segunda, 24 de junho de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AEROPORTO DE DOURADOS

Terminal de passageiros: Geraldo Resende cobra solução para que licitação ocorra ainda em junho

23 maio 2024 - 14h26Por Redação

O deputado federal Geraldo Resende acompanha com atenção o projeto de construção de um novo terminal de passageiros para o aeroporto municipal de Dourados. Na quarta-feira (22) o parlamentar esteve com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e foi informado de que havia, até aquela data, pendências a serem solucionadas, com expectativa de análise em 10 dias.

De acordo com as informações, a última versão do projeto foi entregue pelo governo do Estado no dia 15 de abril. Com isso, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) priorizou a análise, com a expectativa de que a autorização poderia ser ocorrer no dia 6 de maio. “No entanto, pendências relevantes precisam ser solucionadas para que haja uma nova avaliação da nossa equipe”, explicaram os técnicos do Ministério.

Os itens a serem resolvidos para que haja um novo estudo por parte da SAC estão nos projetos de vias de serviço internas e no orçamento, já que não foi apresentada cotação de itens e houve incompatibilidade de quantitativos. “Nova reunião foi realizada no último dia 20 para alinhar sobre as pendências e espera-se o recebimento de nova versão nesta quinta-feira (23)”, esclareceu a equipe técnica do Ministério de Portos e Aeroportos.

“Dourados está na ‘prioridade 0’, conforme orientação do ministro Silvio Costa. Portanto, esperamos que a nova versão do projeto realmente chegue nesta quinta-feira, para que a análise fique pronta em 10 dias e a partir deste prazo a SAC já possa autorizar o processo licitatório pelo governo do Estado”, explica o deputado Geraldo Resende.

Recursos

A conquista de recursos para a construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Dourados é resultado de um trabalho desenvolvido pelo deputado Geraldo Resende desde os primeiros meses do ano passado. Em junho de 2023, o parlamentar solicitou ao Ministério de Portos e Aeroportos a inclusão da obra, orçada a época em R$ 40 milhões, no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e em outubro os recursos foram confirmados no programa de investimentos do governo federal.  

“Essa foi uma solicitação do governador Eduardo Riedel para toda a bancada federal. Como temos mais acesso ao Ministério, fomos atendidos pelo então ministro Márcio França. Essa conquista possibilita que o Governo do Estado possa disponibilizar o mesmo montante de recursos para outras ações prioritárias”, explica Geraldo Resende. 

O terminal

O novo terminal de passageiros do aeroporto de Dourados será mais amplo que o atual, e com espaços para lanchonete e lojas comerciais. De acordo com Termo de Compromisso firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), o espaço deverá conter as seguintes estruturas: uma Central de Utilidades (caixa de água, casa de força, etc.), com 183,47 m²; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 m²; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 m²; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 m²; e o próprio terminal, com 2.655,37 metros quadrados. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulher mata companheiro com golpe de faca no pescoço
DOURADOS

Mulher mata companheiro com golpe de faca no pescoço

Após oito dias, incêndio no Parque Nacional do Itatiaia é extinto
MEIO AMBIENTE

Após oito dias, incêndio no Parque Nacional do Itatiaia é extinto

EM PAUTA

Barroso diz ver 'potencialidades' na IA, mas afirma que 'massificação da desinformação' preocupa

Ossuna Braza e Marcos Assunção abrem o Som da Concha 2024; show será no dia 7 de julho
ENTRETENIMENTO

Ossuna Braza e Marcos Assunção abrem o Som da Concha 2024; show será no dia 7 de julho

A discussão sobre o Aborto....
ARTIGO

A discussão sobre o Aborto....

BR-262

Quatro são presos por tráfico e carga de droga é interceptada

BRASIL

Grandes usinas solares igualam capacidade da hidrelétrica de Itaipu

ESPORTES

Corumbaense goleia Novo e chega invicto à decisão do Estadual Sub-13E

DEBATE

Operadoras poderão ser obrigadas a oferecer planos de saúde individuais

CULTURA

IV Feira da Literatura de MS começa na quarta-feira em Dourados

Mais Lidas

OPORTUNIDADE

Frigorífico abre 360 vagas de emprego em Dourados

DOIS IRMÃOS DO BURITI

Prefeitura de MS abre concurso com salários que ultrapassam R$ 14 mil

CAMPO GRANDE

PMs sequestraram motorista de caminhão para roubar droga

DOURADOS

Final de semana permanece quente e seco, mas temperatura despenca nos próximos dias