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EDUCAÇÃO

Educadores realizam ações durante a semana em defesa e promoção da Educação Pública

22 abril 2024 - 17h35Por Jhonatan Xavier

Profissionais da educação realizam ao longo dos próximos dias a 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que teve início nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 26 de abril, com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre a importância das escolas públicas para a sociedade, as necessidades a serem enfrentadas e solucionadas, bem como definir os caminhos para melhores condições aos profissionais da área e, principalmente, aos alunos.

O movimento acontece em todo o território nacional, onde as atividades serão realizadas nos municípios, culminando em um grande ato nas capitais.

Em Dourados, seguindo orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as atividades acontecem com a mobilização em veículos de comunicação e redes sociais durante toda a semana, com ato principal na quarta-feira (24/4), em uma passeata em Campo Grande.

“Esse movimento é em defesa da educação pública, para intensificar as lutas e as demandas dos trabalhadores da educação, buscar uma educação pública de qualidade. Levar até a sociedade as nossas especificidades para que todos possam entender e atuar conosco pelo objetivo maior, que é a educação de qualidade para nossas crianças”, explica a secretaria geral do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), Caroline de Matos Santos.

“Não é apenas pelo salário! Buscamos sim a valorização do trabalhador da educação, mas também a qualidade do ensino como um todo, que impacta diretamente no aprendizado dos alunos”, completa o secretário administrativo do Sindicato, Alexandre Soares Gonçalves.

O tema desta edição é “O PNE como política de Estado e as urgências da Educação brasileira”, que busca incentivar atividades nas escolas para debater o PNE (Plano Nacional de Educação) e ampliar a conscientização sobre o PNE e sua importância na formulação de políticas educacionais. Durante entrevista ao Dourados News, os profissionais e membros do Simted reforçaram que aguardam que o Plano seja aprovado na integra, tratando de temas relevantes como o Novo Ensino Médio, qualidade no ensino, superlotação das salas de aula, oferta de vagas, estrutura, saúde do trabalhador da educação, remuneração e carga horária, parceria entre Estado e Município, entre vários outros.

Outro ponto abordado em Dourados é a representatividade dos profissionais na elaboração de estratégias, decisões e benefícios aos profissionais. Segundo eles, a cidade diversas especificidades e na maioria das vezes não há um diálogo com o profissional, onde as decisões acabam sendo tomadas sem ouvir e entender a realidade de cada um, como a educação no campo e na comunidade indígena, por exemplo.

“Na educação básica indígena há diversos pontos a serem tratados com maior atenção, com a estrutura, superlotação das escolas e a valorização do profissional indígena. É necessário ouvir a comunidade indígena para tomar as decisões, é importante que sejam contratados profissionais indígenas, que vivem e entendem a realidade e acultura da população local”, ressalta secretária dos Trabalhadores em Educação Indígena do Simted, Cristiane Machado da Silva.

Eles ressaltam que o diálogo com as autoridades é um dos pontos cruciais para a melhora na qualidade para o profissional e os alunos, sendo essa uma das principais reivindicações do movimento.

Além do ato em Campo Grande no dia 24/4, em Dourados serão realizados debates, entrevistas e lives sobre os temas abordados, todos abertos à comunidade. A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) também promove um seminário virtual às 18h desta segunda-feira (22/4), na plataforma Zoom, sobre a Previdência e seus Desafios no Pós Reforma.


Divulgação
 

 

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