Menu
Busca domingo, 29 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Sobre a importância dos desenhos das crianças

28 outubro 2020 - 08h48Por Denise Caramori

Uma das técnicas usadas na Psicopedagogia para entender um pouco melhor os sentimentos da criança e o que esta se passando na cabeça delas faz-se através dos desenhos que ela produz. Seus desenhos são as representações de como ela lê o mundo, enxerga a vida e expressa o que sente. 

Analisar um desenho e interpretá-lo corresponde à um enfoque racional, reconhecendo as etapas do desenvolvimento da criança, o uso da linguagem, dos símbolos e dos sinais repetitivos, todos os detalhes são importantes, a utilização das cores, o posicionamento do desenho na folha, o traçado, os personagens e até mesmo a pressão exercida pelo lápis sobre o papel.   

O desenho é a primeira forma de comunicação da criança com o mundo, envolve o seu mundo real e o imaginário. Rabiscar, desenhar e escrever são formas construídas pelo ser humano ao longo dos anos para se comunicar, de maneira objetiva e subjetivamente. No contexto escolar, não só é uma forma de expressão mas também, uma tarefa a ser realizada, moldando as possibilidades e habilidades de expressão da sua linguagem.

Os estudos sobre o desenho diversificaram-se beneficiando disciplinas como a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia e as Artes. Sophie Morgenstem, no ano de 1926, começou a utilizar o desenho no tratamento psicanalítico com crianças. Com a obra de Piaget, biólogo e psicólogo que dedicou a vida ao estudo do processo de aquisição do conhecimento pela criança, nos beneficiamos dos estudos das produções gráficas da criança, que possuem seu vocabulário próprio.

Segundo Piaget, o desenho supõe construções afetivas e não simples representações fiéis da realidade, ele classificou as etapas do desenho como: 1. Garatuja (0 a 02 anos), quando a criança esta na fase sensório motora, considerando o desenho uma acão e sentindo prazer ao realizá-lo. 2. Pré-esquemático (02 a 07 anos), aqui a criança se encontra no estágio pré-operaconal e já atribui significado ao que desenha. 3.Esquematismo (à partir dos 07 anos), estágio das operações concretas, aqui as operações mentais da criança ocorrem em resposta à objetos e situações reais vivenciadas. 4. Pseudo-naturalismo (à partir dos 12 anos de idade), este é o estágio das operações formais, onde o pensamento da criança demostra uma busca pela sua identidade, utilizando as cores conscientemente.

Ofereça à crianca a oportunidade de desenhar, incentive, o desenho dela implica interesse, motivação e organização interna, possibilitando a evolução das aprendizagens, o desenho dela expressa seus sentimentos e desejos, sua relação com a sua familia, sua escola, seus amigos.

Cada crianca é um mundo, seu desenho nos dá uma pista de como esta sendo para ela fazer parte dele, como ela esta se sentindo, seu modo de pensar e as habilidades que possui. No consultório psicopedagógico as crianças me contam sempre sobre seus desenhos:

“Toda hora eu quero desenhar, mas na parede da minha casa eu já sei que não pode.”  

“Eu gosto muito de cabelo grande tia Dê, igual o da minha professora” 

“Minha mãe esta sempre cansada, por isso esta deitada assim” 

Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/Equitadora - email: denicaramori@hotmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça solta advogado suspeito de abuso, avós e pais das vítimas e delegada expõe revolta
CAPITAL
Justiça solta advogado suspeito de abuso, avós e pais das vítimas e delegada expõe revolta
DOURADOS
Oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor foram canceladas
ELEIÇÕES 2020
TSE anuncia que 364 mil eleitores justificaram ausência via e-Título
Ministério da Justiça contabiliza 145 ocorrências e 18 prisões
BRASIL
Ministério da Justiça contabiliza 145 ocorrências e 18 prisões
ELEIÇÕES 2020
TSE diz que 194 urnas foram substituídas
ELEIÇÕES 2020
Bolsonaro vota em escola na Zona Oeste do Rio
CAPACITAÇÃO
Secretaria de Estado de Saúde realiza 4° Meeting Nacional de Farmácia Clínica
NOVA ANDRADINA
Detento foge de presídio enquanto pintava muro
ELEIÇÕES 2020
Candidatos votam no Rio; juiz negocia fim de paralisação de ônibus
PANDEMIA
Mulher morre e Dourados chega a 119 óbitos por Covid-19 e 9.913 casos confirmados

Mais Lidas

DOURADOS
Com leitos de UTI's lotados, prefeitura aumenta toque de recolher e manda fechar clubes
DOURADOS
Primeira noite com novo toque de recolher tem flagrante de festa com 119 adolescentes
DOURADOS
Decreto é republicado por incorreção, agora com brechas para esporte coletivo e boliche
DOURADOS
Homem é preso com arma após ex-namorada correr até viatura da PM e denunciar ameaça