Um tamanduá-bandeira acabou flagrado passeando na região do Esplanada, localizado na parte Sul de Dourados. O animal silvestre foi visto na rua Bem te Vi, próximo à praça do bairro e chamou atenção de populares.
Luana da Silva Barcelos, 23, contou ao Dourados News que seguia para a casa por volta de 22h de sábado (2/12), na companhia do esposo, quando avistou o bicho atravessando a rua e entrando em um terreno.
“Nós voltamos e ficamos lá gravando o tamanduá. Meu esposo ligou para a Polícia Ambiental e eles disseram que é normal, porque é próximo a mata. Fomos embora e ele continuou lá”, contou.
Nas imagens é possível observar o animal, de grande porte, caminhando pelas obras de uma residência.
Em seguida, Luana disse ter encaminhado as imagens no grupo de aplicativo de mensagem do bairro e vizinhos comentaram da presença dele desde a sexta-feira.
“Essa foi a primeira vez que encontramos um tamanduá, mas já houve casos de avistarmos cobras, pelo menos em três ocasiões. Já na sexta encontraram um porco-espinho e ontem [terça-feira] eu também vi um ao lado da minha casa”, complementou.
Cuidados
Casos de animais silvestres aparecendo em regiões habitadas há pouco tempo e próximo a matas é algo comum, segundo as informações repassadas pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em Dourados.
Porém, existe um alerta para os cuidados necessários nesses casos.
Entre as recomendações, estão o contato com a Ambiental, além de evitar demonstrar agressividade na tentativa de espantar esses animais, pois eles não atacam espontaneamente os seres humanos.
Outro alerta é evitar a captura ou manusear as espécies.
O telefone de contato da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental em Dourados é o (67) 3428-0384, ou através do 190 da Polícia Militar, onde a ligação e a informação é transferida.