDIFICAÇÕES

Termo de compromisso para investimento federal no aeroporto de Dourados é prorrogado

30 novembro 2021 - 09h09Por André Bento

O Termo de Compromisso nº 11/2019, celebrado entre a União e o Estado de Mato Grosso do Sul para elaboração de projeto executivo de arquitetura e complementares visando a construção das edificações do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, foi prorrogado.

De acordo com o 1º aditivo, publicado na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União, a prorrogação por mais 730 dias amplia a vigência até o dia 26 de dezembro de 2023. 

Esse documento foi assinado na sexta-feira (26) pelo secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, na condição de concedente, e por Eduardo Correa Riedel, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura, compromissário. 

Originalmente, esse vínculo foi celebrado em 27 de dezembro de 2019, quando a Seinfra-MS era comandada pelo vice-governador Murilo Zauith. A vigência prevista inicialmente era de 730 dias contados da assinatura do termo de compromisso.

Nele é detalhado que o valor previsto para execução do empreendimento totaliza R$ 643.795,21. A parcela repassada pela União corresponde a 100% do total e ocorrerá à conta de dotação consignada no Fundo Nacional de Aviação Civil. 

Em fevereiro deste ano, o diretor aeroportuário Juliano Domingos explicou ao Dourados News que esses projetos visam a construção de um novo terminal de passageiros, já que o atual tem capacidade de atendimento para 300 pessoas por dia em embarque e desembarque.

“Além dessas obras da ampliação da pista, há um projeto em andamento para termos um novo terminal de passageiros aproximadamente três vezes maior que a capacidade atual, uma nova seção contra incêndios e também uma nova sala de controle do tráfego de aeronaves”, detalhou.

Uma das portas de entrada e saída da maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está com voos suspensos desde o dia 1° de maio de 2021. 

A suspensão das operações foi necessária para as obras de ampliação da pista de pousos e decolagens, sob responsabilidade do 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. 

Em setembro deste ano, o Dourados News revelou que o prazo para entrega da primeira etapa, novembro de 2021, foi adiado em um ano. Militares responsáveis pela obra relataram à reportagem que estudos estão sendo realizados para encontrar uma solução viável para o problema envolvendo a pista de pousos e decolagens. 

Na ocasião, o capitão Fernando Duncan Loureiro Pinheiro, chefe da seção técnica do 9º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, revelou terem sido encontradas algumas patologias na pavimentação, entre elas, fissuras, desplacamentos e desagregação do asfalto anterior. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governador do Rio detalha ações do programa Cidade Integrada
BRASIL

Governador do Rio detalha ações do programa Cidade Integrada

Terceira Turma realizará primeiras sessões de fevereiro por videoconferência
STJ

Terceira Turma realizará primeiras sessões de fevereiro por videoconferência

BRASIL

PDT questiona medidas de desestatização da companhia de saneamento do RS

BRASIL

Mostra de Tiradentes discute mudanças do cinema em meio à pandemia

Distrito Federal inicia vacinação de crianças a partir de 6 anos
COVID-19

Distrito Federal inicia vacinação de crianças a partir de 6 anos

MS

No período de férias, Bombeiros alertam para cuidados durante as trilhas

PANDEMIA

STJ convoca sessão extraordinária do Pleno para discutir retorno das atividades presenciais

COVID-19

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

BRASIL

Livraria do STF disponibiliza downloads gratuitos de obras

V Concurso Extrajudicial

TJ convoca candidatos para prova escrita e prática no dia 6 de fevereiro

Mais Lidas

REGIÃO

Grave acidente deixa oito mortos em rodovia

DOURADOS

Morto em confronto, além de ser suspeito de morte de menor, tinha extensa ficha criminal

DOURADOS

Dois são flagrados com droga na PED

TRÁFICO DE DROGAS

Cocaína que saiu da região de fronteira do MS é interceptada em SP